Skip to main content

A Mind Makers, solução educacional da SOMOS Educação, promove interação e reflexão sobre temas fundamentais para a educação inovadora, como uso tecnologias e estímulo à criatividade em seu estande na Bett Brasil 2024

Durante os quatro dias de Bett Brasil, a Mind Makers oferece ao público presente atividades que demonstram o que há de melhor na educação inovadora. No estande da marca, os visitantes podem conferir como é possível utilizar iInteligência artificial e outras tecnologias como ferramenta de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel da criatividade na formação dos estudantes.

“Será um espaço interativo, de muita mão na massa, para as pessoas compreenderem como a tecnologia pode ser aliada em sala de aula e entenderem porque a criatividade precisa ser trabalhada constantemente com os alunos”, disse o assessor pedagógico da Mind Makers, Victor Haony Ribeiro de Oliveira.

Os visitantes poderão refletir sobre criatividade usando um martelo de força, como os encontrados em parques de diversão. Victor explicou que o objetivo da atividade é mostrar que, da mesma forma que se trabalha um músculo, a criatividade também precisa ser constantemente estimulada. “Muitos estudantes chegam ao Ensino Médio sem terem exercitado a própria criatividade porque são colocados para reproduzir um padrão de resolução de problemas, que os distancia do seu ‘eu criativo’”, explicou o assessor pedagógico.

Outro tema que a solução educacional leva ao evento é o uso de tecnologias em sala de aula. Para isso, apresenta uma plataforma exclusiva de treinamento de máquinas (Machine Learning) baseada na rede neural humana, que busca viabilizar a utilização da inteligência artificial como ferramenta de aprendizagem no dia a dia escolar. Também demonstra aos visitantes o uso de recursos tecnológicos educacionais, instigando o público a realizar desafios de forma divertida e interativa.

Empreendedorismo criativo e pensamento computacional em foco

As atividades propostas na Bett Brasil pela Mind Makers exprimem características fundamentais das duas disciplinas inovadoras desenvolvidas pela marca: Empreendedorismo Criativo e Pensamento Computacional. Focadas em educação disruptiva e desenvolvimento de soft skills, permitem que os alunos se tornem criadores e não apenas reprodutores de padrões.

Nas aulas de Empreendedorismo Criativo, os estudantes são incentivados a criar coletivamente projetos reais que solucionem problemas cotidianos de dentro e fora da escola. Voltadas a turmas a partir 9º ano do Fundamental ou 1ª série do Ensino Médio, as dinâmicas ajudam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais para que os jovens se tornem protagonistas no presente e no futuro, no mercado de trabalho, cada vez mais imprevisível.

Por meio de metodologias ativas, a disciplina de pensamento computacional une conceitos e técnicas da Ciência da Computação e tecnologias digitais – como IA e robótica – para ajudar os alunos a pensarem em soluções criativas para problemas interdisciplinares. Da Educação Infantil aoEnsino Fundamental, as aulas baseadas em projetos usam técnicas de gamificação e desenvolvem habilidades que melhoram o desempenho escolar dos alunos, como a decomposição de problemas, identificação de padrões e análise de dados.

“Desenvolvemos práticas alinhadas ao cotidiano que são abordadas de modo lúdico e divertido, para que as disciplinas ocorram atendendo as necessidades curriculares, agregando conhecimento e motivando os alunos a aprenderem cada dia mais”, explicou Victor.

Compartilhe: