Skip to main content

Maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil contou com quase 1 milhão de alunos impactados no ano passado. Live esclarecerá as regras do projeto

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil, prorrogou as inscrições até 11 de agosto. As participações são gratuitas e podem ser realizadas neste site. Para esclarecer dúvidas e compartilhar informações sobre a terceira edição da iniciativa, a Associação Cactus e o Movimento Tech, que organizam a competição, promovem uma live no YouTube no dia 7 de agosto, às 19h.

A Maratona Tech estimula e incentiva alunos das redes pública e privada a explorarem mais sobre tecnologia e lógica por meio de uma trilha divertida, interativa e alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  A participação ocorre com estudantes de nível 1 (6º e 7º ano), nível 2 (8º e 9º ano) e nível 3 (ensino médio e EJA), com inscrições realizadas por professores, que também recebem as formações e premiações da competição.

Em 2023, alunos de todos os estados do país se inscreveram: São Paulo registrou 235.512 inscritos, Paraná 205.600 e Pernambuco 86.580. Foram mais de mil cidades participantes e mais de 914 mil alunos impactados.

**“**A participação na Maratona Tech pode ser um fator determinante na fase de aprendizagem dos estudantes e um momento importante na escolha e desenvolvimento de carreira de trabalho, já que oferece um cenário possível e próximo de áreas que crescem e precisam de especialização, como a tecnologia”, explicou Victor Hill, Presidente e Fundador da Associação Cactus.

Neste ano, a estimativa é dobrar o número de participantes e a edição conta com parcerias de peso como Arco Institucional, Finep, Fundação Behring, iFood, Instituto Coca-Cola, Instituto Gol, Mercado Livre, Rocketseat, Instituto Localiza e apoio da B3 Social.

“O Movtech tem a educação em sua essência, sendo o fio condutor para que o talento encontre oportunidade, sem deixar ninguém para trás. Enquanto uma coalizão formada por mais de 30 organizações, nos engajamos e convidamos sociedade civil a apoiar essa iniciativa tão importante para que estudantes e professores de escolas públicas possam sonhar e realizar por meio da tecnologia”, disse Mariana Lopes, Gerente Executiva do Movimento Tech 2030.

Como serão as fases da Maratona Tech 2024

Na primeira fase, em agosto, os professores receberão uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, relacionado a carreiras e usos práticos da inovação na comunidade dos estudantes. Os alunos realizam o estudo, apresentam os trabalhos e os escolhidos vão para a fase final da competição.

A final da competição, em setembro, inclui ciclos de aprendizagem sobre pensamento computacional, auxiliados por vídeo aulas via WhatsApp. Os estudantes vão desenvolver estruturas computacionais simples e competem em quizzes. Na cerimônia de premiação, que acontecerá em novembro, em Curitiba (PR), os alunos e professores vencedores receberão prêmios que incluem viagens, medalhas, notebooks, e imersões tecnológicas em renomadas instituições, no iFood, na Inteli e no Insper, como aconteceu na edição passada.

A Associação Cactus é uma organização não governamental dedicada à educação e à promoção de uma cultura de protagonismo. Nascida no Ceará e com atuação em todo o território nacional busca, em seus projetos, preparar os estudantes para olimpíadas estudantis e conectá-los a oportunidades de formação, com bolsas de estudos em universidades reconhecidas. Seus projetos impactaram mais de 180 mil estudantes e já colaboraram com o aumento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em até 6,1% nos municípios em que atua.

O Movimento Tech 2030 é uma coalizão de organizações que trabalha para promover a inclusão de pessoas de baixa renda e sub-representadas no setor de tecnologia, atuando desde a educação básica até a formação e empregabilidade em tecnologia.

Compartilhe: