Fundação Itaú inaugura escola online gratuita e forma novas parcerias com universidades, reforçando o seu compromisso com a educação
A Escola Fundação Itaú, plataforma online e gratuita, reúne os cursos dos antigos Polo Itaú Social e Escola Itaú Cultural. Com uma oferta de trilhas formativas em diferentes áreas da arte, cultura e da educação, ainda mantém parceria com renomadas universidades, somando ao currículo da instituição três novos lançamentos de mestrados e um doutorado.
- Mestrado Profissional em Formação de Formadores com foco em Anos Finais do Ensino Fundamental, uma parceria entre o Itaú Social e a PUC-SP
- Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, com foco em Gestão Cultural, parceria do Itaú Cultural com a Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas e Impacto Social, da UFC com o Itaú Social
Será lançado, também, o Doutorado Profissional em Economia com Ênfase em Cultura e Educação, junto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Todos terão o início do processo seletivo ainda neste ano. Os mestrados se somam a outros três já em andamento, resultando em uma comunidade de 450 alunos formados e em formação em 2025.
“A Fundação Itaú tem uma sólida trajetória de atuação na área da formação, especialmente através do Itaú Cultural e do Itaú Social. A Escola Fundação Itaú reafirma nosso compromisso com a ideia de que educação e cultura são pilares essenciais para ampliar a participação social, estimular a inclusão e ampliar a pluralidade”, disse Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
Um total de 122 cursos gratuitos já estão disponíveis
Reunindo o Polo IS, criado pelo Itaú Social em 2019, e a Escola IC, lançada pelo Itaú Cultural em 2020, a Escola Fundação Itaú emerge como uma única plataforma digital e gratuita com foco em arte, cultura e educação. Oferece, no total, 122 cursos assíncronos que, até agosto deste ano, alcançaram 326 mil inscrições e a emissão de 28 mil certificados.
A plataforma traz diversos cursos de apoio para o professor, figura fundamental para o processo educativo, que encontra na Escola Fundação Itaú temáticas como Ame Sua Mente na escola, voltado para saúde mental, As múltiplas formas de aprender das crianças e Experiências educativas em museus comunitários.
A plataforma oferece, também, seleções de cursos em múltiplas trilhas formativas e temas diversificados, como Para formar leitores, Para aprender com os povos indígenas, Para fortalecer comunidades e territórios, Para compreender o mundo digital, Para unir educação e arte, Conhecendo as mentalidades matemáticas e Para agir pela equidade.
Até o final do ano serão lançados mais quatro cursos, todos digitais, assíncronos e gratuitos: Estratégias socioemocionais na Educação Infantil – Curso Introdutório, Educação Integral e Assistência Social, Cruzando campos do saber: poéticas afro-brasileiras e educação e Projetos culturais: Por onde começar?
Já os lançamentos de cursos de pós-graduação em parceria com importantes universidades brasileiras dão continuidade a uma série de iniciativas da Fundação Itaú na área da formação acadêmica. Neste ano, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura, Educação e Ciência, uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP, completa 10 anos de existência – a atual titularidade reúne, pela primeira vez, três mulheres indígenas: Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites.
Some-se três mestrados profissionais já desenvolvidos pela instituição: Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, que está em sua primeira turma; Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, parceria com a UFRGS, já em sua quarta turma; e Mestrado Profissional Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, na terceira edição.