Skip to main content

Educacional se une à micro:bit, LEGO® e Disney para criar o projeto EstroGênias, em incentivo à participação de meninas na ciência

Instituições com fins educacionais de todo país têm até o dia 3 de dezembro para formalizar participaçãono programa EstroGênias – Meninas na Ciência e incentivar o acesso de de suas alunas às áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). Todo o projeto está detalhado no site do programa EstroGênias – Meninas na Ciência, onde também devem ser efetuadas as inscrições.

Criado pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação em parceria com o micro:bit, LEGO® Education, FIRST® LEGO® League e a Disney, o programa selecionará 25 instituições que receberão conjuntos de blocos da LEGO® Education, placas micro:bit e formação de professores, e ainda poderão participar da FIRST® LEGO® League e do desafio internacional do your:bit.

Podem participar institutos, escolas públicas, organizações, secretarias municipais e estaduais e fundações. Basta atender a meninas de 6 a 16 anos e buscar a igualdade entre meninos e meninas no campo científico.

O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação é a área de negócios dedicada à educação da Positivo Tecnologia S.A.. Reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como suítes pedagógicas e de hardware voltadas para aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em ecossistema único.

Instituições participantes receberão kits do programa EstroGênias

O LEGO® Education SPIKE Prime, um dos itens do kit que será entregue a cada equipe, por exemplo, contém peças do tipo LEGO®, sensores, motores e controlador que permitem a construção de um robô para a solução dos desafios. Já a placa BBC micro:bit, outra solução que será entregue, permite executar projetos relacionados a cultura maker, pensamento computacional e coding. 

O kit ainda inclui um conjunto Challenge Set da FIRST® LEGO League, temporada Cargo Connect, e um dispositivo para programação que possui os requisitos necessários e compatibilidade com os aplicativos de programação.

“Um estudo da Unesco mostrou que as diferenças nada têm a ver com o gênero e, sim, com os estereótipos na criação e desenvolvimento das meninas. Com o projeto EstroGênias, o Educacional ajuda as instituições a oferecem uma educação em STEAM que rompe essas barreiras e mostra para as meninas que elas podem sim, ser cientistas, programadoras, matemáticas e inventoras”, disse Alex Paiva, gerente LEGO® Education no Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação.

Ainda segundo Paiva, com o programa EstroGênias, mesmo as instituições que não têm projetos STEAM em seu dia a dia ou as meninas que nunca tiveram contato com programação, se surpreenderão com o que podem criar no campo científico.

Compartilhe: