Jonathan Haidt, Mia Couto e Vanessa Cavalieri estão entre os nomes que debatem juventude, escuta e saúde emocional no dia 21 de maio
Comemorando uma década de atuação em escolas de todo o Brasil, o programa LIV promove no dia 21 de maio, no Vivo Rio, a 6ª edição do Congresso Socioemocional LIV, considerado o maior evento da América Latina voltado ao tema. O encontro reúne pensadores, educadores, pesquisadores e figuras públicas em torno de um debate essencial: o papel das competências socioemocionais na formação de crianças e jovens.
O autor Jonathan Haidt, referência internacional ao analisar os impactos da hiperconectividade na juventude, será o palestrante principal. Também integram a programação nomes como a juíza da Infância e Juventude do Rio, Vanessa Cavalieri, o pediatra Daniel Becker e o escritor moçambicano Mia Couto. Todos discutem como escola, família e sociedade podem colaborar para uma infância mais saudável e um futuro com mais escuta.
Promovido exclusivamente para convidados, o congresso se consolidou como um espaço de troca qualificada para educadores, gestores, especialistas e influenciadores do campo educacional. A proposta vai além do conteúdo: experiências interativas e vivências sensoriais ajudam a traduzir, na prática, a proposta do programa LIV, que atua com educação socioemocional da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Segundo a diretora de Marketing do LIV, Fabiana Decnop, a edição deste ano traduz o compromisso do programa com o futuro da educação, “Reunimos vozes plurais da educação, da psicologia, do esporte e da literatura para refletir sobre a importância da palavra e da escuta, o excesso de telas, e os caminhos possíveis para uma juventude mais saudável”, disse.
Juventude hiperconectada e o desafio do equilíbrio
Um dos destaques da programação será a mesa redonda “Adolescência conectada e jovens desconectados”, que reúne Vanessa Cavalieri, Daniel Becker, a psicanalista Fernanda Moura e o fundador do LIV, Caio Lo Bianco. O foco estará nos impactos das redes sociais na saúde mental, na atenção e na construção da identidade juvenil.
Na sequência, o debate sobre o esporte como fator de fortalecimento emocional terá a participação da ex-jogadora olímpica Fabiana Alvim, ao lado de especialistas do LIV, como Joana London e Renata Ishida. Eles abordarão como práticas esportivas podem promover bem-estar físico, cooperação e autoconhecimento.
A literatura também ganha espaço com uma conversa sobre a potência da palavra e da escuta como “atos de futuro”. Nela, o escritor Mia Couto dialoga com o romancista e professor Jeferson Tenório, ampliando o olhar sobre cultura e sensibilidade como elementos formativos na escola.
Além das palestras e painéis, profissionais do LIV com vivência em escolas parceiras estarão presentes, compartilhando experiências e práticas que ilustram como o trabalho com competências socioemocionais pode transformar a rotina pedagógica e o clima escolar.