Skip to main content

BEĨ Educação lança duas coleções na Bett 23 que oferecem experiências transformadoras nas escolas

Com itinerários, eletivas e projetos complementares ao currículo, os lançamentos da BEĨ Educação — plataforma de ensino que reúne conteúdos orientados para projetos e novas trilhas de conhecimento — na Bett Brasil 2023 promovem uma aprendizagem relevante, imersiva e criativa. Tudo isso com conteúdos associados a experiências reais que se relacionam à cultura e à cidadania e conectam a escola ao dia a dia dos estudantes.

São dois materiais didáticos desenvolvidos pela BEĨ Educação: “Os materiais Cidadania no dia a dia” e “Aprendendo a lidar com dinheiro – Anos finais do EF”. Ambos desenvolvidos com o propósito de educar para uma cidadania mais engajada e humanizada, que é marca registrada da BEĨ.

Elaborada pelo autor Paulo Costa, economista e doutorando pela Universidade de Harvard, a coleção “Aprendendo a lidar com dinheiro – Ensino Fundamental Anos Finais” mostra como a educação financeira pode contribuir para vencer a resistência do jovem à matemática. A abordagem envolve práticas financeiras do cotidiano e promove a educação financeira por meio do uso da matemática aplicada na resolução de problemas reais.

Voltado aos estudantes do sexto ao nono anos, o programa os desafia a aplicar o conhecimento adquirido em um projeto interdisciplinar, desenvolvido por meio de atividades coletivas. O material desenvolve a compreensão de conceitos da educação financeira que, integrados à matemática de forma contextualizada, estimulam os jovens a refletirem sobre a importância do tema para suas vidas, ajudando na tomada de decisões e na transformação da realidade.

Durante o projeto, o educador poderá trabalhar conceitos como orçamento, renda, consumo consciente, desperdício, lucro e orçamento a partir de uma abordagem que estimula os estudantes a desenvolverem autonomia, protagonismo e a fazer escolhas mais conscientes.

Já o material “Cidadania no dia a dia” é voltado aos estudantes do Ensino Médio. A coleção propõe um exercício de empatia, diálogo e cooperação. O objetivo é desenvolver a consciência sobre assuntos relevantes para a formação cidadã dos jovens.

Dessa maneira, o programa estimula a reflexão de temas atuais e relevantes para a sociedade, tais como racismo, intolerância religiosa, fake news, desigualdades e meio ambiente. Por meio de textos que conectam esses temas à realidade dos estudantes, propõe atividades reflexivas focadas na construção de projetos que estimulam os jovens a buscarem soluções com base em princípios éticos.

Os conteúdos são construídos em duas unidades curriculares: convivência e sociedade. A partir deles, o material possibilita o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências das diferentes áreas do conhecimento, incentivando princípios democráticos, inclusivos e solidários, que respeitam os Direitos Humanos.

Compartilhe: