O documentário inédito ‘Educação presente para o futuro’ terá uma exibição especial para o público da Bett Brasil, no dia 10 de maio
A tecnologia está presente 24 horas por dia, desde muito cedo, na vida das crianças. Por isso, não é mais possível que elas ainda sejam educadas seguindo modelos baseados na era industrial. O documentário ‘Educação presente para o futuro’, produzido pela Prosa Press com direção da jornalista Patrícia Travassos, é justamente um convite para refletir sobre os caminhos da educação num mundo em plena transformação digital.
E o palco para a primeira apresentação do documentário ao público não poderia ser mais perfeito: a Bett Brasil. No dia 10 de maio, uma edição de 20 minutos desse trabalho será exibida, de forma gratuita, no evento, seguido de um bate-papo com Patrícia Travassos e dois dos jovens que participam do documentário. Aperte o play para assistir a um teaser:
O documentário ‘Educação presente para o futuro’ tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o impacto da tecnologia na educação. Para isso, tenta responder a algumas questões que estão se tornando frequentes: como preparar as crianças de hoje para um futuro tão incerto e volátil? A tecnologia pode aumentar o prazer, a retenção do aprendizado e reduzir a evasão escolar?
“Não adianta falar da tecnologia sem falar de metodologia, e nós estamos apresentando metodologias que se encaixam em qualquer projeto, colocando o aluno no centro do processo. Por isso eles são os protagonistas deste projeto”, explicou a diretora de criação da Prosa Press, Patrícia Travassos.
Fundada em 2012, a Prosa Press é uma produtora de conteúdo com foco em projetos de comunicação que potencializem a comunicação de seus clientes por meio da oferta de conteúdo relevante ao mercado. A empresa se dedica a projetos de audiovisual, da criação de conteúdo à produção de comerciais e vídeos institucionais, passando por séries e documentários de TV, tendo em seu portfólio trabalhos realizados para clientes como Microsoft, Ambev, Bradesco, Dell, Philip Morris, entre outros.
Documentário ‘Educação presente para o futuro’ mostra o que os jovens querem da Educação
O Museu do Amanhã, localizado na Zona Portuária revitalizada, no Rio de Janeiro, é o plano de fundo que ambienta um debate sobre os caminhos da educação entre seis jovens de várias partes do país — e que serve de fio condutor para o documentário. A escolha do local não aconteceu por acaso.
Patrícia Travassos lembrou que se trata de um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. “O uso da tecnologia na educação é parte desses desafios, e os ambientes ali existentes certamente devem estimular o debate, tornando-o mais rico”, explicou a diretora.
Um dos pontos principais de discussão no documentário é a busca do equilíbrio no uso da tecnologia na Educação. Patrícia lembra que as crianças, desde muito cedo, devem aprender a equilibrar vida virtual e real para ganharem autonomia. “Mas muitas famílias apresentam sérias dúvidas relacionadas ao impacto da tecnologia na vida dos filhos. Este trabalho vai trazer algumas respostas”, disse.
E foram justamente essas dúvidas e preocupações que levaram a diretora a iniciar as pesquisas que resultaram desse trabalho — um total de quatro anos em busca de respostas. Mãe e jornalista que atua no ramo da inovação e tecnologia, uma dor de Patrícia era acompanhar de muito perto os avanços tecnológicos e as mudanças que isso causa no mundo e na maneira como vivemos, mas não perceber um reflexo dessa nova realidade na maneira como vínhamos educando nossas crianças para esse mundo em constante transformação.
“Muitas das profissões que conhecemos hoje não existirão quando as crianças que estão iniciando sua jornada escolar chegarem ao mercado de trabalho. Como as escolas devem se adaptar aos novos tempos? Qual o papel dos pais? Este documentário lança luz e dá voz a jovens para uma discussão sobre o que eles esperam da escola do futuro”, explicou Patrícia Travassos.