Skip to main content

Parceria entre Secitece, por meio do Hub Corredores Digitais, e Seduc, formará os futuros líderes da inovação educacional no Ceará

Os professores da Rede Pública de Ensino Médio Profissionalizante do Ceará embarcarão em uma jornada de capacitação neste início de ano. Uma parceria entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Hub Corredores Digitais, e Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), proporcionará a realização da segunda edição do Programa Futuros Líderes da Inovação.

De 13 a 17 de janeiro, acontecem as atividades para prepará-los para transformar a sala de aula em um verdadeiro laboratório de inovação. Serão capacitados 328 professores nesta segunda edição. O objetivo é que os professores atuem como agentes de transformação, inspirando os jovens a explorar o empreendedorismo inovador como caminho para o desenvolvimento social e econômico.

“Queremos fomentar uma cultura de inovação nas escolas, preparando os jovens para os desafios do século 21 ao mesmo tempo em que qualificamos os professores com ferramentas práticas e dinâmicas”, disse o gerente técnico do Hub Corredores Digitais, Felipe Sousa.

unnamed_1.jpg

Capacitação em Gestão de Startups está na segunda edição

O programa, lançado em 2023, é pioneiro no estado e busca aprimorar o ensino da disciplina Gestão de Startups, já prevista no currículo escolar, promovendo uma formação prática e alinhada às demandas do mercado de inovação. A primeira edição qualificou 329 educadores, que implementaram a disciplina Gestão de Startups em escolas da rede pública ao longo de três semestres.

Com os resultados positivos alcançados, como maior engajamento dos alunos e a criação de projetos com impacto real na comunidade, a iniciativa ganhou força. A formação é parte do Hub Corredores Digitais, programa da Secitece que conecta iniciativas públicas para fomentar o ecossistema de inovação no estado.

“O impacto vai além das salas de aula, contribuindo para o fortalecimento da economia local ao formar jovens preparados para criar e gerir startups com potencial de transformação social”, reforçou Felipe.

Além das aulas teóricas, os professores participam de workshops e atividades práticas com foco em metodologias ágeis, design thinking e desenvolvimento de modelos de negócios. Essa abordagem permite que os educadores vivenciem o que ensinarão, promovendo uma troca rica entre teoria e prática.

Compartilhe: