Skip to main content

A FTD Educação acaba de lançar um ambiente imersivo no metaverso, aberto ao público e com experiências gamificada

Empresas de diversos segmentos em todo mundo já estão criando estratégias de atuação no metaverso. O ambiente virtual compartilhado e imersivo, oferece interação por meio de avatares customizados em 3D. O acesso digital é feito por meio de plataformas, games, óculos especiais de realidade virtual ou outros equipamentos.

No Brasil, a FTD Educação, uma das principais empresas de soluções educacionais do país, acaba de lançar a plataforma imersiva Metaverso FTD. O objetivo é oferecer experiências interativas e gamificadas no segmento educacional brasileiro. A empresa é a primeira a criar um ambiente inteiramente personalizado dentro do metaverso voltado para a área da educação.

O acesso, totalmente aberto e gratuito, é feito pelo site FTD Metaverso. A plataforma permite ao usuário conhecer e passear pelo universo da empresa, representado por um showroom digital. Utilizando o avatar de um jovem explorador, é possível conhecer algumas das áreas de atuação da FTD e desbravar o mapa digital interativo, com ambientes como o espaço dedicado à plataforma iônica (o ecossistema educacional da empresa), o FTD Sistema de Ensino e as áreas de literatura e institucional.

“Novas experiências imersivas do universo da educação serão implementadas na nossa plataforma ao longo de 2023, além da inclusão de eventos, como o FTD Day e o HUB FTB; e da visitação virtual ao parque gráfico da empresa, um dos maiores e mais modernos do país. O Metaverso FTD foi desenvolvido para oferecer novas possibilidades e experiências para estudantes, professores, gestores educacionais e famílias”, destacou Ricardo Tavares, diretor-geral da FTD Educação.

Entenda como funciona o ambiente virtual no FTD Metaverso

Para incrementar a experiência educacional com essa tecnologia, cada sala virtual do Metaverso FTD poderá ser projetada para uma atividade diferente — como aulas especiais ou espaços ambientados para estudos de literatura, onde os livros poderão ser apresentados como um jogo diferente. Ou, ainda, salas com formato para seminários, palestras e outros objetos educacionais interativos. Cada usuário com seu avatar também poderá interagir com outras pessoas/avatares no ambiente virtual.

FTD no metaverso

Uma campanha promocional gamificada já está inserida no Metaverso FTD. O usuário percorre os corredores e salas do espaço virtual e pode coletar cinco livros, que dão direito a um cupom de desconto para a compra das Caixas Comemorativas temáticas. O pacote é comporto por livros que marcaram a história da empresa nos últimos 120 anos.

“A criação de ambientes virtuais e imersivos de educação, como o Metaverso FTD, recupera a experiência interativa de sala de aula, comprometida pela aceleração digital, e resgata a experiência que a escola fornece, por ser um ambiente completamente voltado à educação. Além disso, a própria estética da experiência imersiva remete aos games, que tantas vezes competem pela atenção de crianças e adolescentes. Isso facilitará a adesão e permanência desses jovens que, passando mais tempo na plataforma, acabam expostos ao conteúdo educacional com curadoria pedagógica por mais horas no dia”, declarou Marcus Lyra, coordenador de Design e Experiência Digital (UX) da FTD Educação.

Compartilhe: