Skip to main content

Além dos lançamentos de ferramentas tecnológicas desenvolvidas, International School tem programação paralela em seu estande na Bett

O estande de mais de 260m² da International School (IS) na área de expositores da Bett Brasil 2023, é HUGE — só para entrar no clima da empresa, referência no país quando se fala em educação bilíngue. E assim como impressiona o espaço na Rua C da feira, a programação da IS nesta edição da festa maior dos educadores de toda a América Latina faz total justiça a cada centímetro.

Responsável pela educação bilíngue de mais de 150 mil estudantes brasileiros em parceria com 360 escolas em todas as regiões do país, IS lança soluções inéditas de tecnologia educacional na Bett. A empresa apresenta, ainda, uma palestra exclusiva com o coordenador do International Space Academy, programa global de incentivo à educação espacial, anunciando uma parceria que levará 19 estudantes da IS ao complexo de visitas da instituição, nos Estados Unidos.

A nova versão da Isa — assistente virtual da IS — já faz o maior sucesso no primeiro dia do evento, respondendo a perguntas e questionamentos do público. Lançada oficialmente no ano passado, a inteligência artificial marca presença em dois novos formatos nesta edição da Bett: a Isa Vox, um speaker inteligente acionado por comando de voz, com caixa de som e microfone integrados, e a Isa Visio, um display inteligente acionado por comando de voz, que dispõe de tela touch 7”.

Entre as principais novidades, a assistente conta histórias infantis, grava anotações dos professores em áudio, faz agendamentos direto na agenda do Google, dá dicas do manual do professor e toca músicas e conteúdos em áudio. Com isso, a International School apresenta aos visitantes da feira novas formas de engajar os estudantes e de promover o ensino de inglês nas escolas.

“As assistentes virtuais já fazem parte do dia a dia de muitas famílias em todo o mundo. Crianças e jovens estão acostumados a tirar dúvidas a qualquer momento por comando de voz. A nossa proposta é levar esta realidade para a sala de aula, tornando o aprendizado mais leve e divertido para os alunos e facilitando a rotina dos professores com questões mais técnicas”, explicou Ulisses Cardinot, CEO da International School.

A IS também lança na Bett a plataforma Beyond, de formação continuada para professores de todas as áreas do conhecimento, coordenadores e mantenedores. No formato assíncrono, os cursos abordam temas atuais sobre Educação 5.0, que contribuem para o aprimoramento das práticas de todo ecossistema escolar, melhorando a qualidade do ensino nas escolas brasileiras.

Os cursos assíncronos poderão ser adquiridos dentro do site do Beyond e acessados de acordo com a rotina e disponibilidade dos participantes ao longo de 12 meses. Serão mais de 100 horas de conteúdos formativos, atualizados mensalmente e com emissão de certificado. Os interessados poderão se inscrever em aulas sobre Inteligência emocional na Educação, Vieses cognitivos do Marketing e Design, Interdisciplinaridade para um currículo mais integrado, Estratégias para otimizar a captação de novos alunos, entre tantas outras.

Estudantes da IS visitam Centro de Pesquisa Educacional Espacial

A participação da International School na Bett Brasil também inclui uma programação robusta de palestras que abordam assuntos atuais e relevantes para os gestores escolares — desde a importância do desenvolvimento socioemocional de alunos e educadores ao uso de inteligência artificial na educação. Um dos palestrantes em destaque é o brasileiro Jefferson Michaelis, coordenador da International Space Academy, programa global de incentivo à educação espacial.

A presença de Jeff marca a celebração de uma parceria entre a International Space Academy e a International School, que levará 19 alunos do programa bilíngue para a sede do centro de pesquisas, em Orlando, nos EUA. Os estudantes selecionados pela IS em conjunto com suas escolas parceiras, irão vivenciar uma semana de descobertas, aprendendo desde a história da exploração espacial à importância dos robôs nas sondagens realizadas em Marte. Ao final da visita, os jovens apresentarão um projeto sobre o tema “colonização de Marte”, colocando em prática seu conhecimento em língua inglesa.

Em uma conversa inédita no estande da IS, no dia 10, às 17h, Jeff explicará como funciona o centro de pesquisas e falará sobre o aumento na procura de profissionais que tenham conhecimento e formação nas áreas relacionadas ao STEAM (sigla para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, em português).

IS traz outras novidades para seu estande na Bett

Além da assistente de voz, a International School também aposta no uso de games para tornar o aprendizado de inglês mais lúdico e eficiente. Ao todo, serão apresentados 12 jogos online, desenvolvidos com exclusividade em parceria com empresas especializadas, para que os alunos aprendam de forma natural, sem perceberem que a ferramenta faz parte de um processo de aprendizagem.

“Os jogos educativos já são conhecidos no universo da educação, mas muitos deles são apenas uma ‘gamificação’ dos conteúdos didáticos tradicionais e acabam não atingindo o objetivo principal, que é encantar e engajar os alunos. Por isso, desenvolvemos os jogos da IS com muito cuidado para que sejam, em primeiro lugar, divertidos. As trilhas de aprendizagem estão conectadas de uma forma leve e discreta, então o aluno nem percebe o fator educativo por trás do game”, disse Ulisses.

Os jogos são divididos de acordo com as etapas de ensino dos estudantes, com opções específicas para cada um deles: do infantil ao médio. Dessa forma, os conteúdos e desafios são adequados à idade dos jovens, de acordo com o seu nível de aprendizado e conhecimentos esperados em cada uma das fases exploradas.

De maneira geral, além de ampliar o contato dos alunos com a língua inglesa — trabalhando fala, escuta, escrita, conversação e vocabulário —, os jogos também contribuem para o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, tolerância a frustração, criatividade e planejamento, entre outras.

Os jogos ficarão disponíveis para teste no estande da International School em todos os dias da Bett Brasil, em totens que poderão ser utilizados por educadores e gestores escolares com o apoio do time técnico da IS para tirar dúvidas e explicar como as escolas podem se beneficiar das ferramentas e ampliar as soluções oferecidas para os alunos.

Confira a programação do estande da International School na Bett

Programação | Palestrantes convidados

  • Dia 9 – 16h – Eduardo Shinyashik | A importância do socioemocional para as escolas
  • Dia 10 – 17h – Jeff Michaellis | Projeto International Space Academy
    11h – Professor Carlos Barbosa | A Importância do ensino bilingue para as escolas
  • Dia 11 – 11h – Adriana Ramos | Violência nas escolas e saúde mental dos alunos
  • Dia 12 – 11h30 – Luciana Brentano | Contribuições da Neurociência para o contexto escolar: Dicas para Educadores

Compartilhe: