Skip to main content

Portfólio da Microsoft inclui o novo Windows 11 para Educação e soluções para transformar o ensino, a aprendizagem e a gestão

A Microsoft, parceira global da Bett, realizará uma grande programaçã durante a Bett Brasil 2022, entre os dias 10 e 13 de maio, na volta do evento ao formato presencial. O grande encontro da comunidade eduacional acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em seu estande na área de expositores, a companhia apresentará soluções já em uso por muitas instituições no Brasil e ao redor do mundo tendo a acessibilidade e a inclusão como premissas — todas capazes de transformar a educação, a aprendizagem, o ensino, a gestão e a experiência de todos que trabalham no setor.

A Microsoft, por meio de seus parceiros, conta com um amplo portfólio de computadores para o uso educacional em plataforma Windows no Brasil. Durante a Bett, a empresa apresentará o novo Windows 11 para educação, que, combinado às soluções específicas para o setor, compõe a plataforma mais consistente e completa de soluções educacionais do mercado.

A nova ferramenta abrange desde privacidade e segurança, soluções de ensino e aprendizagem, utilização de dados para tomada de decisões e gestão da aprendizagem e da instituição, até o atendimento a funcionários, estudantes e pais.

O novo Windows 11 oferece, ainda, recursos de produtividade e inclusão, bem como funcionalidades que atendem aos desafios do mundo híbrido e ajudam alunos a aprenderem mais com menos estresse. Já o Windows 11 SE para a Educação foi desenvolvido com foco na nuvem. O objetivo é tornar o aprendizado acessível a todos os alunos de maneira simples e econômica.

No estande, em parceria com fabricantes, serão apresentados computadores econômicos, desenhados para ambientes escolares, rodando em Windows 11, com o Office 365 em sua versão educacional e com soluções específicas, oferecendo uma experiência completa ao educador.

“A vantagem desses computadores que chegam ao mercado com o Windows 11 embarcado é ter um preço extremamente competitivo e permitir sua utilização de forma on-line e off-line. Além disso, o Office 365 educacional, em sua versão em nuvem, gratuita a instituições públicas e privadas de educação básica e ensino superior, traz inúmeras funcionalidades, entre elas as de acessibilidade, para facilitar a aprendizagem tanto para alunos, quanto para professores, de forma rápida e inclusiva”, disse Vera Cabral, diretora de Desenvolvimento de Negócios em Educação da Microsoft Brasil e América Latina, que também fez um convite aos leitores do Educador21.

Aperte o play e confira no vídeo abaixo:

YouTube player
Representantes da Microsoft participarão do Congresso, do Forum de Gestores e das atividades no estande

Durante o evento, além de Vera Cabral, Alessandra Karine, vice-presidente de Setor Público, Educação e Saúde e Líder de Diversidade & Inclusão da Microsoft Brasil, e Fernando Cruz, diretor de Vendas em Educação na Microsoft Brasil, estarão participando ativamente do Congresso que acontece em paralelo à feira de expositores, como apresentadores ou moderadores. Ao lado de convidados especiais, debaterão temas como educação inclusiva, inovação na educação e casos de sucesso. A Microsoft também levará líderes educacionais parceiros ao Fórum de Gestores da Bett Brasil.

A Microsoft também terá um auditório em seu estande onde realizará sessões diárias com temas diversos, todos os dias do evento, entre 11 e 18h. O uso educacional do Minecraft; formação de professores; conversas com professores inovadores; desenvolvimento do pensamento computacional; e aperfeiçoamento da educação híbrida, com a utilização de ferramentas como a “Progresso de Leitura” serão alguns dos assuntos abordados.

“Não apenas os estudantes, mas os profissionais da área de educação também precisam aprender sempre. Os referenciais para os processos de ensino e de aprendizagem mudaram e continuam mudando rapidamente. As ferramentas disponíveis para apoiar e facilitar esse trabalho se atualizam constantemente”, pontuou Vera Cabral.

A ferramenta “Progresso de Leitura, gratuitamente incorporada ao Microsoft Teams, é projetado para ampliar a fluência de leitura dos estudantes e facilitar o acompanhamento de seu desenvolvimento pelos professores. Além disso, as startups que são apoiadas pelo programa Microsoft for Startups, a Pontue e Vivadí, também apresentarão suas soluções no estande.

Outro recurso é o Minecraft Education Edition, presente em mais de 100 países ao redor do mundo como ferramenta para o trabalho em história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outros. A plataforma incentiva de forma divertida a aprendizagem, o raciocínio lógico, o pensamento computacional, a colaboração, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Tecnologia como aliada da evolução da Educação

Pensando na inclusão, a Microsoft também mostrará o potencial das Ferramentas de Aprendizagem, presentes no Word, OneNote e no navegador Microsoft Edge, para auxiliar pessoas com dificuldade de aprendizagem. É um conjunto de ferramentas gratuitas que possibilitam a aprendizagem por estudantes com diversos tipos de deficiência ou com dificuldades de aprendizagem e que podem ser úteis a todos.

“A tecnologia precisa se tornar, cada vez mais, uma forte aliada dos profissionais do setor, seja para sua própria aprendizagem, seja para alavancar a dos alunos e também para promover ganhos em seu processo de trabalho. Neste último caso, alguns exemplos podem ser dados pela agilidade na produção de materiais e na sua distribuição aos estudantes, bem como na gestão e correção de tarefas, na avaliação de desempenho (que pode incorporar mais variáveis) e na definição de estratégias, a partir de insights gerados pela própria ferramenta”, ponderou Vera Cabral.

Com a ferramenta Leitura Imersiva, por exemplo, o aluno pode customizar a visualização do texto como melhor funcionar para ele, configurando o espaçamento, tamanho da fonte, cor de fundo, entre outras opções, sem interferir no conteúdo original. A ferramenta também conta com um leitor simultâneo que realça as palavras lidas em voz alta, permitindo uma progressão mais fluida do texto e melhor compreensão da palavra.

Vale ressaltar que as ferramentas contam com recursos de transposição de texto em voz, de voz em texto e, ainda, com tradutor simultâneo em 70 idiomas, entre eles o português.

Confira a programação da Microsoft para o evento

Dia 11 
– 16h – A Educação que inclui
Apresentação de Alessandra Karine, VP Setor Público, Saúde e Educação.

Dia 12 
–  16h – A Educação de Hoje e do Futuro – A experiência do Colégio São Luiz
Moderação de Vera Cabral, diretora de Desenvolvimento em Educação da Microsoft Brasil & Latam, e apresentação do diretor acadêmico Renato Laurato, do gerente de TI Wilson Martins Junior, e do coordenador de Tecnologia Educacional Sergio Lagrotta.

Dia 13
– 16h – Inovações que transformam o ensino e a aprendizagem
Apresentação de Vera Cabral, diretora de Desenvolvimento em Educação da Microsoft Brasil & Latam, e do especialista em Educação Fernando Puertas.

Dia 11
– Painel 8 – 16h30 – Inovações no ensino superior
Moderação de Vera Cabral e apresentação de Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Simone Imperatone, CEO da Imperatore Soluções em Gestão, e Flavio Murilo Gouvêa, diretor Nacional de Ensino.

Dia 12
– Painel 9 – 10h30 – Centro de serviços compartilhados na educação
Moderação de Vera Cabral e apresentação de Caio Polizel, sócio e consultor associado da Hoper Educação, Euvaldo Ruiz, controller da Rede Damas Educacional, e Mario Almeida, VP de Transformação Digital do Grupo SEB.

Dia 13
– Painel 12 – 10h30 – Utilização de dados para melhores resultados
Moderação de Fernando Cruz, diretor de Vendas em Educação na Microsoft Brasil, e apresentação de Caroline Costa Serqueira, gerente de Tecnologia do Grupo Marista, e Marcio Fernandes, gerente de Analytics da Editora FTD.

  • Auditório Microsoft

– 10 a 13 de maio
·11h – Apresentação de soluções de startups apoiadas pelo Microsoft for Startups: Pontue e Vivadí
·12h – Acessibilidade e desenvolvimento da competência de leitura
·13h – Desenvolvimento do pensamento computacional e Stem
·14h – Educação Híbrida: ferramentas engajam os estudantes e facilitam o trabalho dos professores
·15h – Minecraft na educação
·16h – Desenvolvimento profissional de professores
·17h – Conversa com professores inovadores

Compartilhe: