Skip to main content

Plataforma Eduteca disponibiliza mais de 500 conteúdos gratuitos para professores e educadores de todo o país voltados para pré-alfabetização até o ensino fundamental

O Instituto ABCD, organização social sem fins lucrativos que promove o debate e a ampliação do conhecimento sobre dislexia, acaba de lançar a plataforma de educação Eduteca. A ferramenta foi idealizada para auxiliar professores e educadores de todo o país na condução de suas aulas.

O Instituto ABCD trabalha, desde 2009, para melhorar e desenvolver a vida de pessoas com dislexia e outros transtornos de aprendizagem. Seu objetivo é garantir que todos tenham sucesso na escola, no trabalho e na vida. Diante disso, a Eduteca disponibiliza, gratuitamente, mais de 500 conteúdos voltados para crianças em idades desde a pré-alfabetização até o ensino fundamental.

“O conhecimento conquistado pelo iABCD nesses anos de trabalho sobre a dislexia nos permite extravasar o tema e abraçar também a causa da Educação e da alfabetização. A Eduteca reúne um catálogo de materiais educacionais que facilitam o planejamento de aula dos professores de todo o país, engajam os alunos e viabilizam o aprendizado e o desenvolvimento pedagógico. É um grande passo para democratizar o direito à educação de qualidade”, diss Juliana Amorina, diretora-presidente do Instituto ABCD.

Todos os conteúdos catalogados estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e se relacionam com diversas disciplinas – como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Artes, Ciências, Socioemocional – e os campos de experiência Gestos e Movimentos do Corpo, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, e Traços, sons, cores e formas.

Os professores podem acessar e baixar em PDF atividades pedagógicas que ensinam, por exemplo, o alfabeto, brincadeiras regionais, cantigas de roda, contação de histórias, contos de fadas, poesias, e temas mais avançados, que envolvem leitura, compreensão de texto e tipos de discurso, e exercícios matemáticos.

Compartilhe: