Skip to main content

Desde 2017, desenvolvedor de edtech americana já mostrava a importância de buscar maneiras de usar IA para complementar os métodos de ensino

A inteligência artificial (IA) já é uma realidade que vem transformando diversos setores da nossa sociedade há algum tempo. E agora essas mudanças chegaram já causando grande impacto na educação. Os educadores professores mais antenados e otimistas certamente já estão engajados no uso desses avanços para complementar suas tarefas no ensino.

Por outro lado, ainda deve haver os preocupados de que um robô o substitua nos próximos três a dez anos. Em qualquer desses casos, o tempo para se preparar para as mudanças até passou. Raj Shah, gerente sênior na TakeLessons — edtech americana baseada em San Diego, California, que conecta alunos com professores de várias áreas —, fez um alerta sobre isso em um artigo para o site americano Getting Smart, em 2017.

O especialista foi taxativo ao afirmar que era preciso, já naquela época, praticar e afiar o que ele chamou de “nossas forças humanas”. Ou seja, as fraquezas dos robôs. Isso amplia as chances de prosperar em um mundo onde a IA é onipresente — na sala de aula, no mundo do trabalho e no lar. “Aceite e abrace as mudanças que estão chegando ao nosso caminho, e fique atualizado com os avanços na tecnologia da educação”, frisou o gerente da edtech americana.

Por sua vez, Henrique de Castro, especialista em inovação e CEO da New Rizon, tem desenvolvido trabalhos para instituições da área de Educação usando a Inteligência Artificial. Um deles, voltado para a rede pública de ensino, utiliza a IA para identificar alunos com tendência à evasão escolar. O sistema analisa uma série de indicadores e emite alertas aos gestores, que têm a possibilidade de se antecipar e tomar medidas para evitar que o aluno deixe de frequentar as aulas.

“A IA já faz parte do dia a dia. E as crianças vão descobrir, os amiguinhos vão dizer. É natural esse contato com a Inteligência Artificial. Exatamente por isso é que pais e educadores precisam entender como ela pode ser usada como aliada. Não adianta querer enfrentar a evolução que já está aí. Pelo contrário: a IA faz com que os profissionais da Educação deem um novo passo em direção à evolução, pois ela já está à nossa volta o tempo inteiro sem a gente perceber. Desde uma recomendação de destino no aplicativo do Uber, até uma sugestão do que comprar quando navegamos na internet”, disse Castro.

Entenda as 3 habilidades para os professores da era da IA

Professores precisam continuar a aprimorar as habilidades que os tornam cada vez mais valiosos para suas escolas. Habilidades essas que representam o melhor da inteligência humana e ajudarão a garantir seu papel na sala de aula. Mesmo com a ascensão da AI. Aprender também habilidades como Libras ou codificação, que estão se tornando cada vez mais desejadas na força de trabalho, é outro diferencial.

Um dica de ouro é se beneficiar de um curso de introdução gratuito sobre IA para entender suas vastas capacidades e potencialidades. Aqui estão as três habilidades que dão aos educadores uma vantagem sobre a IA para começar a aprimorar hoje.

1 – Habilidade de gerar ideias: criatividade
A criatividade é uma habilidade praticada para ajudar as pessoas comuns a se tornarem pensadores originais.

Todos são conectados com a capacidade de gerar ideias originais. Da mesma maneira que a inteligência artificial é codificada com a capacidade de processar grandes conjuntos de dados. A vantagem dos seres humanos é que somos mais artísticos, enquanto a IA é mais lógica.

A geração de ideias é uma habilidade subutilizada. Muitas pessoas pensam que é um talento para empresários, cientistas ou artistas. Mas é absolutamente necessário na sala de aula também.

2 – Habilidade de contar histórias
Gerar e contar histórias é uma habilidade humana única que os educadores podem trazer à mesa e que a IA não pode num futuro imediato. A partir de agora, os tecnólogos não estão se concentrando na construção de IA para contar histórias visceralmente, ou se conectar com o público.

Um educador pode manter uma vantagem sobre a IA com sua capacidade de tirar ideias complexas e informações aborrecidas e ilustrar esses conceitos por meio de histórias.

A técnica do storytelling “ilumina” os cérebros em uma audiência. Uma forma de exercitar essa habilidade é conhecer mais a neurociência da narração de histórias e começar a fazer um esforço consciente para ensinar novos conceitos usando histórias.

3 – Habilidade da melhoria contínua
Profissionais bem-sucedidos prosperam na melhoria contínua, uma habilidade metacognitiva. Eles se adaptam aos seus arredores e estão constantemente procurando maneiras de expandir seus conhecimentos.

No futuro, mais profissionais terão um conjunto de habilidades “em forma de T” — isto é, desenvolverão conhecimentos gerais em vários campos e conhecimentos e habilidades profundas em um único campo.

Inteligência Artificial é uma ferramenta inovadora no segmento de Educação

A IA pode ser uma poderosa aliada, e muitos projetos em andamento já comprovam isso. Com mais de 20 anos de experiência em inovação, Henrique de Castro, CEO da New Rizon, citou um projeto que ajuda o professor a elaborar uma prova que não pode ser respondida através da Inteligência Artificial.

“Os educadores podem utilizar a Inteligência Artificial para que ela crie perguntas que ela mesma tenha dificuldade de responder e isso é muito interessante. Tem vários projetos em que fazemos isso. O professor consegue gerar questões sobre o conteúdo em específico, com o nível que ele estabelecer, e que isso não seja possível de ser resolvido com IA”, ressaltou Castro.

Outra aplicação da IA que está sendo utilizada pela New Rizon é uma ferramenta que permite identificar se as pessoas têm um melhor desempenho lógico ou criativo. Dessa forma, a análise permite orientar melhor os alunos. Castro afirma, ainda, que as possibilidades são inúmeras e, a cada nova demanda de seus clientes, é criada uma solução que invariavelmente revela uma nova aplicação da Inteligência Artificial. O importante é saber que, apesar dos desafios que a IA traz ao setor, ela também promove diversas e inovadoras soluções.

Compartilhe: