Skip to main content

A Fundação 1Bi usa inteligência artificial (IA) para auxiliar professores da rede pública no planejamento de aulas na ferramenta AprendiZAP

O AprendiZAP, ferramenta digital de aprendizagem desenvolvida pela Fundação 1Bi, acaba de lançar, em parceria com o Instituto Votorantim, mais uma funcionalidade para apoiar professores da rede pública de ensino. O “Relatório da Turma” é um produto de mensuração de aprendizagem 100% gratuito e de fácil acesso, construído para simplificar tarefas de gestão das turmas e otimizar o processo de ensino-aprendizagem.

“O ‘Relatórios da Turma’ chega como um facilitador dos processos de intervenções pedagógicas que ajuda a acompanhar o desenvolvimento diário dos estudantes. Para esse início de ano letivo, deixo o convite: professores, conheçam e testem as soluções do AprendiZAP”, disse Bianca Silva, professora, mestre em Ciências Sociais e coordenadora de Inovação no AprendiZAP, plataforma educacional da Fundação 1Bi.

O novo dispositivo auxilia e facilita o processo de avaliação dos alunos, que funciona de forma online e offline. A automação de atividades, como o controle de frequência, acompanhamento da evolução dos alunos e a possibilidade de receber materiais didáticos personalizados, facilitam a rotina dos professores, viabilizando que os docentes se atentem ainda mais às necessidades individuais dos estudantes.

“A rotina em sala de aula pode ser muito cansativa, principalmente quando fazemos o recorte da rede pública, com muitos alunos e poucos recursos. Acreditamos que o professor sempre será o personagem central da educação, mas sabemos que a tecnologia pode ajudar. Por isso, focamos em construir soluções acessíveis que auxiliam o trabalho do professor”, explicou a coordenadora de Inovação no AprendiZAP.

Inteligência Artificial para escolas públicas brasileiras

Ainda que vista com certo receio por alguns profissionais, a IA pode ser uma aliada na otimização de tempo e conteúdo em sala de aula. A Fundação 1Bi contou com um grupo de professores e uma equipe tecnológica que definiu uma metodologia exclusiva para fazer o GPT gerar atividades.

Em 2023 o acesso foi de mais de 1 milhão de alunos e quase meio milhão de professores — um crescimento de 104,78% de alunos e crescimento de 178,75% de professores em relação ao ano anterior.  Desde que a primeira versão da ferramenta foi desenvolvida, em 2020 durante a pandemia, mais de 3 milhões de pessoas foram impactadas.

“Para contribuir efetivamente com uma gestão da aprendizagem mais eficaz e para enfrentar as desigualdades educacionais, estabelecemos uma parceria estratégica com a Fundação 1Bi. Ao empreender conjuntamente o desenvolvimento de novas funcionalidades para o AprendiZAP, nosso objetivo é contribuir para o avanço dos indicadores de aprendizagem nos municípios brasileiros”, disse Anna Bruschetta, coordenadora de Educação no Instituto Votorantim.

Muitas soluções de IA estão sendo criadas, mas poucos estão desenvolvendo ferramentas tecnológicas para resolver problemas da educação pública brasileira.  Essas ferramentas trazem mais recursos para que professores das escolas públicas possam planejar aulas em menos tempo e usando metodologias mais inovadoras e assertivas.

“O Instituto Votorantim há 16 anos atua com o fortalecimento da educação pública, apoiando a gestão educacional e escolar por meio de seu programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE). Os crescentes desafios enfrentados pelo setor educacional ao longo desse período demandam abordagens inovadoras e, em 2022, reafirmamos e ampliamos nosso compromisso com essa agenda”, complementou Anna Bruschetta.

Compartilhe: