Skip to main content

Durante dois dias, Jornada Bett Nordeste promoveu debates em torno do tema “Educação Básica em Foco: Diálogos Transformadores

A Jornada Bett Nordeste, edição itinerante realizada em Olinda (PE), foi encerrada nesta quinta-feira, 28 de setembro, após promover dois dias de reflexões, diálogos e apontamentos sobre os caminhos para o futuro da Educação Básica no país. O evento, organizado pela Bett Brasil, maior feira de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina, recebeu mais de 30 palestrantes convidados entre autoridades, especialistas e educadores, que participaram de painéis divididos em dois palcos simultâneos. O tema central foi “Educação Básica em Foco: Diálogos Transformadores”.

“O Nordeste é uma região que indiscutivelmente colabora para a estrada do conhecimento tão fundamental em um mundo de rápidas transformações. E na educação não é diferente. Por isso, o tema o foco na Educação Básica e os demais debatidos nesta Jornada foram especialmente pensados. Para colocar o diálogo e as práticas nos palcos contamos com diversos especialistas e educadores e com empresas que trouxeram serviços e soluções, favorecendo a transformação que precisamos dentro e fora das escolas”, disse Adriana Martinelli, Diretora de Conteúdo da Bett Brasil.

O Novo Ensino Médio foi um dos assuntos de destaque no segundo dia da Jornada Bett Nordeste com o painel sobre “Desafios e Perspectivas da Implementação do Novo Ensino Médio”, que contou com a participação do secretário de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, e do professor da Secretaria de Educação do Estado do Pará, Rafael Herdy. A moderação da conversa foi da jornalista especializada em educação, Margarida Azevedo.

Para Rafael Herdy, uma das questões centrais sobre o tema é o investimento.  “A implementação do Novo Ensino Médio contempla a forma como os Estados veem a alteração proposta pelo MEC, a visão de futuro e, essencialmente, qual é o olhar que a educação brasileira deveria ter para esse Novo Ensino Médio. Para isso tudo, requer investimento para que seja realmente viável”, disse o professor.

Temas relevantes foram abordados na Jornada Bett Nordeste

A questão da transformação na prática pedagógica da escola foi abordada no painel “Quais atitudes os gestores e professores devem tomar para promover uma verdadeira transformação na prática pedagógica da escola?”, com Flávia Dal Bello, coordenadora Pedagógica, e Eukennya de Araújo Barbosa, professora da ETEPAM/Secretaria de Educação de Pernambuco. Para Eukennya a discussão destacou a tríade que envolve gestão, professor e estudante. Já na opinião de Flávia Dal Bello, a reflexão possibilita falar sobre as inquietações e a participação da família nas instituições de ensino.

Outro tema relevante que a Jornada Bett Nordeste abordou “Lideranças inspiradoras na escola podem fazer a diferença”, apresentada no Roda de Conversa por Carla Alexandre, coordenadora de Projetos Educacionais do CESAR/UFPE, e Lucas Faleiros, diretor de Sucesso do Cliente da isaac, mediada por Mirella Araújo, repórter do Jornal do Commercio. E na sessão sobre “Como uma liderança inspiradora pode desafiar o “status quo” e desenhar um futuro diferente para a escola?”, Paula Leão, diretora da Escola Vila Aprendiz, abordou a importância de investir nas pessoas e prepará-las para educar.

“A liderança hoje tem desafios para fazer diferença sobre o que está posto hoje. Mais do que prédios e paredes, é preciso investir nas pessoas e prepará-las para estarem prontas dentro desse organismo vivo que se chama escola, e criar vínculos com toda a comunidade escolar, o que deve incluir as fampilias”, disse Leão, que participou do painel ao lado de Leo Chaves, CEO da EAI Educa, como moderação de Adriana Martinelli.

Para acompanhar as transformações educacionais um dos temas essenciais é o “Gerenciamento de Crises: Como promover um ambiente escolar seguro e resiliente?”, palestra ministrada por Alessandra Borelli, sócia e CEO da Opice Blum Academy, e Márcio da Costa, diretor do Instituto Alfa e Beto, que teve novamente a moderação de Mirella Araújo, do Jornal do Commercio.

Alessandra Borelli, uma das principais especialistas em Direito Digital e Proteção de Dados, com especialização em Tecnologias e Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação, focou sua fala na gestão de crise nas escolas com o olhar para o ambiente digital, para as mudanças e demandas que as novas tecnologias impõem à governança escolar.

“Medidas de Compliance no ambiente educacional têm se demonstrado uma providência inadiável, tanto sob a perspectiva de prevenção como de reação. Os conflitos difundidos por meio da Internet e das redes sociais, as questões do ambiente digital e o controle desses diálogos devem ser mitigados para evitar que reverberem sobre os próprios alunos e à proposta pedagógica. Se prevenir é melhor que remediar, se preciso remediar que se tenha o remédio certo”, disse a advogada.

Expositores comemoram edição itinerante da Bett

A área de exposição da Jornada Bett Nordeste esteve repleta de novidades em produtos, soluções e serviços para o setor de Educação. Expuseram no evento marcas como SOMOS Educação, Árvore, Skies Learning, isaac, Zoom Education for Life, e-Schooling, MVC Editora, Lanchecard, Desk Móveis Escolares, ViewSonic, Educação Especial PE, TE Capital (Atheva), International School, STEP, Instituto Alfa e Beto, DMX Móveis, Fastrackids, Editora Futura, Estuda.com, CESAR School, Piraporiando e Start Anglo Bilingual School.

“Participamos há dois anos de eventos da Bett Brasil e para nós, do isaac, é sempre muito gratificante estar em uma feira dessa magnitude, na qual podemos apresentar a um grande número de gestores escolares nossas principais soluções para gestão financeira. É também uma excelente oportunidade de conversarmos com as escolas parceiras, principalmente da região Nordeste, onde o isaac também é líder em soluções financeiras para escolas”, afirmou Lucas Faleiros, diretor de Sucesso do Cliente da fintech.

Faleiros destacou ainda a oportunidade do isaac contribuir, durante a Jornada Bett Nordeste, com discussões sobre temas relevantes para o setor. No primeiro dia do evento, como parte do Bett Lab, o empresário integrou o painel “Como alavancar o crescimento da sua escola através de soluções de tecnologia”. No segundo dia, o isaac promoveu uma roda de conversa com o tema “Lideranças Inspiradoras na Escola Podem Fazer a Diferença”, em sinergia com o propósito do evento.

Carol Stancati, diretora da Skies Learning, comentou sobre o movimento no estande da marca e a prospecção de novos negócios. “Somos apaixonados pela Jornada Bett Nordeste. É muito intimista, conseguimos ter uma troca muito interessante com as escolas e os outros parceiros, as plenárias nos aproximam muito do público. Tivemos um movimento bem interessante no nosso estande e temos expectativas muito positivas em relação a novos negócios também. Já temos, inclusive, reuniões marcadas para a semana que vem”, disse a educadora.

Quem também aprovou a edição itinerante na região nordeste foi o Instituto Alfa e Beto. “A participação do Instituto Alfa e Beto na Jornada Bett Nordeste é muito interessante e positiva. Estamos lançando a Coleção Ômega, voltada especialmente para os anos finais do Ensino Fundamental e o evento proporciona uma conversa com um público qualificado. Encontros como esse devem ser mais recorrentes no Brasil, pois faz o meio campo entre o mundo acadêmico e quem operacionaliza a educação na ponta”, afirmou Márcio da Costa, diretor do Instituto Alfa e Beto.

Compartilhe: