Skip to main content

Aula inaugural da segunda turma da pós-graduação para formação de international counselors, criada em parceria com a Efígie Academy, aconteceu em 15 de março

Já imaginou como a orientação educacional estratégica pode transformar a trajetória dos seus alunos e da sua escola? Planejar estrategicamente significa tomar decisões e adotar métodos para aprimorar a administração da escola, com base em dados objetivos e métricas reais. Essa abordagem atua em diversos âmbitos – desde o gerenciamento de recursos até o acompanhamento do desempenho dos alunos. E a figura do counselor escolar é fundamental nesse quadro.

O crescimento da profissão de counselor e a tendência do mercado brasileiro em absorvê-los vem sendo abordado pelo educador21 há algum tempo. Por isso, fomos conferir a aula inaugural da Pós-graduação em International Counseling Coordinator, realizada no dia 15 de março, na Facamp. O curso lato sensu é dedicado à formação de counselors especializados em internacionalização da educação básica.

“Esta é uma área muito nova, que vem crescendo muito, absolutamente necessária aqui no Brasil porque as escolas ainda demandam a falta desse profissional que ajuda os alunos não só na orientaçãode carreira, como também na escolha da universidade, apoiando esses estudantes para as melhores universidades do mundo”, explicou Lara Crivelaro, CEO da Efígie Academy.

A formação é fruto de uma parceria entre a instituição e a Efígie Academy, com apoio da Pearson, e está ministrando a sua segunda turma da pós-graduação, até então, inédita no Brasil. “Este curso é importante porque sabemos que a internacionalização inda está engatinhando no Brasil. A Pearson vem amparando várias iniciativas nesse sentido, e para nós é um grande prazer estar neste evento conversando com todos os educadores presentes”, afirmou Angélica Marin, gerente de Desenvolvimento de Negócios na Pearson.

A diplomação tem validade acadêmica no Brasil e conta com acreditações internacionais, garantindo que os participantes tenham acesso a um ensino alinhado às melhores práticas globais. Para ter um panorama do crescimento desse profissional, e a tendência do mercado brasileiro em absorvê-los, leia a matéria ‘O que é counselor escolar’, publicada na seção ‘O que é’ do portal educador21, e assista ao vídeo com Lara Crivelaro para a playlist ‘O que é’ no Canal do educador21 no YouTube.

Como funciona a pós em International Counseling Coordinator

A pós-graduação International Counseling Coordinator é voltada para educadores que desejam atuar como counselors em escolas ou de forma independente, coordenadores e diretores escolares interessados em estruturar programas internacionais, consultores educacionais que trabalham com candidaturas para universidades estrangeiras e/ou profissionais da área de educação bilíngue que desejam expandir suas competências.

O curso é coordenado por Lara Crivelaro e Nicole Ribeiro, especialista na formação de counselors e na implementação de projetos de internacionalização escolar. O programa ainda tem a participação de renomados profissionais da área.

“Um counselor precisa ter curiosidade, empatia e organização. Há milhares de oportunidades no mundo, e carreiras e cursos sempre estão em mudança constante. Então o counselor precisa estar sempre bem informado e sempre investigar; tem que ter curiosidade e a habilidade de pulsar toda a informação para o aluno”, disse Nicole Ribeiro, master counselor da Efígie Academy, e coordenadora da pós-graduação.

O curso International Counseling Coordinator foi criado para capacitar profissionais a atuar no suporte a estudantes que desejam ingressar em universidades internacionais, bem como na implementação e coordenação de programas globais dentro das escolas brasileiras. A primeira turma do curso International Counseling Coordinator iniciou em 2024, Devido ao sucesso do programa, esta nova edição será realizada.

Com um formato híbrido, o curso oferece encontros síncronos mensais, combinando aulas teóricas, estudos de caso e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O curso abrange módulos essenciais para a formação, incluindo “Empreendedorismo criativo: gestão estratégica para programas internacionais nas escolas”, “Navegando em um mundo globalizado: oportunidades acadêmicas e profissionais internacionais” e “Extracurriculares e enriquecimento de currículo: como potencializar o perfil dos estudantes para admissão em universidades internacionais”.

Compartilhe: