Instituto Campus Party firma parceria com a Embaixada do Reino Unido para implantação de novos laboratórios Include no Brasil
O projeto Include, do Instituto Campus Party (ICP), firma parceria com a Embaixada do Reino Unido no Brasil, através do acordo do país com a Anatel para o acesso digital, com a implantação de quatro novos laboratórios de tecnologia Include, três no estado do Paraná e um em Alagoas. O programa tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes no ambiente tecnológico possibilitando o conhecimento das novas tecnologias e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho.
A parceria com o Governo Britânico por meio do Programa de Cooperação Reino Unido – Brasil para o Acesso Digital e o UK-Brazil Tech Hub subsidiará a implementação do projeto e a contratação da equipe pedagógica que será formada para atuar nos laboratórios. Segundo Francesco Farruggia, presidente de honra do Instituto Campus Party, “a parceria com a Embaixada do Reino Unido fortalece o programa Include em seu objetivo de se tornar o maior programa de inclusão econômica e social por meio da tecnologia. Foram avaliadas além da capacidade técnica, as práticas de governança e transparência na gestão dos recursos públicos e privados”.
“A inclusão digital e a formação de habilidades tecnológicas são grandes prioridades para o Governo Britânico no Brasil. Estamos felizes em celebrar esta parceria com a Campus Party para implantar laboratórios de tecnologia em dois importantes estados para a nossa cooperação em acesso digital com o Brasil, no Paraná e Alagoas”, disse Melanie Hopkins, Encarregada de Negócios da Embaixada do Reino Unido no Brasil.
Include já conta com 60 laboratórios em todo o país
O Instituto Campus Party é uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 2009. O objetivo de sua criação é incentivar e promover atividades e projetos nas áreas, cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.
“O Include é um programa de inserção de jovens vulneráveis no ambiente tecnológico, de baixo custo e alta capacidade de escala. Entregamos um programa completo, desde mobiliário, kits de robótica, ferramentas tecnológicas e metodologia própria, a formação de equipes pedagógicas e acompanhamento durante dois anos” explicou Sidiane Zanin, Diretora Nacional do Programa, que ainda destacou o orgulho por iniciar essa nova parceria com a Embaixada do Reino Unido.
Nos laboratórios, a equipe do Include capacitará, gratuitamente, jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Ao final dos 30 meses de duração, os cerca de 1.200 alunos participantes aprenderão mais do que conhecimentos básicos em tecnologia, robótica e eletrônica, possibilitando a inclusão desses jovens na economia digital. Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para ensino como, por exemplo, impressora 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros.
Com apoio de outras entidades, o Include já implantou mais de 60 laboratórios no Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia. Outros laboratórios também estão em fase de instalação no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando jovens de todo o Brasil por meio da tecnologia.