Skip to main content
A pedagogia no Brasil: História e teoria

Recuperando a história da pedagogia no Brasil e esclarecendo sua trajetória teórica, este livro apresenta elementos significativos para superar os dilemas pedagógicos e organizar, de forma eficaz, os cursos de formação de educadores. Por esse caminho, o autor oferece a todos os cidadãos deste país, uma obra útil à compreensão do problema educativo.

Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível

Os autores dessa coletânea buscam a organização do trabalho pedagógico por meio da constituição de um projeto político e pedagógico. Os textos estão organizados em torno de temas como: construção coletiva, gestão na escola, relações de poder, autonomia, princípios básicos de planejamento participativo, relações ensino-aprendizagem e organização dos educadores.

Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas

O livro “Avaliação em educação” está estruturado em nove capítulos, e trata do tema sob as óticas da aprendizagem, institucional e de larga escala, predominando a abordagem sobre avaliação da aprendizagem. Aborda questões epistemológicas do ato de avaliar e do uso dos seus resultados; trata da avaliação da aprendizagem; a avaliação institucional e de larga escala na educação brasileira; e trata do educador e de seu papel no ensinar-aprender.

Educação do campo: políticas e práticas

Neste volume, foram selecionados textos cujo objetivo principal é promover e aprofundar o debate de temas que se entrecruzam nas relações dos movimentos sociais do campo e da cidade com a educação, oferecendo aos professores do ensino superior, gestores, estudantes, militantes de movimentos sociais e profissionais da educação básica uma opção de leitura sobre o assunto.

Educação e sua diversidade

A Série Movimentos Sociais e Educação visa a contribuir com debate acerca dos movimentos sociais na atualidade. Neste volume, são apresentados textos que passam pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação em espaços não escolares, Direito, educação nas relações étnico-raciais, dentre outros temas relacionados à educação, seja no campo ou na cidade.

Educação e movimentos sociais: análise e desafios

Ao longo da história da sociedade brasileira, temos assistido aos partidos políticos e sindicatos, tanto da corrente capitalista quanto da socialista, tornarem-se ineficientes na representação dos interesses coletivos. Nessa perspectiva, o quarto volume da Série Movimentos Sociais e Educação, ten a intenção de contribuir com a descoberta dos desafios e das alternativas para a Educação do/no Campo.

Como Aprender e Ensinar Competências

O livro “Como aprender e ensinar competências” apresenta um novo enfoque no ensino e na aprendizagem de competências. Focado nas capacidades cognitivas, apresenta como trabalhar a formação para o desenvolvimento de capacidades de forma prática, demonstrando que o que se aprende pode ser utilizado de forma eficiente diante de uma situação real e determinada.

As Competências para Ensinar no Século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação

Os assuntos abordados no livro “As Competências para Ensinar no Século XXI: A Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação” são de alta relevância e possibilitam tomadas de decisão importantes para que a escola fundamental trabalhe de um modo diferenciado e construtivo.

Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem

O livro “Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem” se destina a gestores educacionais (diretores e coordenadores), professores em geral e estudantes da área de Educação. Amplia o uso do termo “Blended Learning”, atribuído mais frequentemente ao ensino híbrido de modalidade (presencial ou a distância), para um “blend” metodológico e personalizado, independentemente da forma como o processo se desenvolva no espaço e no tempo.

Lifelong learners – o poder do aprendizado contínuo

Conrado Schlochauer propõe que retomemos o controle de nosso processo de aprendizado, deixando de lado a velha ideia de que só aprendemos se formos ensinados por alguém. Esse caminho é o único capaz de dar conta da complexidade do mundo em que vivemos, pois permite manter-se relevante e atualizado em um contexto que pede requalificação constante.

Jardim de Infância para a Vida Toda: Por uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos

O jardim de infância está se tornando mais parecido com o resto da escola. Neste livro, Mitchel Resnick defende exatamente o oposto: o resto da escola (e o resto da vida) deve ser mais como o jardim de infância. Refletindo sobre mais de 30 anos de pesquisa no MIT Media Lab, o autor discute novas tecnologias e estratégias para envolver crianças e jovens em aprendizagem criativa.

Design de Aprendizagem com uso de Canvas

Na Metodologia Trahentem® para o Design de Aprendizagem com uso de Canvas, o design é centrado no ser humano, para quem se desenvolve uma solução de aprendizagem, e não somente nas tarefas que ele tem que executar. E este livro é a ferramenta que guiará você na prática deste processo, de maneira alinhada aos objetivos organizacionais a serem impactados, garantindo a transferência do aprendizado para a prática.

Gamification – Como Criar Experiências De Aprendizagem Engajadoras

No livro “Gamification – Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática”, a autora Flora Alves mostra como profissionais que trabalham com ensino e instrução podem utilizar elementos dos games para potencializar resultados. Para isso, ela esmiúça o conceito, cita exemplos reais e mostra como e quando colocar o gamification em prática.

Como preparar conteúdos para EAD: Guia rápido para professores e especialistas em educação a distância, presencial e corporativa

Este livro foi escrito para quem está sendo desafiado a preparar conteúdos para cursos a distância ou ações de formação ou capacitação que utilizam mídias e tecnologias. Organizado em quatro capítulos repletos de figuras técnicas, elaboradas exclusivamente para apoiar, complementar ou sintetizar as informações textuais, a obra visa a tornar a educação distância, presencial e corporativa mais viável, prazerosa e significativa.

Metodologias inov-ativas: Na educação presencial, a distância e corporativa

O que existe de realmente novo em educação? Impulsionado por essa questão e outras inquietações, este livro busca esclarecer os principais aspectos das inovações em educação por meio de quatro grupos de metodologias de ensino-aprendizagem, as metodologias inov-ativas — expressão cunhada pelas autoras que tem características incrementais e disruptivas.

Aprendizagem Baseada em Problemas

Cada vez mais, as metodologias ativas de aprendizagem se tornam parte integrante do ambiente educacional, e a grande difi culdade consiste em transformar abordagens conceituais em aprendizado dinâmico e efetivo. Nesse contexto, o livro “Aprendizagem Baseada em Problemas” traz informações necesaárias aos educadores que desejam inovar ao combinar a utilização do PBL na educação.

Matodologias Ativas

O livro “Metodologias Ativas” traz a descrição de dez metodologias ativas de relevância para tornar as aulas mais interessantes e fazer com que os alunos se torne cada vez mais o protagonista do seu processo de aprendizagem. A publicação ainda reúne 12 sugestões práticas para aplicar as metodologias ativas em sala de aula e escola, de uma forma simples e através de ilustrações para faclitar o entendimento das atividades propostas.

Um modelo conexionista para aprendizagem em redes socias

Celso Niskier demonstra como se formam as crenças limitantes, capazes de estabelecer as fronteiras entre fatos e opiniões nas redes sociais. A publicação é resultado de quatro anos de extensa pesquisa em variados campos do conhecimento, na busca por um modelo conexionista abrangente e generalizador capaz de explicar uma série de fenômenos observados nos chamados sistemas complexos.

Os sete saberes necessários à educação do futuro

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Edgard Morin constituem eixos e caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação e que estão preocupados com o futuro das crianças e adolescentes.


O livro “Introdução ao pensamento complexo” permite a qualquer um compreender os fundamentos do pensamento complexo. Em primeiro lugar, elimina ilusões e mal-entendidos. O leitor sente o homem pensando, amadurecendo as ideias, dialogando com o passado, o presente e o futuro.

O autor aborda as metodologias ativas com orientações e exemplos para a educação presencial, semipresencial e a distância, na educação básica, corporativa e no ensino superior. Interessados na área encontrarão um rico material que combina metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras com o uso de novas tecnologias em educação, como games.
É hora de mudarmos de via – As lições do coronavírus

O mais recente livro de Edgar Morin, “É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus”, que aborda a humanidade diante da pandemia da Covid19. Escrito em parceria com Sabah Abouessalam, o livro nos faz ver como um agente desse evento histórico e mundial tão presente em nossas vidas.

Ensinar a viver – Manifesto para mudar a educação

Este livro é um texto ousado de Edgar Morin. O pensador defende o valor do erro, reitera a importância da incerteza e examina os dilemas da sala de aula num tempo de amplo desenvolvimento tecnológico, com o Google e a internet cumprindo a função de enciclopédias e permitindo a qualquer aluno contestar, em certas ocasiões, o saber do professor.

A cabeça bem-feita

Edgar Morin convida o leitor a repensar e reformar o pensamento de que vivemos em meio ao fogo cruzado de duas correntes culturais completamente dissociadas uma da outra — a científica e a humanista. O filósofo e sociólogo francês defende neste “manual para alunos, professores e cidadãos” um ensino capaz de transmitir não o mero saber, mas uma cultura unificada.

Sala-de-aula-invertida-usando-mobile-learning-EDUCADOR21
Sala de aula invertida usando mobile learning

No livro “Sala de aula invertida usando mobile learning” são apresentadas algumas atividades de ensino e aprendizagem utilizando o modelo da Sala de Aula Invertida (SAI) combinados com o uso dos dispositivos móveis dos próprios alunos, todas realizadas no Instituto Federal de Goiás Câmpus Luziânia em coletas e análises de dados promovidas com abordagens qualitativas e quantitativas.

Robótica com sucata

O conhecimento da professora está resumido no recém-lançado livro “Robótica com Sucata”. A obra é dividida em capítulos que abordam desde a introdução básica aos conceitos de eletrônica até um passo a passo para a criação dos primeiros protótipos. O leitor poderá entender melhor como funciona a cultura maker e aguçar o olhar para os objetos corriqueiros do dia a dia que podem se tornar projetos incríveis.

Escolas que aprendem

Aprender a aprender é uma das premissas da educação do século 21. Com contribuições de pesquisadores proeminentes como Howard Gardner e Jay Forrester, o livro “Escolas que aprendem” oferece um riqueza de ferramentas práticas, experiências e orientação que podem ser usadas para ajudar as escolas (e as suas salas de aula e as comunidades que as rodeiam) a aprender a aprender.

Blended – Usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação

As práticas do blended learning têm se disseminado em redes de ensino de todo o mundo, oferecendo aos alunos acesso a um aprendizado mais interessante, eficiente e personalizado às suas necessidades. Michael B. Horn e Heather Staker apresentam nesta obra um guia de referência para implementar o ensino híbrido em instituições de ensino e construir um sistema educacional centrado no aluno.

BOX Série Desafios da Educação

A série de livros Desafios da Educação tem como objetivo levar até os professores, agentes da transformação, o que há de mais atual em metodologias para a sala de aula. Inclui cinco obras: Trabalho, Educação e Inteligência Artificial (Rui Fava), Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Lilian Bacich & José Moran); Aprendizagem Invertida Para Resolver o Problema do Dever de Casa (Jonathan Bergmann); A sala de Aula Inovadora (Fausto F. Camargo; Thuinie M. Daros) e Método Trezentos (Ricardo Fragelli).

Preparando os professores para um mundo em transformação

Escrito para educadores, lideranças escolares, pesquisadores e formuladores de políticas educacionais, este livro, baseado nos rápidos avanços nos conhecimentos a respeito de como as pessoas aprendem e ensinam de modo eficaz, examina os conceitos fundamentais e as pedagogias que devem estar no centro de qualquer programa de formação de professores.

STEAM em Sala de Aula: A Aprendizagem Baseada em Projetos Integrando Conhecimentos na Educação Básica

Os autores deste livro se debruçam sobre essa abordagem que contribui para o enfrentamento dos desafios contemporâneos na educação, integrando disciplinas, considerando a transdisciplinaridade e ajudando a desenvolver competências importantes, como a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração.

A Sala de Aula Digital: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo, On-Line e Híbrido

No livro A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido, também disponível no formato e-book, os professores Fausto Camargo e Thuinie Daros abordam aspectos relevantes da educação na atualidade e apresentam mais de 42 estratégias pautadas em metodologias ativas e voltadas para salas de aula digitais e on-line.

Escolas Criativas

Neste livro, Ken Robinson expande a conferência e apresenta soluções práticas e inovadoras para transformar a educação. Repleto de histórias, pesquisas e recomendações de profissionais de todo o mundo – e escrito com sagacidade e estilo envolvente, em parceria com Lou Aronica –, Escolas criativas inspira alunos, professores, pais, gestores e demais agentes envolvidos na educação a repensar sobre o verdadeiro propósito da criatividade, da aprendizagem e do ensino.

Ensinando na sala de aula on-line

Doug Lemov (autor de Aula nota 10 2.0) e os professores-líderes da equipe Teach Like a Champion reúnem exemplos reais em que educadores experientes compartilham histórias e práticas que irão ajudar os professores a engajar seus estudantes na sala de aula digital, tanto em momentos síncronos como assíncronos. Com as dicas e técnicas de ensino apresentadas, o professor poderá transpor distâncias para se conectar com os estudantes, manter uma forte cultura de sala de aula, manejar comportamentos, lidar com a distração e muito mais.

Marketing para escolas

Um guia descomplicado com as melhores práticas de marketing para uma gestão escolar de sucesso. Com o “Mkt para Escolas” você vai saber como aumentar matrículas a partir da Jornada do Aluno. Pode testar suas habilidades com o “Teste do Gestômetro”. Vai encontrar importantes informações sobre fidelização e aprender conceitos de marketing essenciais para uma boa gestão, como análise SWOT, ROI e muitos outros. Tudo isso a partir de exemplos práticos e conteúdos simples de entender e introduzir no dia a dia da gestão escolar.

Aprendizagem Digital

Curadoria de conteúdo, trilhas de aprendizagem, competências digitais, o papel das equipes multidisciplinares, ferramentas para impulsionar a aprendizagem e práticas inovadoras são alguns dos tópicos abordados nesta obra escrita por profissionais com larga experiência no mercado de educação nacional e internacional. Também disponível no formato e-book, apresenta discussões e exemplos reais que poderão auxiliar as instituições de ensino superior (IES) no desenvolvimento e na operacionalização de cursos a distância (EAD) e na implementação de salas de aula inovadoras.

Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora

Este livro apresenta práticas pedagógicas, na educação básica e superior, que valorizam o protagonismo dos estudantes e que estão relacionadas com as teorias que lhes servem como suporte. Lilian Bacich e José Moran reúnem nesta obra capítulos de autores brasileiros que analisam por que e para que usar metodologias ativas na educação de forma inovadora.

 

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

Este livro apresentar aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.

Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI

O livro explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação nos ensinos fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.

Sala de Aula Invertida – Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem

O sucesso da sala de aula invertida confirma que esse modelo chegou para revolucionar a relação dos estudantes da educação básica e superior com o conhecimento. Neste livro, os criadores do conceito explicam como usar adequadamente a metodologia e as tecnologias associadas, obtendo mais autonomia, mais motivação e melhor desempenho.

A Sala de Aula Inovadora: Estratégias Pedagógicas para Fomentar o Aprendizado Ativo

A primeira parte deste livro aborda como é possível renovar a sala de aula. Na segunda parte, são descritas mais de 40 estratégias, destinadas tanto à educação básica quanto ao ensino superior, para colocar as mudanças em prática. Fausto Camargo e Thuinie Daros organizam as estratégias de modo simples e direto, permitindo sua aplicação imediata a partir de diversos métodos e recursos práticos destinados à inovação.

Estratégias didáticas para aulas criativas

Este livro apresenta um conjunto variado de estratégias bem fundamentadas cientificamente, que buscam estimular a criatividade no trabalho pedagógico de professores de diferentes níveis de ensino. Escrito em linguagem clara e amigável, com vários exemplos práticos, o livro é uma ferramenta para repensar e transformar a prática pedagógica.