Skip to main content

Em sua décima edição, o Congresso Nacional de Educação espera receber 10 mil educadores de todo o Brasil a partir do dia 19 de setembro

O Congresso Nacional de Educação (Conedu) acontece de 19 a 21 de setembro – pela segunda vez no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Completando dez edições, o Conedu reunirá grandes nomes da educação para debater e refletir sobre como o setor pode se adaptar aos desafios e oportunidades da próxima década.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, durante todo o evento. Os interessados ainda podem se inscrever na modalidade presencial ou online neste link, onde também está a programação completa do congresso.

A conferência de abertura, no dia 19, às 14h30, terá o professor José Carlos Libâneo como palestrante convidado. O pedagogo e pesquisador brasileiro é reconhecido pela carreira dedicada ao estudo e desenvolvimento de teorias pedagógicas que aliam a prática educacional ao contexto social e cultural dos estudantes.

Confira alguns destaques da programação do Conedu 2024

O Conedu é uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas (Cemep). No segundo dia, o congresso contará com a presença do educador e pedagogo José Pacheco, fundador da Escola da Ponte em Portugal. E ainda, Daniel Munduruku trará uma perspectiva única e indispensável sobre questões indígenas no contexto educacional brasileiro em sua palestra.

Já no dia 21 de setembro, os participantes terão a oportunidade de assistir à palestra da Rosalina Soares, superintendente de Conhecimento da Fundação Roberto Marinho, juntamente com o gerente do departamento de EJA/FIC/Escola Virtual da Fundação Bradesco, Fernando Frochtengarten. Tamb´ém haverá uma mesa-redonda com a participação de Zelma Madeira (Secretária da Igualdade Racial) e dos professores Lavínia Rocha (UFMG) e Moises Machado (SME-RJ), com insights sobre os desafios e as perspectivas para a promoção da equidade racial no ambiente educacional.

O congresso é realizado com apoio do CNPQ, da Capes, do Conselho Estadual de Educação do Ceará, da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, do Ministério Público do Estado do Ceará, da Fundação Gol de Letra, do Instituto Ayrton Senna, Jornal O Povo, da Fundação Demócrito Rocha, do Globo – Movimento LED, da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Compartilhe: