Skip to main content

A 3ª Jornada Bett, evento itinerante da Bett Brasil, acontece em Pernambuco, nos dias 5 e 6 de outubro, voltado para gestores educacionais

Falta pouco mais de uma semana para a realização da 3ª Jornada Bett, o evento itinerante da Bett Brasil — maior encontro de Educação e Tecnologia da América Latina. Esta edição da jornada acontece na próxima semana, nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Eventos Recife (PE). O Educador21 é, mais uma vez, parceiro de conteúdo do evento. Vamos acompanhar o máximo de atividades possível e trazer as informações mais questes para os nossos leitores.

Serão mais de 15 horas de conteúdo, em oito painéis de debate com a participação de profissionais que são referência no setor educacional brasileiro. Ja é possível encontrar informações sobre a programação neste link. Em formato híbrido, a grande novidade desta jornada é a realização fora do eixo Rio-São Paulo. Mas a escolha pela capital pernambucana não foi ao acaso.

Além de uma das melhores redes de ensino privada do Brasil, o estado foi um dos destaques no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) apresentado em 2021. Pesquisas internas da Bett Brasil apontaram que a região Nordeste deveria receber um evento itinerante e, entre as capitais, Recife foi a cidade escolhida para debater temas exclusivos ao ensino privado brasileiro, muito em função dos dados oficiais do Ideb e da própria rede de ensino do estado.

“A Educação no Nordeste é uma das que mais evoluiu nos últimos anos, fruto de um trabalho consistente e contínuo na rede pública e no ensino privado. Por isso, é importante a Bett Brasil sair do eixo Rio-São Paulo e levar a expertise de seus eventos para essa região, promovendo o diálogo sobre o futuro da educação e também dar destaque para os projetos exitosos das redes locais”, disse Adriana Martinelli, diretora de Conteúdo da Bett Brasil.

Em Pernambuco, estão matriculados mais de 500 mil alunos na educação básica privada (22,6%), ante 77,4% da rede pública, em 2.272 estabelecimentos de ensino particular. Na média, o Ideb do Ensino Fundamental (anos iniciais) é de 5,5, sendo 6,5 na rede particular e 5,1 na pública; no Ensino Fundamental II (anos finais), a média é de 4,8, sendo 6,0 no ensino particular e 4,5, no público municipal, e 4,7, no Estadual. Também no Ensino Médio os índices da rede privada são relevantes: 5,9 contra 4,4 nas escolas estaduais. Outro dado importante de Pernambuco é que dos 86.285 professores, 77% possuem nível superior.

O que esperar dos dois dia de Jornada Bett no Recife

A Jornada Bett terá discussões e palestras em torno do tema central “Gestão escolar e inovação na aprendizagem: como lidar com os desafios?”. A proposta é abrir um diálogo de qualidade sobre os desafios enfrentados por gestores e líderes educacionais e como a inovação pode chegar em suas escolas.

No primeiro dia, a abertura oficial conduzida por dois educadores reconhecidos do cenário educacional de Pernambuco: o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (SINEPE/PE), José Ricardo Dias Diniz, e o professor Luciano Meira, que atua como professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, é professor colaborador da CESAR School (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife) e sócio-fundador da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas.

O presidente do SINEPE acredita que a cultura de inovação na escola deve trazer a experiência ‘mão na massa’ e a colaboração para os ambientes de aprendizagem, com o professor sendo o facilitador de atividades que promovam o conhecimento de forma crítica, criativa, interdisciplinar e multidisciplinar.

“Não há mais espaço para uma gestão centralizadora e autoritária. Quanto maior o fluxo de informações e trocas de experiências entre os membros da equipe gestora, maior a consistência e a corresponsabilidade das decisões tomadas. Isso tudo deve ser sustentado por dados, processos, metas e resultados estabelecidos, com a participação de todos os envolvidos com a gestão”, ressaltou Diniz.

Para Meira, a região de Pernambuco tem vocação para a inovação, um exemplo disso é o Parque Tecnológico do Porto Digital, iniciativa coordenada entre governo, academia e empresas, que possui parcerias em cursos de Ensino Superior. “O Porto Digital que é o primeiro parque caminhável do Brasil no centro histórico da cidade, uma oportunidade de serendipidade, ou seja, de encontrar parceiros entre as mais de 50 startups e empresas e 12 mil pessoas que trabalham lá.”

A Jornada Bett aliará também conteúdos pedagógicos e práticas implementadas por entidades da sociedade civil e por empresas do segmento educacional. A Systemic Bilingual, que faz um trabalho profundo de formação e acompanhamento, tem presença garantida no evento.

“O nordeste do Brasil conta hoje com inúmeras escolas de qualidade. Como em outras regiões do país, um dos grandes problemas é contar com profissionais qualificados e é nesse sentido que vamos apresentar nosso trabalho com foco no desenvolvimento dos professores, e contribuir para minimizar algum problema existente”, disse Vanessa Tenório, diretora e cofundadora da Systemic, e também palestrante da Jornada Bett.

Com a mesma premissa de colaboração para com os professores, Acedriana Vicente Vogel, diretora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, detalha a importância do evento em Pernambuco, com o olhar de quem tem a expertise na região, com mais de 340 escolas parceiras no Nordeste, 64 delas com mais de 20 anos e cinco com mais de 30 anos. “Essa região sempre inspirou a educação brasileira com produções reverenciadas no mundo inteiro como, por exemplo, a produção de Paulo Freire. O protagonismo que hoje se apresenta como um dos pilares do novo ensino médio já era o conteúdo defendido por Paulo Freire na Pedagogia da Autonomia.”, disse a educadora.

Compartilhe: