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Inscrições para o Projeto Liga STEAM permanecem abertas até 28 de junho. Uma live no dia 27 trará informações aos professores interessados

Duas gigantes do mundo corporativo brasileiro, a ArcelorMittal, a maior empresa de aço do mundo, e o Banco do Brasil, o maior banco do país, pretendem formar, em 2023 e 2024, até 5 mil professoras e professores brasileiros de escolas públicas da Educação Básica na abordagem educacional STEAM. As duas gigantes firmaram uma aliança social em prol da educação, e pretendem investir R$ 6 milhões no setor nos próximos dois anos por intermédio do Projeto Liga STEAM.

“O objetivo da aliança é deixar um legado benéfico e duradouro para a educação brasileira. Nossa expectativa é ampliar a escala da formação em STEAM e esperamos que, depois da formação, esses milhares de professores continuem a utilizar a abordagem em sala de aula. Com esse projeto pretendemos preparar melhor os estudantes para a vida e para o mercado de trabalho”, disse Herik Marques, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal.

A Fundação Banco do Brasil já tinha como destaque o eixo “Educação Para o Futuro” entre seus programas estruturados. Por isso, a adesão ao Liga STEAM aconteceu de forma natural. “Não poderíamos ficar de fora desta ação inovadora, que valoriza a experimentação, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. Acreditamos no poder transformador da educação e reforçamos, com essa parceria, nosso compromisso de investir no futuro das novas gerações, no futuro do nosso país”, afirmou Rogério Biruel, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB.

A Liga STEAM foi criada em 2022 pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros e somar forças para melhorar a educação do Brasil. Já é considerada um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país. Somando-se o total dos professores formados em 2022, as duas fundações almejam fechar o triênio 2022-2024 com quase 8 mil professores formados na abordagem STEAM, que trabalham em sala de aula com mais de 250 mil estudantes de todo o país.

Para quem aida tem pouca informação a respeito, a abordagem STEAM promove a aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos pelos alunos, sob orientação dos professores e professoras, e trabalhando de forma coletiva. Os alunos avaliam e propõem soluções para questões sociais, econômicas e ambientais de suas comunidades, com o uso de conhecimentos e habilidades das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (daí, o acrônimo em inglês, STEAM).

Por suas características, a abordagem contribui com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de forma significativa. Este ano, o Projeto Liga STEAM foi ampliado para todas as escolas da rede pública de Educação Básica do país, incluindo as escolas de Educação Infantil a partir da faixa etária de quatro anos. Como instrumento de mobilização e adesão de professoras, professores e alunos, o projeto inclui o Prêmio Liga STEAM, pelo qual as escolas concorrem a prêmios, incluindo laboratórios de robótica e brinquedotecas.

Objetivo do Projeto Liga STEAM é criar referências para disseminar a abordagem

O Projeto Liga STEAM conta com a coordenação pedagógica da Tríade Educacional, referência nacional nessa abordagem educacional, e com a coordenação técnica da AVSI Brasil, articuladora de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. Na formação de Redes Públicas do Liga STEAM, os professores recebem uma formação online de 50 horas para viabilizar a implementação da abordagem STEAM em sala de aula. Entre os conteúdos da formação estão o contato com metodologias ativas de aprendizagem como a ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos), Design Thinking e práticas que estimulam o pensamento computacional.

O projeto também trabalha para constituir, a cada ano, um grupo de 50 professoras e professores referência em STEAM que se dedicarão à disseminação dessa estratégia pedagógica por meio de estudos e pesquisas e em suas redes de influência, sejam elas públicas ou privadas. O grupo de 2022 foi formado por meio de seleção pública em vários estados brasileiros. Outros 100 professoras e professores serão selecionados em 2023 e em 2024 em todo o país.

“Fomentar a educação em STEAM não é só para disseminar o interesse dos estudantes em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, mas formar cidadãos críticos, preparados para enfrentar os desafios complexos de um mundo conectado”, explicou Lilian Bacich, da Tríade Educacional, instituição responsável pela coordenação pedagógica do projeto.

“Parcerias que envolvem os setores privado e público, a academia e o terceiro setor valorizam e integram competências, capacidades, recursos e capital relacional desses diferentes segmentos da sociedade, potencializando a qualidade dos projetos, dando-lhes maior escala e maior impacto social”, disse Jacopo Sabatiello, diretor vice-presidente da AVSI Brasil, responsável pela aproximação das fundações da ArcelorMittal e do Banco do Brasil em torno do projeto.

Prêmio Liga STEAM: inscrições abertas até 28 de junho

As inscrições para o Prêmio Liga STEAM 2023 permanecem abertas até o dia 28 de junho. Serão premiados projetos desenvolvidos pelos alunos para resolver questões relevantes em suas comunidades. De qualquer maneira, não é preciso ter um projeto pronto para se inscrever. Professoras e professores poderão se preparar com uma exclusiva formação STEAM, realizada pela Tríade Educacional, oferecendo condições para a concepção e o desenvolvimento dos projetos com seus alunos, que devem ser apresentados até o dia 9 de julho.

Interessados também terão acesso a uma live, no dia 27 de junho, para se informar sobre o prêmio e a abordagem educacional STEAM. Mais informações estão disponíveis no site Liga STEAM – onde são formalizadas as participações – e ainda podem ser encontradas no vídeo Prêmio Liga STEAM 2023 – YouTube.

As escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e as do Ensino Médio serão premiadas com um laboratório de robótica em cada categoria. A escola vencedora de Educação Infantil a partir de 4 anos e turmas até o 2º ano do Ensino Fundamental constituem a categoria que receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares de cada categoria, os prêmios são em dinheiro (a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas).

Em 2022, o Prêmio Liga STEAM atraiu 1.800 professores que, por meio de seu trabalho em sala de aula, envolveram mais de 30 mil alunos da Educação Básica, resultando na apresentação de cerca de 400 projetos.

No ano passado, a vencedora na categoria Ensino Fundamental foi a Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, de Piracicaba (SP), cujos alunos idealizaram um parque público a ser construído em área ocupada por um terreno baldio ao lado da escola e que era usado como lixão. No Ensino Médio, ganhou o Instituto Federal Sul-rio-grandense, de Sapucaia do Sul (RS), com um projeto de hortas comunitárias sustentáveis e de baixo custo.

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