Skip to main content

Mario Ghio e Thamila Zaher apontam caminhos para fortalecer a liderança educacional em tempos de crise e mudanças rápidas

Na abertura do Fórum de Gestores da Bett Brasil na segunda-feira, 28, Mario Ghio, empresário e presidente do Instituto Alfa e Beto, e Thamila Zaher, CEO do Grupo SEB, abriram os debates sobre os desafios da liderança educacional diante de cenários de crise e transformações aceleradas. O evento acontece em paralelo ao Congresso e à feira de expositores da Bett Brasil 2025.

O painel discutiu estratégias práticas para fortalecer a sustentabilidade das instituições de ensino, promover a adaptação a novas realidades e consolidar uma gestão inovadora em tempos de incerteza. Um dos temas que dominou a conversa foi o processo de “vilanização” das escolas, em que as instituições acabam responsabilizadas por uma série de problemas sociais e educacionais.

“Cada vez mais, vemos os pais buscando refúgios judiciais para forçar a aceitação de suas vontades, algo que não conseguem obter apenas com argumentos. Geralmente, a escola está sempre errada em qualquer situação que contrarie o desejo do grupo de famílias”, afirmou Mario Ghio.

O empresário, que escreve mensalmente para o educador21, na Coluna X da Educação, defendeu a união entre escolas, mesmo concorrentes, como resposta a esse contexto. Como exemplo, citou o trabalho conjunto realizado em Minas Gerais para discutir um projeto de lei que permitiria aos pais definir a metodologia pedagógica das instituições. “Imagine o impacto se essa lei for aprovada?”, alertou.

Thamila Zaher reforçou a importância da comunicação institucional e da clareza nos contratos escolares. “O primeiro ponto é o contrato, que precisa ser o mais claro possível. O segundo é estabelecer canais de comunicação eficazes para conversas individuais, esclarecendo pontos sensíveis antes que se agravem”, explicou.

A executiva destacou, ainda, a necessidade de diálogo transparente com a comunidade escolar, acolhendo as famílias com firmeza e preservando os princípios pedagógicos da instituição.

Compartilhe: