Skip to main content

Edtech Passei Direto mostra como as novas tecnologias auxiliam os estudantes e criam uma nova era de aprendizado

O uso da inteligência artificial (IA) tem se intensificado em diversas áreas. A a educação não fica de fora dessa tendência. Esse tipo de tecnologia pode ser utilizada de diversas formas para contribuir com a aprendizagem dos estudantes – desde a personalização do ensino até a automatização de tarefas administrativas. Uma das principais e mais emergentes vantagens é a personalização do ensino.

O uso de IA permite adaptar o conteúdo e a metodologia de ensino às necessidades e habilidades individuais de cada aluno. Além disso, a IA possibilita aos professores a sonhada economia de tempo ao automatizar tarefas repetitivas, liberando-os para se concentrar nas necessidades individuais dos alunos. No entanto, é importante ressaltar que a inteligência artificial chega para agregar valor ao setor educacional. Ao invés de substituir os professores, atua como um complemento aos estudos.

Acompanhando as principais tendências da área de desenvolvimento de tecnologia em educação, o Passei Direto foi a primeira edtech brasileira a lançar uma inteligência artificial. O Ed ajuda a acelerar o processo de aprendizado. Essa IA é capaz de responder a perguntas e atender às demandas dos estudantes em menos de um minuto, oferecendo respostas sobre diversos assuntos de diferentes áreas de conhecimento.

5 ítens da influência (e o auxílio) da IA nos estudos

Diante da fama do ChatGPT, IA que é capaz de dialogar, escrever textos em diferentes estilos (inclusive em linguagem de programação), além de resolver cálculos, é importante conhecer e reconhecer esses avanços tecnológicos. Neste cenário de inovação, é natural surgirem diversas dúvidas.

Algoritmos sofisticados já estão revolucionando a forma como aprendemos e interagimos com o conhecimento, desempenhando um papel cada vez mais importante no campo do aprendizado e oferecendo uma série de benefícios aos estudantes. Pensando em tudo isso, o Passei Direto elaborou um conteúdo em cinco ítens para explicar como a Inteligência Artificial pode influenciar e auxiliar nos estudos.

  • Explicação de conceitos

Caso o estudante não tenha entendido por completo um conteúdo compartilhado pelo professor, as IA’s podem fornecer explicações com outros pontos de vistas que ampliam as possibilidades de compreensão da matéria, independentemente do nível de dificuldade. Desta forma, o aluno recebe as informações de diferentes maneiras, garantindo assim, a compreensão do tema ou assunto abordado.

  • Resolução de problemas

Para quem tem mais dificuldade com as disciplinas de exatas, o ChatGPT mostra um passo a passo detalhado dos problemas. Isso auxilia na melhor compreensão na hora de resolver uma questão de matemática ou física.

  • Prática de redação

A IA é capaz de analisar e corrigir redações de forma rápida e precisa. Os algoritmos de processamento de linguagem natural são usados para avaliar a estrutura, gramática, estilo e coerência dos textos, fornecendo feedback imediato aos estudantes e ajudando-os a melhorar suas habilidades de escrita. Ou seja, o aluno é o protagonista dos seus estudos e não depende de outras pessoas para evoluir.

  • Pesquisa e fornecimento de informações

A Inteligência Artificial generativa facilitou ainda mais o processo de pesquisa para os estudantes. O que antes exigia uma visita demorada à biblioteca e depois uma leitura de horas em alguns sites da internet, hoje podem ser resolvidos em poucos segundos depois de uma pergunta ao ChatGPT. Mas é importante lembrar que a base de dados da ferramenta só vai até 2021 e, por isso, é necessário complementar os estudos com outras fontes confiáveis.

  • Estudo de idiomas

O desafio de aprender um novo idioma agora se torna menos complicado, pois estas ferramentas podem fornecer exemplos de frases e corrigir erros gramaticais, auxiliando o aprendizado. Além disso, também podem colaborar até no planejamento de estudos de uma nova língua, ajudando na organização de uma rotina mais eficiente.

Compartilhe: