O encontro sobre educação digital e futuro do trabalho, com participação de Ebrahim Matthews, fez parte da imersão acadêmica promovida pela ABMES
A crescente digitalização, a qualificação da mão de obra e a empregabilidade são alguns dos desafios mais discutidos atualmente no mundo. Com esses temas em mente, cerca de 30 líderes de diversas universidades brasileiras participaram de um encontro promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) nos escritórios da Pearson Higher Education UK, na Inglaterra.
A visita fez parte da programação da 6ª Delegação ABMES Internacional – United Kingdom Experience. Entre os líderes presentes, destacaram-se representantes do Grupo Ser Educacional, Grupo Marista, Uniceub, Uniavan e Unichristus. Além disso, a reunião contou com a participação e o suporte de Kelly Tavares, Head de Educação do governo britânico para a região LATAC (América Latina e Caribe). A reunião foi liderada por Ebrahim Matthews, Vice-Presidente Sênior de Educação Superior da companhia, que destacou assuntos relacionados ao futuro do trabalho, ressaltando que, no Brasil, apenas 17% dos trabalhadores possuem ensino superior ou formação técnica.
Para contornar o problema da falta de mão de obra qualificada, uma das estratégias sugeridas pelo VP é intervir desde cedo, promovendo mudanças no sistema educacional. Além disso, Matthews destacou a importância de otimizar os processos de promoção e progressão de carreira nas empresas, além de enfatizar a necessidade de maior flexibilidade nas contratações e demissões. Esses temas estão em evidência não apenas no ambiente corporativo, mas também no setor educacional.
“Estamos muito contentes por termos recebido a ABMES e seus membros em nossa sede em Londres. Para nós, o aspecto mais importante é ouvir nossos stakeholders e validar se estamos no caminho certo em direção ao nosso objetivo comum: ajudar as pessoas a alcançar seu potencial por meio da educação. Foi um encontro fantástico, onde trocamos pontos de vista e também aprendemos muito sobre o contexto brasileiro”, afirmou o VP.
Além desses assuntos, os presentes puderam conhecer melhor algumas soluções educacionais da multinacional, como a Biblioteca Virtual, que é muito reconhecida no Brasil e no mundo, e também a plataforma Credly by Pearson, a maior rede de credenciais digitais. “Esse foi um momento crucial para apresentarmos como a Pearson Higher Education está à frente na criação de soluções educacionais que realmente fazem a diferença. Nosso foco é sempre trazer inovação que impacte de forma prática o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes”, afirmou Heloisa Avilez, diretora de Higher Education para a América Latina.
*Com informações da Comunicação Social da Pearson