Skip to main content

No mês dos professores, o melhor presente é oferecer ideias e soluções que realmente impactam positivamente no dia a dia de cada educador, e a IA é uma das ferramentas que podem contribuir para isso

Pedro Siciliano*

“A inteligência artificial deve ser uma ferramenta pedagógica para potencializar as estratégias de ensino e aprendizagem e, jamais, para substituir o professor, responsável pela formulação do conteúdo pedagógico”.

Quando eu lecionava Matemática e Física percebi que a maior parte do meu tempo era gasto fora da sala de aula na preparação de materiais para os alunos. E esta é uma realidade vivenciada por todos os professores, especialmente no Brasil, onde, segundo o MEC (Ministério da Educação), há 2,3 milhões de professores, responsáveis por cerca de 90 alunos cada um, quando o recomendado é um professor para cada 25 estudantes.

Estudando na Universidade de Stanford, tive a ideia de resolver esse problema usando tecnologia, por meio da inteligência artificial, que tem se tornado uma ferramenta auxiliar importante e cada vez mais presente em todos os setores da sociedade. E isso não poderia ser diferente no ambiente educacional, pois ela traz consigo inúmeras possibilidades de aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem.

Foi com esse propósito que criei a Teachy, uma startup brasileira, e a maior edtech de inteligência aArtificial para professores da América Latina, que proporciona uma economia de tempo de até 80% na preparação de aulas aos professores. Atualmente, está sendo usada em todos os continentes do mundo e já atingimos 172 países. Só no Brasil são mais de 300 mil professores cadastrados.

20 horas de trabalho adicional sem aumento salarial

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, os professores gastam 20 horas toda semana em atividades repetitivas e burocráticas fora da sala de aula, como a criação de planos e materiais didáticos, o desenvolvimento e correção de provas, a procura de materiais auxiliares para compor suas aulas, entre outros, muitas vezes sem receber por este trabalho.

Esse dado revela a realidade difícil enfrentada pelos educadores, que, além de gerenciar diversos alunos simultaneamente, precisam dedicar horas extras para desempenhar suas funções com excelência. Contudo, quase sempre, esses esforços adicionais não são recompensados com salários mais altos, tampouco com o merecido respeito.

Aqui na Teachy fizemos uma pesquisa com mais de 300 professores, utilizadores da nossa plataforma e que lecionam para turmas do ensino fundamental e médio. Foi evidenciado que mais de 93% dos profissionais entrevistados notaram melhora no aprendizado dos estudantes. Além disso, vimos que mais de 66% dos docentes perceberam melhorias quanto ao engajamento e facilidade na compreensão dos conteúdos.

No total, esses professores já impactaram mais de 7,5 milhões de alunos, o que representa 16,03% de todos os estudantes brasileiros.

Benefício da IA para os professores

A inteligência artificial deve ser uma ferramenta pedagógica para potencializar as estratégias de ensino e aprendizagem e, jamais, para substituir o professor, responsável pela formulação do conteúdo pedagógico.

A IA já demonstrou ser uma ferramenta essencial no apoio ao processo criativo, trazendo mais agilidade para tarefas como a elaboração de planos de aula, a criação de materiais didáticos e a personalização do ensino. Ignorar o uso da IA hoje significa desperdiçar horas de trabalho e manter o risco de erros, o que pode comprometer a eficiência e a qualidade do processo pedagógico.

A Teachy foi desenvolvida e implementada com soluções de inteligência artificial dedicadas diretamente ao aprimoramento das práticas pedagógicas, integrando diferentes metodologias de ensino e permitindo que o professor elabore suas aulas conforme a necessidade de cada turma e/ou aluno, garantindo maior eficiência no processo de ensino-aprendizagem.

Reunimos, nela, centenas de milhares de materiais adequados à BNCC, desde planos de aulas até questões de vários vestibulares do Brasil, como ENEM e Fuvest e também do exterior. Em paralelo às soluções personalizadas para o professor, a Teachy já possui um banco com mais de 1 milhão de materiais didáticos disponíveis para consulta.

Além disso, este desenvolvimento contou com um corpo profissional e técnico de educadores e uma equipe multidisciplinar de desenvolvedores de software e especialistas em IA, que garantem soluções robustas e eficazes. São brasileiros com experiência e com o desejo de impactar a Educação brasileira.

Atualmente, não há como ignorar a realidade e não aceitar a inteligência artificial como uma ferramenta indispensável para o dia a dia dos professores em todo o mundo, e como forma de potencializar a Educação, aprimorando a principal missão dos educadores: ensinar cada aluno, de forma única, com base em suas próprias habilidades.

*Professor e fundador da Teachy

Compartilhe: