Skip to main content

O curso ‘Data Literacy in Practice’, disponível em inglês, transforma o aprendizado de dados em uma experiência divertida, fácil e prática com exemplos do mundo real

A explosão da IA (inteligência artificial) generativa, como o ChatGPT, intensificou a necessidade da alfabetização de dados em um mundo que já era acelerado e rico em dados. Essa não é mais apenas uma habilidade interessante, mas uma obrigatoriedade em todos as áreas. Inclusive para a Educação.

Para ajudar pessoas a desenvolverem essas habilidades cruciais, o SAS lançou seu segundo curso gratuito de alfabetização de dados. O Data Literacy in Practice, disponível em inglês, capacita tanto indivíduos quanto profissionais a explorar e visualizar dados com confiança. Seja um estudante, educador ou profissional, todos podem se beneficiar de uma melhor alfabetização de dados.

Educadores podem preparar melhor os alunos para suas carreiras, enquanto as empresas podem melhorar a alfabetização de dados da força de trabalho. Profissionais de negócios podem melhorar a tomada de decisões com análise de dados, e os indivíduos podem explorar o poder dos dados para desenvolvimento pessoal e profissional.

“Em um mundo transbordando dados, conhecer seu poder faz toda a diferença. A alfabetização de dados é mais relevante do que nunca para os jovens aprendizes e profissionais que querem elevar e renovar suas habilidades. Nossos cursos foram pensados para serem facilmente consumidos pelos alunos e integrados às ofertas de ensino e desenvolvimento profissional”, disse Emily Pressman, responsável pelo desenvolvimento da série de alfabetização de dados do SAS.

A alfabetização de dados é a fundamental no mundo da IA

Em tempos de turbulências globais, é a resiliência que determina quais organizações enfrentam dificuldades e quais sobrevivem e prosperam. Em março, o SAS divulgou um relatório global de pesquisa de negócios, o Resiliency Rules, que investiga o estado atual da resiliência dos negócios e as medidas que as organizações vêm implementando para lidar com as mudanças e aproveitar as oportunidades.

O levantamento, feito com mais de 2.400 executivos de negócios, revelou a tendência de que as organizações de alta resiliência têm um forte foco em cultura e alfabetização de dados. Mais do que uma ferramenta para gestão de dados, as organizações resilientes criam uma cultura voltada aos dados para resolver problemas, responder perguntas e tomar decisões.

O curso Data Literacy in Practice transforma o aprendizado de dados em uma experiência divertida, fácil e prática. Os principais recursos incluem:

  • Design simples e fácil – O curso é para todos, independentemente de onde estejam na jornada de alfabetização de dados. Com foco na compreensão conceitual e prática, e não em jargões matemáticos que causam distrações, os alunos se sentem amparados e estimulados durante todo o processo.
  • Exemplos do mundo real O Data Literacy in Practice incorpora exemplos do mundo real, colocando os participantes do curso no lugar de um pequeno empresário que utiliza dados para tomar decisões bem-informadas. Trabalhando com cenários práticos, os alunos desenvolvem habilidades de aplicação do conhecimento de alfabetização de dados em situações da vida real.
  • Conveniente e individualizado – Os cursos virtuais de alfabetização de dados do SAS oferecem flexibilidade para aprender no ritmo que desejar, a qualquer momento e lugar. Com conteúdo modularizado acessível por qualquer dispositivo, os usuários conseguem encaixar as aulas na agenda sem dificuldades. O curso individualizado pode ser concluído em menos de três horas.

Curso de alfabetização de dados para IA pode ser complementado

Por mais que o Data Literacy in Practice possa ser bem aproveitado sozinho, o curso se torna ainda mais poderoso se combinado com outro curso gratuito do SAS, o Data Literacy Essentials. Partindo do básico, o Data Literacy Essentials apresenta aos alunos os conceitos fundamentais de alfabetização de dados, incluindo o que são dados e por que a alfabetização é importante.

O Data Literacy Essentials foi utilizado quase 20 mil vezes em 80 países por mais de 600 faculdades e universidades e 3.500 organizações não acadêmicas, incluindo pequenas e grandes empresas, órgãos governamentais e outros. Entre os usuários estão centenas de professores de ensino superior, incluindo Paul Hansford, Professor Associado da Divisão de Negócios e Serviços Públicos da Faculdade Comunitária de Sinclair.

“Com o uso de vídeos curtos, impactantes e de alta qualidade, o curso faz um excelente trabalho demonstrando como os dados são usados na vida profissional e cotidiana, apresentando aos alunos conceitos básicos, mas sólidos, da alfabetização de dados. É importante ressaltar que o curso também aborda considerações éticas sobre a análise de dados. Eu recomendo que todos incluam essa introdução fantástica à alfabetização de dados ao conjunto de ferramentas para ter vantagem competitiva na força de trabalho”, disse Hansford.

Com a combinação do conhecimento adquirido com o Data Literacy Essentials e as habilidades práticas de visualização e exploração de dados do Data Literacy in Practice, os alunos estarão completamente preparados para embarcar no próximo passo rumo à alfabetização de dados: o SAS® Visual Analytics 1. O percurso de aprendizado em três cursos, Data Literacy Essentials, Data Literacy in Practice e SAS Visual Analytics 1, coloca os alunos na jornada da carreira analítica.

Compartilhe: