Skip to main content

Mais de 1,5 milhão de estudantes são esperados para o 16º Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil. Inscrições vão até 15 de março

Há quem diga que a Matemática não foi a sua disciplina preferida nos tempos de escola. Os últimos dados do PISA comprovaram que os estudantes estão com baixo desempenho nessa matéria. Para desmistificar essa percepção, existem iniciativas como o Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil. Organizado pela UpMat Educacional, o evento global promove uma mudança de olhar dos brasileiros sobre a disciplina desde 2009. O ponto alto é a prova aplicada simultaneamente em todo o mundo no Dia do Canguru – a terceira quinta-feira do mês de março.

A 16ª edição aplicará a prova no dia 21 de março. O objetivo é desafiar os participantes com questões de raciocínio lógico, resolução de problemas e contextualização do uso da disciplina no dia a dia. As inscrições ainda estão abertas para escolas públicas e privadas de todo o país. Podem participar alunos do 3º ano do ensino fundamental I até a 3ª série do ensino médio. As escolas são responsáveis pelas inscrições dos estudantes. O prazo para formalizar participação vai até o dia 15 de março.

“Neste concurso educacional, os estudantes são incentivados a colocar seus conhecimentos matemáticos em prática. Além disso, a disciplina, muitas vezes temida durante a jornada da educação básica, está diretamente relacionada a profissões atuais e ligadas ao campo da tecnologia, por exemplo. Devemos lembrar que essa tendência profissional requer conhecimentos de Matemática e raciocínio lógico e o estímulo a este exercício é fundamental”, disse Cristina Diaz, fundador e CEO da UPMat Educacional, empresa responsável pela aplicação do Canguru de Matemática no Brasil desde 2018.

Em 2023, o Concurso Canguru reuniu 938 mil estudantes de mais de 4.500 mil escolas, sendo 33% públicas. O que levou o Brasil a conquistar mais de 98.500 medalhas. Para a edição de 2024, a expectativa é chegar a 1,5 milhão de inscritos para representar o país. O Canguru de Matemática tem se destacado com crescimento exponencial de instituições de ensino inscritas na última década. Como referência, em 2014 eram 83 mil alunos de 134 escolas, e em 2023 o total foi de 4.598.

“A Matemática é um desafio já conhecido, mas a aplicação dos conceitos matemáticos e raciocínio lógico no dia a dia e nas profissões modernas, faz com que haja uma evolução e a promoção do aprendizado da disciplina no país. Mesmo com os dados do PISA, precisamos reconhecer que, a cada ano, há mais alunos, professores e gestores engajados para dar notoriedade ao Brasil participando deste grande evento global. Esse incentivo é importante para desenvolver mais profissionais e cidadãos engajados em diferentes áreas da vida”, observou Cristina Diaz.

Desafio é maior para as escolas públicas

O Concurso Canguru é uma competição acadêmica saudável em que o reconhecimento ao representar o Brasil, em 2014, celebrou a conquista de 4.488 estudantes medalhistas, e em 2023 foi de 98.627, entre os 938 mil participantes. Em 2023, a UpMat Educacional realizou uma pesquisa com 1.680 das 3.888 escolas participantes da 15ª edição do Canguru de Matemática. O estímulo e o encorajamento ao concurso são benéficos tanto para alunos quanto para professores como é apontado a seguir:

  • 94% dos representantes das escolas acreditam que o Concurso Canguru de Matemática Brasil é uma boa ferramenta para engajar os estudantes
  • 87% das escolas observaram um aumento efetivo do engajamento e da aprendizagem de Matemática pelos alunos
  • 69% dos professores disseram que usaram questões das provas aplicadas em sala de aula e se sentiram mais estimulados ou reconhecidos

Somado a isso, conclui-se que as competições acadêmicas saudáveis aumentam a compreensão e retenção de conceitos; ampliam a motivação, a resiliência e a autoconfiança; cultivam uma cultura de esforço contínuo, e são desafios transformadores.

“Iniciativas como o Canguru de Matemática impulsionam as crianças e jovens a superarem suas inseguranças e a despertarem o seu melhor. Além de contribuir para a melhoria e engajamento do ensino e aprendizagem da Matemática, promove o estímulo ao esforço pessoal e é um reconhecimento do valor dos professores como agentes de transformação”, afimou Cristina Diaz, da UpMat Educacional.

Em paralelo ao aumento de escolas inscritas a cada ano, nota-se uma dificuldade de inserir as instituições públicas de ensino neste cenário. Em 2014, o número de instituições públicas era maior (78) do que das particulares (56). No entanto, dez anos depois, em 2023, 33% das inscrições foram de escolas públicas e 3089 instituições privadas marcaram presença, enquanto as públicas foram 1509. Para Cristina Diaz, não basta reforçar a importância da disciplina no cotidiano, é preciso oportunizar a participação aos alunos das escolas públicas.

“Essa dinâmica requer atenção, pois os números refletem a falta de incentivo para as escolas públicas que, de fato, convivem com dificuldades financeiras. Há casos em que professores financiam as inscrições por reconhecerem a importância para os seus alunos. Temos a preocupação de alavancar essas participações e, para isso, buscamos apoio e recursos de empresas. Este é um investimento que representa o comprometimento com a agenda ESG e com a responsabilidade social”, explicou a executiva.

Compartilhe: