Skip to main content

Na Coluna Edtechs deste mês, Leonardo Libman traz informações sobre a Edusense, que desenvolve o conceito de lifelong learning na educação corporativa

Há uma relação inversamente proporcional entre o ritmo de aceleração dos avanços tecnológicos e a vida útil das competências adquiridas pelo ser humano. Quanto mais ferramentas inovadoras temos à disposição, menos suas competências adquiridas no passado têm valor.

Quando analisamos esta relação, torna-se necessário evidenciarmos e ampliarmos a importância do conceito da aprendizagem contínua em um mundo em célere transformação. Se as pessoas estão vivendo mais e as tecnologias mudando muito rápido, a única forma de resolver esta equação é a busca incessante por aprendizado constante.

A aprendizagem contínua transforma vidas e vai além da aquisição de novos conhecimentos, ela proporciona a capacidade do ser humano a aprender a aprender. Quando dominamos a arte de estar constantemente aprendendo automaticamente estimulamos nossa capacidade de adaptação a situações novas e desafiadoras. Neste cenário, forjamos uma mentalidade construtiva, onde desafios são detectados como oportunidade de crescimento e erros são percebidos como parte do processo evolutivo.

Diferentemente da educação formal, o mais conhecido como lifelong learning não está restrito a quatro paredes da sala de aula e muito menos se encerra no recebimento de um diploma na festa de formatura. Ele transcende a escolaridade tradicional e baseia-se majoritariamente num aprendizado informal.

Uma das características primárias do aprendizado ao longo da vida é a busca voluntária por conhecimento por motivos pessoais ou profissionais, e ele permite-nos seguir sendo adaptáveis, inovadores e relevantes, aumentando nossa visão holística do mundo e impactando decisivamente
à nossa empregabilidade.

Em um cenário corporativo de rápida transformação, existe a necessidade real e inabalável de fomentar a curiosidade em seus colaboradores para estimular a aprendizagem contínua. Para as organizações continuarem competitivas e relevantes elas devem abraçar genuinamente uma cultura de aprendizagem continuada.

Dados da Association for Talent Development (ATD) comprovam: companhias que investem em programas de treinamentos personalizados para seus colaboradores têm um aumento de 218% em produtividade e atingem margens de lucro até 24% mais altas. Quando a liderança da empresa valoriza, estimula e prioriza o aprendizado contínuo, ela envia uma mensagem poderosa para todos seus liderados. Trata-se de mostrar que a aprendizagem não é uma meta de curto prazo, mas uma jornada ao longo da vida em que todos embarcamos.

A reboque do fomento ao investimento em aprendizado constante no ambiente corporativo, uma edtech superpremiada vem liderando esta transformação. A Edusense, focada em educação corporativa, desenvolveu uma plataforma de experiência de aprendizagem (LXP – Learning Experience Platform) completa, flexível e automatizada.

A startup de tecnologia educacional tem melhorado todo o processo de ensino e aprendizagem digital com personalização e engajamento dos seus usuários. A edtech foi reconhecida como TOP 1 entre todas as categorias no 100 Open Statups 2023, o maior ranking de inovação aberta da América Latina. Além disso, foi premiada pelo segundo ano consecutivo com o primeiro lugar da categoria EdTech.

“Desenvolvemos um produto de última geração a partir da fusão entre uma plataforma de aprendizagem tradicional e a tecnologia da plataforma de experiência de aprendizagem. Dessa forma, unimos dois conceitos numa solução inédita para o mercado. A partir dela conseguimos, por exemplo, reconhecer os gaps de aprendizagem de cada usuário e recomendar o conteúdo adequado para ele”, explicou Vinicius Arakaki, CEO da Edusense.

No mundo corporativo acelerado em que vivemos, é fundamental se manter atualizado com os conhecimentos e habilidades de seu setor. E aqui entra a plataforma de experiência de aprendizagem da Edusense, que revolucionou o jeito de as empresas abordarem a formação dos colaboradores, fornecendo soluções econômicas e personalizáveis para ajudá-los a evoluir na aprendizagem ágil e contínua.

A LXP da Edusense recomenda os conteúdos de acordo com a necessidade de aprendizagem de cada usuário, com soluções completas para a gestão de conhecimento e acompanhamento de resultados por meio de relatórios analíticos. Na educação corporativa, a missão é desenvolver funcionários através de uma plataforma altamente tecnológica, intuitiva e gamificada. Isso torna o processo de aprendizagem mais interessante e altamente engajador para os colaboradores, além de escalável para as empresas.

Treinar e desenvolver profissionais leva as empresas a um melhor desempenho e produtividade. À medida que as instituições se esforçam para a competitividade e relevância, a necessidade de uma força de trabalho bem treinada, adaptável e diversificada torna-se imprescindível. É certo que profissionais que participam dessas ações exigem menos supervisão e orientação, levando a uma maior eficácia organizacional. Tais funcionários também são mais capazes de cumprir suas tarefas, além de atingir as metas e objetivos propostos. Não se trata apenas de exigir dos colaboradores as competências e conhecimentos necessários, mas também de promover uma cultura de aprendizagem e desenvolvimento contínuos.

Conhecimento e educação têm sempre um começo, mas não têm fim.


Para colaborar com as startups que desenvolvem tecnologias para a educação a se aproximarem cada vez mais das instituições de ensino, o Educador21 está formando um “Cadastro de Edtechs”. Se você deseja ver a sua empresa abordada pela Coluna Edtechs, ou gostaria de enviar um pitch para a playlist Pitch – Educador21 do Canal do Educador21 no YouTube, responda a este formulário. Faremos contato o quanto antes!

Compartilhe: