Skip to main content

FGV realiza seminário no Porto Maravalley no dia 18 de julho para debater as inovações na concepção de escolas

A FGV e a Prefeitura do Rio de Janeiro se uniram para realizar um evento especial, direcionado a educadores. O seminário “A cidade e a escola no âmbito das mudanças sociais e climáticas”, que faz parte da série de encontros Reflexões Urbanas, acontecerá na quinta-feira, 18 de julho, no auditório do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Porto Maravalley, das 9h30 às 17h30.

O encontro é gratuito, e conta com o apoio do Consulado dos Países Baixos. Para se inscrever, acesse aqui.

A proposta do evento é, ao longo do ano, refletir sobre os desafios contemporâneos que as cidades enfrentam. Neste segundo encontro da série, o arquiteto nigeriano radicado na Holanda, Kunlé Adeyemi, trará a experiência das escolas flutuantes, desenvolvida na Nigéria e implementada em outros cinco países.

Para isso, é utilizado um sistema construtivo alternativo e sustentável que dialoga com outras soluções inovadoras desenvolvidas na cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo são as instalações esportivas criadas no âmbito dos Jogos Rio 2016, reconvertidas em espaços de educação e lazer, a partir do conceito de arquitetura nômade.

De abril a novembro, a série Reflexões Urbanas, realizada pela FGV Conhecimento com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, promove encontros entre urbanistas, gestores públicos, acadêmicos, estudantes e público interessado sobre alguns dos principais desafios das cidades contemporâneas, sempre tomando como ponto de partida questões e demandas da cidade do Rio de Janeiro.

A proposta do seminário é pensar estratégias para lidar com alguns dos problemas sociais e os rápidos processos de urbanização atuais, especialmente em relação às mudanças climáticas. Será um destaque do encontro a situação das populações vulneráveis, que, além das carências de infraestrutura urbana, enfrentam a falta de escolas para suas crianças.

Compartilhe: