Talk EAD abordou educação a distância e novas tecnologias em evento híbrido realizado pelo Senac-ES no fim de fevereiro
As inovações no mundo da educação estão cada vez mais em expansão. Pensando nisso, o Senac-ES promoveu o “Talk EAD: Inovações Tecnológicas e o Futuro da Educação a Distância”. O evento, que aconteceu no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, no fim de fevereiro, foi realizado de forma híbrida. A transmissão feita pelo Canal do Senac-ES no YouTube permanece disponível neste link para quem perdeu a chance de acompanhar ao vivo.
Com foco no fortalecimento da marca Senac-ES como impulsionador do ensino a distância no mercado capixaba, o seminário trouxe, ainda, as preocupações e as expectativas com o futuro da modalidade diante dos avanços tecnológicos. Segundo o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a tecnologia não está no futuro, mas sim no presente, o que embasa a missão da instituição.
“Esse é o nosso dever como Senac-ES: levar a educação um pouquinho mais longe, para pessoas que não têm tanto acesso. A tecnologia vem ao encontro desse nosso objetivo”, afirmou Schmittel.
O professor e especialista em tecnologia, Romero Tori abriu o encontro com uma palestra que analisou os preconceitos em relação ao EAD, discutiu as metodologias aplicadas nas modalidades de ensino utilizadas atualmente, e ainda permitiu ao público experienciar uma imersão no espaço 3D, através do Meta Quest, que simula um ambiente virtual.
“Ainda há muitos preconceitos em relação ao ensino a distância. Desde de a época em que a educação via correspondência surgiu. Qualquer tipo de problema tende a ser atribuído à modalidade e não é bem assim. Não podemos ter ideias pré-concebidas antes de analisar a situação”, afirmou Tori.
Talk EAD permanece disponível no Canal do YouTube do Senac-ES
Durante o intervalo, enquanto aqueles que estavam assistindo ao seminário de forma presencial tiveram um coffee break, o criador de conteúdo Bruninho Andrade, conhecido por produzir vídeos criativos e dinâmicos nas redes sociais, animou quem acompanhava o evento de forma online, entrevistando os convidados do evento.
Na sequência, o empresário da área de inovação educacional, Otávio Lube, a consultora em tecnologias educacionais, Betina Staa, a coordenadora da Pós-Graduação EAD em Tecnologias na Aprendizagem do Senac em São Paulo, Patrícia Passos, a pesquisadora em aprendizado online, Andrea Filatro, e o professor da Escola Politécnica da USP, Romero Tori, reuniram-se para uma roda de conversa mediada pela coordenadora do Ensino a Distância do Senac-Es, Priscilla Mendes.
“A ideia do evento é reposicionar o Senac Espírito Santo diante da sociedade capixaba. Hoje ofertamos cursos no presencial e pela rede Senac EAD na modalidade a distância. Estamos aqui para dizer que somos um Polo e temos curso superior também no EAD”, disse Priscilla Mendes.
*Texto: Ana Lara Venturini e Layna Cruz / Edição e revisão: Luiz Zardini / Fotos: Senac-ES