Skip to main content

Levantamento coordenado pelo Instituto Significare quer mapear avanços da sustentabilidade das escolas de todo o país

Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao Desenvolvimento Sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da ONU? Os professores conhecem o ODS e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas escolas?  Essas são algumas das perguntas que a Pesquisa “Sustentabilidade nas Escolas do Brasil”, lançada pelo Instituto Significare, se propõe a responder.

A pesquisa é dirigida aos professores e gestores de escolas, públicas e particulares e, ao responder o questionário, os participantes receberão gratuitamente a publicação final contendo os resultados e as melhores práticas mapeadas pela pesquisa. O questionário online ficará disponível neste link até o dia 31 de outubro.

Esta ação do Instituto Significare surgiu a partir da necessidade de se ampliar o conhecimento sobre a presença dos temas relacionados aos ODS na Educação Brasileira. A proposta també é a de conhecer as ações educativas e escolas alinhadas à sustentabilidade, que de alguma forma estão ajudando a realização da Agenda 2030 – um plano global para mundo melhor para todos.

Avanços de sustentabilidade estão previstos pela Agenda 2030 da ONU

Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2030, visando à construção de um mundo melhor para todos e desenvolvido de forma mais sustentável. Os Objetivos – que também são conhecidos como “Agenda 2030” – contemplam necessidades como: erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e saneamento, Energia limpa e acessível, ação contra a mudança global do clima, entre outros.

A partir de estudos sobre as práticas de professores inscritos no Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae, constatou-se que temas ligados à sustentabilidade são muito presentes em projetos da Educação Infantil ao Ensino Superior. A proposta da pesquisa, além de identificar escolas que desenvolvem ações alinhadas à sustentabilidade, é saber como os ODS estão integrados ao currículo e ao dia a dia da sala de aula, de forma prática.

“As respostas do questionário nos fornecerão uma visão ampla de como a discussão sobre o Desenvolvimento Sustentável faz parte do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, permitindo-nos saber: até que ponto os professores e escolas estão alinhados ao tema e as ações no campo da educação endereçadas aos ODS”, disse Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare.

A pesquisa conta com o apoio da Bett Brasil e de outros agentes importantes da Educação, como o Educador21.

Compartilhe: