Skip to main content

Seguindo a tendência do mercado, edtech Aprende e Passa cria solução para atender demanda de estudantes e instituições de ensino

Dados do último Censo da Educação Superior de 2019, divulgado em outubro de 2020 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revelou que de cada dez estudantes matriculados em cursos de ensino superior, quatro optam pela modalidade a distância. O número de matrículas em EAD representava 16,1% das matrículas em 2009.

Em 2019, era 43,8% dos novos estudantes no segmento. Esse crescimento “arrastou” as empresas que desenvolvem plataformas, softwares e soluções modernas para estudantes, professores e instituições de ensino. Entre as que passaram a ocupar um lugar de destaque devido a esse cenário está a ‘Aprende e Passa’.

A edtech oferece um sistema voltado para as instituições de ensino que é capaz de facilitar a realização de aulas pela internet. Segundo a página oficial da empresa, em só um sistema integrado é possível reunir uma sala de aula virtual, ferramentas para a disponibilização de material didático, tarefas, provas e o completo gerenciamento das atividades pedagógicas de cada aluno.

Fabio Ferreira, criador da plataforma e atuante no setor de Educação desde 2005, afirmou que o ‘Aprende e Passa’ é um auxiliar completo e eficiente para administrar instituições de ensino de diferentes complexidades, tamanhos e demandas. O empresário acrescentou que a equipe de desenvolvimento empenhou todos os recursos digitais possíveis e que são “tão necessários neste momento em que a pandemia de covid-19 alterou profundamente o dia a dia de estudantes e educadores.”

Saiba como funciona a plataforma da edtech Aprende e Passa

Fabio Ferreira explicou que os principais destaques da plataforma são controlados pelo professor. Segundo o empresário, o docente transmite sua imagem e áudio, pode compartilhar sua tela ou apresentações, usar a lousa digital, integrar tarefas e provas e enviar arquivos. “Os alunos acompanham tudo, podem mandar mensagens e, quando precisam tomar a palavra, usam o botão de ‘levantar a mão’” disse. As regras são as mesmas da sala de aula física: todos devem ficar atentos para confirmar sua presença periodicamente e quem perder a aula ou quiser revisá-la, porém, pode ter acesso às gravações.

https://youtu.be/5HzNhhguRwA

Há ainda, para cada disciplina, uma página de apoio aos estudos, com várias seções, incluindo uma exclusiva para materiais didáticos e links para conteúdos externos. Outra área dedicada para tarefas, como testes e avaliações, permite que os professores encaminhem diferentes tipos de atividades e questionários, inclusive com prazo e nota, façam a entrega e recebam o resultado diretamente do seu canal virtual.

“O ambiente virtual de uma escola, universidade, curso ou qualquer instituição que utiliza o ‘Aprende e Passa’ é exclusivo e personalizado. A coordenação, ou qualquer responsável, tem autonomia para cadastrar seus professores e alunos, organizar turmas, agendar aulas e acompanhar o andamento de tudo, com acesso a dados de participação nas aulas e atividades. Quando for preciso, podem contar com o suporte da empresa”, disse Fabio Ferreira.

Em breve, a Aprende e Passa lançará uma plataforma para conectar professores e estudantes para lições privadas de reforço escolar. O objetivo é auxiliar os pais que andam em apuros para ajudar os filhos em casa com os estudos. Os alunos poderão buscar o professor ideal para agendar ou realizar uma aula imediata na sala de aula virtual e com pagamento via cartão de crédito. Já quem tiver interesse em dar aulas particulares, poderá se inscrever para integrar a comunidade de educadores obter uma renda extra.

Compartilhe: