Skip to main content

SIS Swiss International School levará robótica, programação e diversão para o evento, que acontece até o dia 29 de outubro

O HACKTUDO, um dos maiores festivais de cultura digital do Brasil, está ocupando o centro das atenções na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, durante este fim de semana. Até o dia 29 de outubro, uma mistura de tecnologia, entretenimento e cultura oferece atrividades gratuitas para todas as idades.

Entre as principais atrações deste ano, a SIS Swiss International School oferece oficinas criativas para crianças e adolescentes. O que comprova que a tecnologia pode e deve ser uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento infantil.

O HACKTUDO 2023 reúne um leque de atrações – desde corridas de drones e exposições imersivas até jogos interativos e oficinas criativas. “Estamos entusiasmados, por mais um ano, termos a oportunidade de fazer parte deste evento incrível e por mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na educação”, disse Carolina Vieira, CEO da SIS Swiss International School.

A edição deste ano do evento tem alguns destaques, como a conferência sobre inteligência artificial (IA) com palestrantes exclusivamente mulheres, onde será explorado o impacto desta tecnologia na sociedade, além de reforçar a importância da diversidade no campo tecnológico. Outra atração que tem chamado muito a atenção dos visitantes é a oportunidade única de explorar obras de Van Gogh em realidade virtual, e uma série de exposições sobre Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade.

Confira como será a presença da SIS no HACKTUDO 2023

As oficinas oferecidas pela SIS incluem experiências únicas, como a corrida de Beebots, na qual crianças aprendem programação de forma lúdica e divertida, desafiando seus robôs a percorrer obstáculos e alcançar a linha de chegada. Outra dinâmica será realizada é a “OzoStories”, que permite que os participantes contem histórias usando códigos visuais com outros robôs, os Ozobots. A proposta é introduzir conceitos fundamentais de programação.

Na oficina “Mão na… massinha!”, as crianças combinam a criatividade da modelagem manual com a tecnologia interativa, dando vida às suas criações por meio de um aplicativo complementar. Além disso, há a Tirolesa, onde as crianças devem ajudar o cão Bernhard a viajar da Suíça ao Brasil, explorando noções de matemática e física, prototipando e testando um meio de transporte. O espaço também inclui o desafio “Journey Through SIS”, onde os pequenos programam os Beebots para ir de uma localização à outra, viajando entre as escolas da SIS no mundo.

“Nossas oficinas foram projetadas para inspirar a imaginação, promover o raciocínio lógico e incentivar a aprendizagem por meio da diversão. Estamos trazendo um pouco do que os nossos alunos aprendem em sala através do nosso currículo de TI”, explicou a CEO, destacando a importância de promover o uso responsável da tecnologia e o aprendizado criativo, mesmo em um ambiente voltado para o entretenimento tecnológico.

Mas a diversão e o aprendizado não para por aí, este ano a instituição também trará o “SISkiing”, onde os visitantes poderão experimentar a descida de uma montanha de gelo, como se estivessem na Suíça, e testar suas habilidades em esquis e pranchas de snowboard, tudo isso sem sair do Brasil, graças aos óculos de realidade virtual.

“Queremos mostrar que a tecnologia não é apenas divertida, mas também pode ser uma ferramenta educacional poderosa para o desenvolvimento das crianças. A participação da SIS no HACKTUDO 2023 é uma oportunidade única de apresentar ao público um recorte daquilo em que acreditamos. Um dos pilares do nosso conceito educacional é a Aprendizagem Enriquecida por Tecnologia. Nas escolas da SIS, a tecnologia e a educação andam de mãos dadas, inspirando as gerações futuras a solucionar problemas e desafios do nosso dia a dia”, dise Carolina Vieira.

Compartilhe: