Skip to main content

As inscrições para o GEduc 2025 já estão abertas. Trazemos um resumo sobre as novidades e atrações do evento, além de temas e nomes de palestrantes já confirmados

GEduc 2025, o maior congresso de gestão educacional do Brasil, será realizado de 26 a 28 de março no Centro de Exposições Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP). As inscrições já estão abertas.

A edição está cheia de novidades, e os interssados em participar já podem conferir alguns dos principais detalhes da programação, elaborada por Sonia Simões Colombo, head de Conteúdo do GEduc e CEO da Humus, e pelo Conselho Consultivo do evento.

O tema central do evento será “A Revolução da Educação é Hoje! Juntos para Inovar e Inspirar“. Alguns dos nomes de palestrantes confirmados são:

  • SIlvio Meira, fundador e cientista-chefe da tds.company, vai ministrar a palestra “A (re)evolução digital da educação e as estratégias das incertezas”.
  • Vidal Martins, vice-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PR), falará sobre “Novos modelos pedagógicos para o futuro da educação”.
  • Eberson Terra, executivo na área da Educação e um dos Top Voices do LinkedIn mais lidos no Brasil, vai expor sobre “Protegendo sua instituição de lideranças tóxicas”.
  • Janine Rodrigues, educadora, escritora e psicanalista, uma das líderes mais influentes na temática da diversidade, vai tratar de “Construindo pontes: o papel da educação antirracista na gestão de pessoas”.

Além das conferências e oportunidades de networking, haverá 80 empresas expositoras, possibilitando que os gestores conheçam novas soluções, recursos e produtos. A visitação à feira é gratuita; basta efetuar seu credenciamento neste link. E o GEduc Experience vai proporcionar atividades práticas aos participantes. “É inspiração e instrumentação para efetivamente colocar os aprendizados em prática”, resumiu Sonia Simões Colombo.

Fique por dentro de outros destaques do GEduc 2025

O congresso promovido pela HUMUS reunirá gestores da educação básica, superior e profissional de todo o Brasil para um diálogo profundo sobre as inovações e sobre os desafios que moldam a educação contemporânea.

As discussões abordarão os seguintes subtemas:

  • Transformação digital e Inteligência Artificial, com debates sobre como a tecnologia redefine papeis pedagógicos, o currículo e a gestão de dados, essencial para atualizar o papel dos educadores em uma era digital
  • Inclusão e Diversidade, com discussões sobre políticas e práticas para uma educação inclusiva e acessível a todos
  • Profissionalização e Mercado, com reflexões sobre a necessidade de fortalecer o elo entre academia e indústria, destacando programas de residência acadêmica e habilidades para o futuro
  • Gestão de Dados na Educação, com propostas de focar na cultura de dados para otimizar currículos e eficiência administrativa
  • Educação Profissional e Conexão com o Mercado, com pautas sobre a exploração de novas práticas, aproximando academia e mercado
  • A evolução da educação e estratégias em tempos de incerteza, com trocas sobre a adaptação frente à transformação digital, IA e novas tecnologias

O educador21 é apoiador e parceiro de produção de conteúdo do evento. Acompanhe todos os detalhes sobre o GEduc 2025 aqui no portal, e também pelas nossas redes sociais.

Mais detalhes dos temas que serão abordados no evento

  • Cultura de dados

Como implementar uma cultura de dados nas instituições será um dos assuntos discutidos no primeiro dia do evento, no Congresso de Educação Básica e Superior. Sua importância é não só para a gestão educacional, mas também para melhorar a aprendizagem dos estudantes. No Ensino Superior, o potencial da inteligência artificial está em sistemas preditivos que indicam a possiblidade de evasão, por exemplo.

«  Daniel Domingos, sócio-diretor de dados, analytics e IA na Cogna Educação, também abordará essa temática na palestra “Gestão e avaliação acadêmica baseada em dados – novas práticas”, no dia 26 de março.

  • Educação Básica e competências globais

No segmento da Educação Básica, um tema que será discutido é a revitalização dos currículos para a formação de competências globais, pois a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) precisa ser implementada de forma que o currículo converse com os contextos mundial e local.

  • Felicidade e sucesso dos alunos

No Fórum de Inovação, que será realizado no dia 27, além das tendências globais e tecnológicas e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, haverá um tema diferenciado: o pró-reitor do Centro Universitário FIAP falará sobre “Felicidade e sucesso do aluno: a aliança para o futuro da educação”.

A felicidade e o sucesso dos estudantes devem nortear as decisões das escolas, mudando o mindset da instituição para focar em um ensino que vá além do conteúdo. Nesse cenário, a transformação digital é fundamental para que a instituição dialogue com a realidade do aluno, evitando a evasão e fazendo com que os estudantes vejam sentido no que aprendem.

  • Inteligência Artificial

Outro importante tema do GEduc 2025 será como melhorar a experiência dos alunos usando a IA generativa. Essa palestra será dada por John Paul Lima, diretor de EAD da Fiap.

«  Ainda no Fórum EdTech, outro destaque é a palestra “Como a IA impacta a formação e o desenvolvimento do pensamento crítico”, com Alexandre Sayad, consultor em educação midiática para a Unesco em Paris e Montevidéu.

  • Educação profissional e superior

Esta edição do evento será a primeira com foco específico em Educação Profissional. Nesse fórum também serão discutidos a verticalização do currículo e o aproveitamento de estudos, o que permite evidenciar uma continuidade na formação entre o Ensino Técnico e o Superior.

Outro tema de destaque no fórum será “Como certificar experiências profissionais de qualificação”, com Gustavo Aguilar Lopes, head de pós-graduação na faculdade XP.  Ele aponta para um debate muito importante nessa área: quanto o mercado precisa do Ensino Superior e o quanto ele demanda essas certificações.

«  O Fórum da Educação Profissional contará também com a participação de Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica no Ministério da Educação (MEC). Ele falará sobre “Desafios da educação profissional: como preparar para a instabilidade e incerteza”.

  • Educação especial e inclusiva

O Fórum da Educação Especial e Inclusiva, outra novidade do GEduc 2025, acontecerá no dia 28 de março. Contará com a presença de Rosangela Jacob, orientadora educacional na Escola Lourenço Castanho, que apresentará o painel “O diagnóstico e o laudo – dificuldades e soluções no contexto escolar”.

«  No mesmo dia, Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e a mais nova colunista do educador21, vai falar sobre “As legislações em vigor – quais são as reais obrigações das instituições educacionais”.

Compartilhe: