Skip to main content

Confira ideias de dinâmicas para as aulas de LIV indicadas pelos professores que já trabalham com o programa!

Quer saber como deixar sua aula mais interativa com algumas ideias muito simples de colocar em prática? Para te inspirar, convidamos três professoras de escolas parceiras do LIV – Laboratório Inteligência de Vida – para oferecer ideias de dinâmicas que elas próprias já colocaram em prática com suas turmas.

As aulas foram adaptadas dentro do contexto da proposta do LIV de oferecer educação socioemocional em escolas de todo o Brasil, com atividades exclusivamente pensadas por nosso time pedagógico, mas também com espaço para que os professores façam adequações para suas realidades.

confira a seguir as indicações de professoras convidadas
  • Dinâmica: Sentimentos com música

A proposta da professora Tina foi criar um diário de bordo para os alunos relatarem seus sentimentos ao término de cada aula LIV. E, a partir da sugestão de um aluno, ela passou a incorporar músicas também, ajudando-os a encontrar novas maneiras de se expressar. Confira mais em seu relato:

“A ideia foi criar com a turma do 9º ano um diário de bordo. Ao final da aula, uns cinco minutos antes de acabar, eles colocariam ali como foi a aula, o que eles sentiram. E, na próxima semana, eles poderiam compartilhar o que eles sentiram na aula anterior, como foi para cada um. E quando chegou essa aula, um aluno, mais tímido, levantou a mão e pediu: “Eu quero compartilhar uma música que fala do que estou sentindo, pode?”. Eu disse: “Claro que pode, são novos caminhos, né!”. Ele trouxe a música e foi impressionante. Isso não só mostrou para minha prática um novo caminho, mas depois dessa aula, o repertório bombou, tanto que nas outras semanas que seguiram os alunos mais tímidos também passaram a trazer músicas para se expressarem”.

  • Dinâmica: Exercício de confiança

Nessa escola, a ideia da professora LIV Thaís Lombardi foi criar uma dinâmica para trabalhar a confiança no grupo. Ela a fez quando as turmas voltaram às atividades presenciais após o período de isolamento da pandemia. Veja mais em seu relato:

“Em uma aula sobre rede de apoio, como alternativa para eles terem algum contato, mesmo com a dinâmica da pandemia, eu sugeri a seguinte dinâmica: pedi que trouxessem toucas, capuzes ou vendas para a sala de aula. Depois, conversamos sobre o conceito de rede de apoio e, em seguida, propus uma dinâmica em duplas na qual eles colocavam as toucas e o colega guiaria o outro através do som da voz. Não podia olhar nem encostar, o colega que guiaria com a voz. […] Ao acabar a dinâmica nas duplas, eu propus que eles próprios me guiassem.

Nessa hora, eles ficaram pasmos e falaram: “Você confia na gente?”. Disse que sim, por que não? E lembrei que, às vezes, a gente pede aos nossos estudantes entrega, dedicação, doação, engajamento, mas a gente tem que dar isso também. Quando eu dei isso para eles, o meu voto de confiança, eles se sentiram muito apreciados, valorizados, foi muito legal. Subi escada, desci rampa, andei pela escola inteira e lembro desse momento com muito carinho porque foi uma troca muito interessante com meus estudantes”.

Gamificação: uma linguagem para engajar os alunos
Histórias sobre professores de LIV que impactam a vida dos alunos com o desenvolvimento socioemocional
Kit Gratuito do Movimento LIV: Pela Saúde Mental nas Escolas

  • Dinâmica: Chamada diferente

Outra proposta da professora LIV Darlene de Assis consiste em criar maneiras diferentes de fazer a chamada de presença com os alunos. É uma dinâmica rápida que serve para “quebrar o gelo” e diversificar um pouco a rotina de aulas com qualquer faixa etária:

“A ideia é ter a cada dia um tema diferente para a chamada de presença. Tem a chamada salada de fruta [na qual os alunos respondem com sua fruta preferida], a chamada animal [onde eles indicam um nome de animal], a chamada declaração de amor, a chamada com frase de mãe, a chamada meme da internet etc. Eu já sei que todos estão presentes, mas é muito legal poder variar”.

LIV: um programa criado para desenvolver a educação socioemocional
Como você pode ver pelas ideias acima, os professores LIV também têm liberdade de criar dinâmicas e jogos para compor suas aulas no programa.

É claro que todo o material, desde Educação Infantil ao Ensino Médio, é composto por atividades já desenvolvidas pelo nosso time pedagógico, mas acreditamos que nessas parcerias do LIV com as escolas, os diferentes contextos e realidades devem ser considerados na prática. É isso que torna o programa tão rico e único!

Para conhecer histórias de quem já utiliza o LIV e entender como isso acontece na prática, baixe o e-book gratuito “Sentir é aprender: histórias da sala de aula com o LIV”. 

Compartilhe: