Skip to main content

O Educador21 preparou uma grande reportagem sobre educação bilíngue em formato e-book para você guardar e consultar quando quiser

O bilinguismo abre fronteiras culturais, orientando sobre as realidades sociais, políticas e econômicas da nossa “aldeia global”. Se você deseja acessar cultural, comercial e socialmente o mundo, precisa de uma segunda língua se a sua língua nativa não for o inglês — idioma universal há mais de uma centena de anos.

O domínio do inglês permite que pessoas de qualquer lugar do mundo viajem ao Japão, ainda que o país oriental não tenha o inglês nem como segunda língua — porque todas as placas de sinalização no Japão estão escritas em japonês e em inglês. E isso acontece na França, na Alemanha e em muitos outros países no mundo inteiro.

“Mas ainda que um bom curso de inglês te entregue bilíngue para o mundo, ele não te deu uma educação bilíngue. Isso porque a educação bilíngue é uma imersão cultural, moral, técnica e científica”, ponderou Juliano Costa, vice-presidente Latam de Produtos Educacionais da Pearson, empresa líder em aprendizagem no mundo. 

É fato que a educação bilíngue, alvo de diversas dúvidas e vertentes teóricas, vai muito além da questão linguística. Trata-se de um tema que envolve aspectos históricos, ideológicos, políticos, interesses pessoais e sociais. E todas essas variações e questões complexas que permeiam o assunto refletem no entendimento sobre como funciona a educação bilíngue, quais são seus objetivos e orientações, os tipos de programas e, até mesmo, a sua eficácia.

Pensando em esclarecer o máximo de questões referentes a essa modalidade de ensino, o Educador21 decidiu editar uma grande reportagem sobre o assunto em formato para download: o ‘E-book Educação Bilíngue’. E, melhor ainda, incluímos o resultado de todo esse trabalho na nossa seção ‘O que é’

O que você vai encontrar no ‘E-book Educação Bilíngue’

Apesar de a educação bilíngue ter se popularizado ao longo dos últimos anos, ainda é novidade para muitas famílias. E existem algumas dúvidas sobre esse tema até mesmo entre os educadores, o que acaba gerando inseguranças em torno da metodologia.

Fomos ouvir fontes relevantes do setor para montar esta grande reportagem em formato de e-book gratuito para download.

O ‘E-book Educação Bilíngue’ é formado por sete capítulos:

– O que é Educação Bilíngue
– Principais características da Educação Bilíngue
– Benefícios da Educação Bilíngue
– A BNCC e a Educação Bilíngue
– Tecnologias e metodologias ativas na Educação Bilíngue
– Escola pública bilíngue: é possível?
– Conheça o Programa Fluentize, da Pearson

Com esta matéria especial, o Educador21 espera contribuir para esclarecer e ressaltar as vantagens da educação bilíngue.

Afinal, o que é Educação Bilíngue?

Desde 1996, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina a obrigatoriedade do ensino de ao menos uma língua estrangeira nas escolas. Em 2017, a partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de inglês se tornou obrigatório, e em 2021, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020), que aguarda homologação do MEC (Ministério da Educação).

Nesse cenário, o mercado de escolas internacionais bilíngues segue numa tendência positiva de crescimento notadamente desde 2014, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Ensino Bilíngue (Abebi). Mas antes da BNCC, as pessoas relacionavam o processo de internacionalização exclusivamente ao ensino superior.

“Lembro a primeira em vez que falei da internacionalização da educação básica e me responderam que não existia. A Base deu início a essa mudança, mas vale lembrar que ainda estamos no começo. Quando saber duas línguas se tornar algo comum, o próximo passo será o aumento do repertório cultural e o foco em habilidades para a vida”, disse Carol Stancati diretora da Red Balloon English Solutions, empresa que oferece soluções educacionais para o ensino de inglês dentro da escola voltada para educação básica.

Com uma experiência de mais de dez anos de como professora e assessora pedagógica em Língua Inglesa, Carol Stancati emprestou sua expertise no setor para o vídeo que integra a reportagem do Educador21 — disponibilizado tanto no e-book quanto no nosso canal no YouTube. Aperte o play e assista!

VIDEO

YouTube player
Compartilhe: