Skip to main content

As inscrições estão abertas. A CESAR School pretende ajudar docentes a lidar com temas como cyberbullying e fake news nas escolas

A CESAR School, escola do centro de inovação do CESAR, anuncia a abertura do curso Cidadania e Segurança no Mundo Digital, que tem como objetivo auxiliar professores a manter a sala de aula protegida em relação ao uso da internet, promovendo boas práticas para apoiar o bem-estar físico e sócio emocional de seus estudantes.

O programa tem 10 horas de conteúdos com diferentes objetos de aprendizagem, voltado a profissionais de educação, e conta com recursos audiovisuais e dicas para serem aplicadas na prática com os estudantes. As inscrições estão abertas e custam R 19,90. Para ingressar, basta acessar este link

O intuito é levantar um debate sobre o uso seguro e ético da tecnologia em sala, uma vez que, desde muito cedo, a maioria das crianças e adolescentes têm acesso à rede. Uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil mostra que o número de pessoas nessa faixa etária no Brasil com acesso à internet cresceu no último ano: 93% das crianças e adolescentes do país entre 9 e 17 anos são usuárias de internet, o que corresponde a cerca de 22,3 milhões de pessoas conectadas nessa faixa etária.

Na maioria das vezes, esses jovens usam as redes sociais e ferramentas de pesquisa sem orientação e supervisão dos responsáveis e acabam expondo suas vidas sem critério algum. Outros perigos a qual elas ficam expostas são o cyberbullying e as fake news.

“Criamos o Cidadania e Segurança no Mundo Digital para apoiar professores, coordenadores e gestores escolares no processo de estimular o uso seguro, ético e responsável da internet e dos dados educacionais de seus estudantes. São poucas escolas que possuem um documento que define a política de proteção de dados, segurança da informação e realizaram alguma palestra ou debate sobre o assunto, sendo que é algo importante do nosso cotidiano”, disse Juliana Araripe, Consultora Educacional da CESAR School.

Os conteúdos que o curso trata são: uso ético de recursos audiovisuais, busca segura da informação, descarte adequado de lixo eletrônico, prevenção do cyberbullying e bem-estar no uso das tecnologias digitais. Após a compra, o aluno terá 120 dias para concluir o curso.

O CESAR faz parte do Porto Digital — parque que agrega no Recife mais de 300 empresas dos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa. Mas também possui regionais em Sorocaba, Curitiba e Manaus, atuação em São Paulo e Rio de Janeiro, e administra a CESAR School, escola de inovação criada com a finalidade de capacitar profissionais para as novas demandas de um mercado cada vez mais disruptivo.

Compartilhe: