A iniciativa aposta no letramento digital com linguagem ‘da quebrada’ e tem foco nos moradores de regiões periféricas de todo o Brasil
A Claro, por meio do Instituto Claro, patrocina o curso Programando meu Futuro, da plataforma New School, que é conhecida por oferecer cursos que usam linguagem mais lúdica e acessível, com o uso de palavras comuns ao vocabulário dos jovens ‘da quebrada’ e termos usados pelos moradores das periferias dos grandes centros urbanos do país para se referir à comunidade em que vivem.
A parceria entre a operadora e a edtech tem o objetivo de entregar conteúdo que conduza os jovens a se tornarem protagonistas de suas vidas, gerando renda e transformação social. O curso Programando meu Futuro introduz os conceitos de programação e foi feito para preparar os estudantes para as oportunidades do mercado de tecnologia e os seus desafios.
Após assistir a cada uma das aulas, o aluno responde a questionários a respeito do tema abordado. A cada resposta correta, recebe pontos chamados ‘Nozes’, que são acumulados e podem ser trocados por vários prêmios dentro de um market place do próprio aplicativo. É uma forma de incentivo para os jovens conseguirem os itens apenas estudando.
Para Daniely Gomiero, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Instituto Claro, o apoio ao projeto é uma forma de aproximar os jovens do mercado de tecnologia e capacitá-los para uma área que cada vez mais precisa de mão de obra qualificada — dotada de letramento digital.
“A transformação social começa pela periferia. A linguagem de programação é importante para várias áreas, abre um leque de oportunidades. E para a Claro, conectar estes jovens com essas oportunidades é gerar a verdadeira transformação social”, disse a diretora.
Área de Educação da Claro dispões de diversas iniciativas
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento.
O patrocínio da Claro e o apoio do Instituto Claro ao curso Programando meu Futuro são um reflexo da missão da empresa — de promover investimentos sociais para criar impactos relevantes ao país, com o objetivo de conectar para uma vida mais divertida e produtiva. Além de incentivar o letramento digital, as iniciativas fomentadas pela Claro, estão:
- Projetos como Dupla Escola, iniciativa que oferece Ensino Médio integrado ao curso técnico-profissionalizante em telecomunicações no Rio de Janeiro
- Campus Mobile, concurso de inovação universitário que premia jovens com as melhores soluções mobile de impacto social
- Educonex@o, que capacita profissionais de ensino para o uso de novas tecnologias em sala de aula e leva pontos de TV por assinatura e internet para escolas da rede municipal
A Claro faz parte da América Móvil, com presença em 25 países, na América Latina e também na Europa e Estados Unidos. É líder em Telecomunicações na América Latina e uma das maiores operadoras de multisserviços do Brasil Presente em mais de 4.200 municípios brasileiros, suas redes disponibilizam serviços a mais de 96% da população. Em 2019, a empresa criou o beOn Claro, seu hub de inovação, para facilitar, potencializar e conectar a inovação dentro e fora da companhia.