A 21ª edição do Prêmio de Educação do Instituto Alpargatas reconhece estudantes e profissionais da educação pública dos municípios parceiros
O Instituto Alpargatas, braço de responsabilidade social da Alpargatas e signatário do Pacto Global das Nações Unidas, está com inscrições abertas para a 21ª edição do Prêmio de Educação nas categorias Aluno Nota 10 e Educador Nota 10. As inscrições devem ser realizadas online, pelo preenchimento dos formulários disponibilizados na página oficial do Instituto no Instagram.
A premiação, criada pelo Instituto Alpargatas e entidades parceiras, ocorre desde 2003. O objetivo é identificar, valorizar e divulgar experiências de aprendizagem inovadoras e de qualidade das escolas públicas municipais de ensino fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos) atendidas pelos Programas de Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura.
“Para nós, o Prêmio de Educação é uma demonstração do impacto transformador da educação de qualidade. É uma forma de reconhecer e valorizar aqueles que, diariamente, fazem a diferença em suas escolas e comunidades, acreditando que o conhecimento é a chave para um futuro melhor”, afirmou Berivaldo Araújo, diretor do Instituto Alpargatas.
Municípios parceiros – As escolas públicas municipais atendidas pelos Programas de Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura – ambos do Instituto Alpargatas –, estão localizadas nas zonas urbana e rural dos estados da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais:
- Alagoa Nova, PB
- Bananeiras, PB
- Cabaceiras, PB
- Campina Grande, PB
- Carpina, PE
- Caturité, PB
- Guarabira, PB
- Ingá, PB
- Itatuba, PB
- João Pessoa, PB
- Lagoa Seca, PB
- Mogeiro, PB
- Montes Claros, MG
- Queimadas, PB
- Santa Rita, PB
- Serra Redonda, PB
Confira mais detalhes da disputa em cada categoria
As práticas pedagógicas vencedoras serão divulgadas nas redes sociais e/ou outros meios de comunicação oficial, promovido pelo Instituto Alpargatas. A premiação acontecerá durante o Seminário Nacional de Educação e/ou em outro evento oficial realizado pelo IA, em data e local a serem definidos.
“É um momento para destacarmos as iniciativas pedagógicas inovadoras e de qualidade desenvolvidas por profissionais de Educação Pública que contribuem para o aprendizado dos alunos“, disse o diretor do Instituto Alpargatas.
Para efetuar a inscrição, devem ser observados alguns requisitos: o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e criativas, comprovadas de maneira presencial e/ou híbrida, que contribuam para a recomposição e a melhoria da aprendizagem escolar; a comprovação por meio de gráfico comparativo (obrigatório); e a contemplação à prototipação e territorialização dos ODS – Agenda 2030.
As inscrições devem ser efetuadas até o dia 30 de setembro. Confira, a seguir, outros detalhes da premiação em cada categoria.
Categoria Aluno Nota 10 – Voltada exclusivamente para os alunos das escolas de ensino fundamental regular (1º ao 9º ano) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) vinculadas aos Programas Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura, a categoria busca incentivar um melhor desempenho escolar, cabendo à cada escola participante selecionar dez “Alunos Nota 10” para receberem o reconhecimento.
Para serem elegíveis, os indicados precisam atender a critérios mínimos, como desempenho escolar comprovado por boas médias ou conceitos, participação ativa em atividades sociais, culturais e esportivas promovidas pela escola, frequência mínima de 85% com assiduidade nas aulas, além de demonstrar disciplina nas relações com familiares, comunidade escolar e respeito ao patrimônio público.
“Nosso objetivo é reconhecer os estudantes, destacando aqueles que se envolveram integralmente em atividades sociais, culturais e esportivas, além de valorizar aspectos como maior frequência, desempenho e disciplina. Quando a criança está envolvida com a escola, todos que fazem parte do dia a dia ficam envolvidos também”, destacou Araújo.
Categoria Educador Nota 10 – Voltada para os profissionais da educação, a categoria Educador Nota 10 tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas transformadoras, inovadores e de qualidade promovidas pelos educadores das escolas públicas municipais de ensino regular e EJA atendidas pelos Programas Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura.
O educador que leciona em uma das escolas municipais parceiras e que tem interesse em participar deverá fazer a inscrição online do seu projeto, que será, então, avaliada por um colegiado permanente, composto por, no mínimo, 3 (três) participantes, de acordo com o regulamento do prêmio. Uma vez aprovada pelo colegiado permanente, a iniciativa será, então, avaliada pela Banca Avaliadora, formada pela equipe do Instituto Alpargatas, PNUD, UFPB, SENAI e demais convidados.