Skip to main content

Edtech oferece metodologia facilitadora para os teachpreneurs – professores que criam conteúdo online – baseada em intelgência artificial

Desde o período pandêmico, quando houve a necessidade forçada de se estabelecer o distanciamento social, as práticas comportamentais continuam em transformação, principalmente na seara da educação a distância. Uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil revelou que a maioria esmagadora dos professores brasileiros (90%) não contavam com condições satisfatórias para o trabalho remoto, até julho de 2022.

A falta de aparatos tecnológicos e a adaptação às novas metodologias desafiaram professores e demais profissionais da educação, levando a edtech Qualifica Cursos ao desenvolvimento de estratégias capazes de solucionar este problema.

“O Método Qualifica IA combina a expertise dos profissionais de educação com a agilidade e a precisão dos programas de inteligência artificial, como ChatGPT, Synthesia e DALL-E, para criar cursos adaptáveis e envolventes. O foco, contudo, não são os aplicativos, em si, pois estes podem se tornar obsoletos, ou serem substituídos. Nossa proposta é apresentar uma estrutura lógica e conceitual, por meio da qual as pessoas sejam capazes de transitar pelos diferentes aplicativos e se atualizarem na medida que novos forem surgindo”, explicou Luiz Lana, um dos idealizadores do projeto e coordenador de Educação e Inovação.

Para tanto, o projeto pretende combinar duas metodologias: o modelo ADDIE e a Engenharia de Prompt, garantindo que o desenvolvimento do curso seja completo e eficiente. O modelo ADDIE é uma metodologia amplamente utilizada no design instrucional e na criação de cursos. É um acrônimo para as cinco fases do processo: Análise (Analysis), Desenho (Design), Desenvolvimento (Development), Implementação (Implementation) e Avaliação (Evaluation), que ajuda a garantir que os cursos sejam bem planejados, eficazes e alinhados aos objetivos de aprendizado.

Já a Engenharia de Prompt ou Design de Prompt é o processo de criar e refinar textos e comandos (prompts) na comunicação com inteligências artificiais generativas, como ChatGPT, Bard, Midjourny, DALL-E e outros modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Essa técnica permite que se obtenha respostas mais precisas e úteis da inteligência artificial, melhorando a qualidade e a eficácia da interação entre humanos e IAs.

A combinação do modelo ADDIE e da Engenharia de Prompt oferecerá uma abordagem inovadora e eficiente na criação de cursos. Utilizando a metodologia ADDIE para guiar o processo de desenvolvimento, os instrutores contarão com o suporte das ferramentas de inteligência artificial, que serão aprimoradas por meio da Engenharia de Prompt, garantindo respostas mais precisas e úteis.

Essa integração permitirá que os profissionais da educação mantenham o foco na qualidade do conteúdo e na experiência dos estudantes, enquanto as IAs auxiliam na análise das necessidades de aprendizagem, na elaboração de materiais didáticos, no gerenciamento do curso e na avaliação dos resultados. Uma ótima notícia para os teacherpreneurs – professores empreendedores que criam conteúdos para cursos e aulas.

“Essa sinergia entre o modelo ADDIE e a Engenharia de Prompt proporcionará cursos mais personalizados, eficazes e envolventes. Com este método, a Qualifica Cursos está preparada para enfrentar os desafios do ensino online e contribuir para uma educação mais eficiente e envolvente. O projeto promete abrir novos horizontes para os profissionais da educação e elevar a qualidade dos cursos online a um novo patamar”, disse Luiz Lana.

Compartilhe: