Skip to main content

A Aied será realizada pela primeira vez na América Latina e espera reunir 400 pesquisadores internacionais na sua 25ª edição, que debaterá uso da IA para educação

Começa nesta segunda-feira, 8 de julho, a maior conferência internacional de inteligência artificial aplicada à educação. E pela primeira vez, o evento acontece na América Latina. Até o dia 12, a CESAR School recebe na capital pernambucana a International Conference on Artificial Intelligence in Education (Aied). A expectativa é reunir cerca de 400 pesquisadores de todo o mundo na 25ª edição do evento, que acontece anualmente.

A Aied 2024 tem como tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”. O objetivo é discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem fluida e equitativa. A conferência é um marco para a ciência nacional porque dá respaldo às instituições e aos pesquisadores brasileiros, incentivando um debate vital para o Brasil, segundo Rafael Ferreira Mello, pesquisador do CESAR e um dos organizadores locais do evento.

“Num momento em que se discute a regulação da IA no país, é mais do que necessário explorar, com base em dados científicos, como essa tecnologia pode transformar a educação, pilar essencial para o desenvolvimento socioeconômico”, avaliou o pesquisador.

A expectativa é que as discussões avancem como um propulsor para moldar a prática pedagógica, políticas educacionais e regulamentações, ampliando o uso de IA com metodologia educacional para todas as áreas, especialmente frente a um mundo em constante mudança.

“A educação cria oportunidades e desenvolve competências como o pensamento crítico e a empatia, que devem ser privilegiadas em contraponto à transferência de conhecimento. Estamos honrados em sediar essa conferência tão relevante aqui no Recife, que é um polo inovador e com enorme potencial”, disse Eduardo Eduardo Peixoto, CEO do CESAR.

Confira alguns destaques entre os palestrantes no Aied 2024

O Comitê Brasileiro de organização da Aied 2024, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), além da CESAR School, convidou uma série de palestrantes renomados, nacional e internacionalmente, para compartilhar conhecimentos sobre o tema nesses cinco dias de congresso. A programação completa pode ser consultada neste link,

Blaženka Divjak, ex-ministra da Educação e Ciência da Croácia, é uma das palestrantes convidadas. Falará sobre a era da IA pós-pandemia. Essa discussão integra a Agenda 2030 para a Educação e está alinhada com o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, publicado em 2019 pela Ubesco, que propõe a integração da tecnologia no ensino para enfrentar os desafios de aprendizagem, com conselhos e recomendações.

O diretor de Pesquisa e fundador do Allen Institute for AI (AI2), Peter Clark, tratará dos grandes modelos de linguagem (LLMs) que mudaram significativamente o cenário da educação. Também entre os speakers, Seiji Isotani, professor visitante de educação na Harvard Graduate School of Education e professor de ciência da computação e tecnologia de aprendizagem na Universidade de São Paulo, Brasil, apresentará o painel“IA em Educação e Políticas Públicas: Um caso do Brasil”.

Compartilhe:

Leave a Reply