Skip to main content

Integração entre a modalidade de ensino e tecnologia pode ter resultados espetaculares. Confira dois cases que investem em EAD e IA

A educação a distância (EAD) vem conquistando seu espaço ao longo dos anos. Impulsionada pela tecnologia em constante evolução, a modalidade tem cada vez mais destaque e alunos, principalmente no nível superior. Por isso, as instituições têm investido e aprimorado seus sistemas e recursos com foco na qualidade do aprendizado e aproveitamento eficaz da inteligência artificial (IA).

Além disso, o desenvolvimento da era digital está permitindo que a educação seja disseminada com mais facilidade. Nos cursos de graduação, os benefícios desse cenário geram resultados positivos para docentes e estudantes. Sabendo utilizar corretamente as diversas plataformas facilitadoras, ambos os lados saem ganhando.

A IA trouxe adaptação e especificação para o centro da sala de aula. Quem está atento e sabe tirar proveito dessa sinergia existente, consegue ter um desempenho otimizado, melhor compreensão e estrutura mais completa dos materiais e conteúdos utilizados nas ferramentas de tecnologia. Isso porque uma das facetas mais impactantes da IA no nível superior é a personalização do aprendizado.

Neta matéria, reunimos dois grandes exemplos de investimento pesado em tecnologia de ponta realizados com o máximo de objetividade, feito por duas instituições de ensino superior brasileiras. Confira os detalhes desses cases!

Uniasselvi investe em EAD e IA para personalizar o aprendizado dos alunos

Plataformas educacionais equipadas analisam dados de desempenho dos estudantes, permitindo uma abordagem mais direcionada e customizada. Cada aluno é único em seu processo acadêmico, e a IA entende isso. A Uniasselvi é uma instituição referência no uso e aproveitamento da IA na área pedagógica. Um dos primeiros mecanismos oferecido pelo centro de ensino foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) – portal do aluno, que tem o nome de Gioconda. Depois vieram os laboratórios virtuais e o Leo App, e esses são só alguns exemplos.

Atualmente, a instituição lançou o projeto de Autonomia Autorial Digital Docente (AADD), que objetiva certificar os níveis de conhecimento técnico, atuação, criatividade e capacidade de coordenadores, professores e tutores. O projeto integra o Conecta (Programa de Formação Continuada Acadêmica). Dentro do Conecta existe também a academIA, um espaço onde os docentes podem acompanhar temas de IA, itens de IA para a sala de aula, explorar o potencial do ChatGPT no ensino, consultar apresentações criadas por IA e mais detalhes.

Segundo, Thuine Daros, diretora de Planejamento Acadêmico, a iniciativa consegue fazer um levantamento das principais habilidades do corpo docente: “É possível, descobrir, explorar e compartilhar ainda mais conhecimento para a ampliação do repertório pedagógico inovador”.

O engajamento dos envolvidos e a antecipação aos desafios futuros são alguns benefícios que a ação vem apresentando. Thuinie completa: “Metodologias inovativas favorecem e qualificam o aprendizado, fazendo com que o estudante seja capaz de resolver problemas reais do campo profissional e suas habilidades necessárias para essa atuação. Esse é conhecimento que transforma”.

Unasp adquire tecnologias avançadas para ampliar conectividade e imersão no ensino híbrido

Tradicional instituição de ensino superior, fundada em 1915, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) oferece hoje mais de 50 opções de cursos de graduação, somando as modalidades presencial e a distância. Em seus três campi localizados na capital paulista e em duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (SP) – Hortolândia e Engenheiro Coelho, onde também fica a reitoria –, a instituição atende atualmente a 22 mil alunos, com cerca de mil professores (em sua maioria mestres e doutores) e 2.400 funcionários.

Para manter seu alto nível de excelência junto ao Ministério da Educação (MEC), que lhe atribuiu nota máxima (5,0) no indicador Conceito Institucional, a instituição de ensino investe em pesquisas científicas, o que permite ao aluno reproduzir os conhecimentos adquiridos em sala de aula e colocá-los em prática por meio de projetos de extensão. Faz parte dessa filosofia a implementação de tecnologias avançadas capazes de favorecer o aprendizado e a partilha de conhecimento, sobretudo em tempos de ensino híbrido, quando as modalidades presencial e a distância (EAD) precisam ocorrer de forma integrada.

Tradicional instituição de ensino do interior paulista fundada em 1915, Unasp investe em tecnologia para apoiar o aprendizado em tempos de ensino híbrido (Foto: Reprodução/Seal Sistemas)

Desde o segundo semestre de 2022, a gestão do Unasp tem investido em novas soluções para garantir o melhor resultado possível em conectividade e imersão para seus alunos, visando garantir o mesmo nível de interação e aprendizado para todos – dos que frequentam presencialmente o Centro Universitário aos que assistem às aulas de forma remota. Foi com esse objetivo que a instituição firmou parceria com a Seal Education, braço da Seal Sistemas focado em soluções de ponta a ponta para acelerar a transformação digital da educação.

“Temos implementado e colocado no radar diversas tecnologias que facilitam a rotina do nosso ecossistema universitário e elevam a experiência de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. Tem sido fundamental nesse sentido a consultoria da Seal Education, a quem nos referimos não como um fornecedor, mas sim como um parceiro estratégico que apoia a nossa transformação digital”, disse Jonathas Saura Menegatto, CIO do Unasp.

Com 35 anos de atuação no mercado, a Seal Sistemas é a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no Brasil. A companhia constrói uma relação de confiança entre o usuário final e mais de 2 mil empresas que integram a sua carteira de clientes, por meio de um portfólio completo de soluções de mobilidade e automação, além de serviços de ponta a ponta que contemplam desde o planejamento até a sustentação de projetos.

Sua ampla gama de soluções e serviços materializa a aplicação de conceitos tecnológicos – como Cloud Computing, Big Data, Internet of Things e Machine Learning – em segmentos estratégicos como varejo, logística, indústria, saúde e educação. A parceria com o Unasp foi concebida com base em duas frentes:

  • Conectividade

O primeiro grande projeto envolveu a implementação de uma infraestrutura robusta de datacenter da Lenovo, com um investimento de cerca de R$ 1 milhão. Com um equipamento on premise, alocado nas instalações do UNASP, o projeto centralizou o processamento de dados na reitoria, com disponibilidade 24/7, além de agregar segurança e garantia de performance para todos os usuários, especialmente os estudantes. Além dessa implementação em si, a equipe da Seal Education também apoia a instituição de ensino com serviços de manutenção e sustentação.

Após a aplicação bem-sucedida do datacenter, a parceria entre Unasp e Seal Education rendeu novos projetos. Um deles foi a implementação de uma estrutura de rede sem fio de alta capacidade, desenvolvida pela Extreme Networks, que tem como um dos seus principais parceiros no Brasil a Seal Sistemas – considerada a maior integradora de tecnologias avançadas para toda a cadeia de suprimentos no mercado nacional.

Pesou na decisão de instalar uma nova rede Wi-Fi corporativa e educacional, abrangendo a reitoria e os três campi do UNASP, a proximidade e o grande envolvimento dos engenheiros da Seal Education, todos certificados pela Extreme Networks. No caso do centro universitário, que possui instalações de grande porte, o maior desafio relacionado à internet sem fio é configurar corretamente a densidade do sinal – levando em consideração aspectos como o material usado na edificação das paredes e a espessura dos vidros de portas e janelas, por exemplo.

“Esses fatores são importantes, pois era preciso garantir que o acesso à internet fosse de boa qualidade e seguro todos os dias, independentemente dos eventos simultâneos nos campi que poderiam afetar a qualidade da conexão, especialmente para os alunos que residem nas nossas instalações”, explicou Menegatto, do Unasp.

  • Ensino híbrido

Outras iniciativas oriundas da parceria estratégica entre Unasp e Seal Education, envolvem diferentes tecnologias avançadas dedicadas ao ensino. Uma delas inclui a implementação prevista de 100 telas interativas da BenQ até o fim de 2023. São equipamentos visuais que apoiam o ensino durante e após a aula física ou virtual, pois os professores podem compartilhar o conteúdo das telas de forma instantânea.

Dessa forma, é possível diminuir muito o tempo gasto pelos estudantes com chamadas voltadas apenas a esclarecer dúvidas – as quais ocupam, em média, até 15 aulas por ano, segundo o Unasp. O resultado, portanto, inclui ganho de tempo e performance para o aluno e maior produtividade para o professor e a instituição.

O centro universitário também vislumbra tecnologias telepresenciais, com quatro câmeras de transmissão da Polycom já adquiridas junto à Seal Education para aprimorar a exibição ao vivo de aulas em cursos de mestrado. Com resolução 4K, a tecnologia amplia a qualidade do enquadramento no professor e é compatível com as plataformas Zoom e Teams. Além disso, foi instalada uma tela de LED no MAB (Museu de Arqueologia Bíblica), uma construção viabilizada totalmente com recursos de doação, e que será inaugurada no campus de Engenheiro Coelho.

“O Unasp tem sido um importante laboratório de inovações voltadas a ampliar a qualidade e o alcance do ensino com o apoio de tecnologias cada vez mais acessíveis. Para nós, é uma satisfação muito grande apoiar a digitalização de uma instituição tão tradicional e, ao mesmo tempo, tão ligada às novas tendências que ajudam a democratizar a educação e hoje permitem levar ensino de qualidade para milhares de alunos, independentemente onde estejam fisicamente”, disse Emerson Felipe, diretor Comercial da Seal Education.

Compartilhe: