Skip to main content

Em busca de se reinventar e ter alunos mais engajados com suas aulas, muitos educadores estão se tornando ‘professor influenciador’

A Educação mudou muito nos últimos anos, e continua a se transformar o tempo todo. O velho modelo baseado apenas no “giz e lousa” — com o professor que ensina e o aluno que apenas absorve o conteúdo de forma passiva e sem nenhum senso crítico — está ultrapassado e não atende à necessidade do mundo atual. Diante disso, tanto as escolas quanto os professores têm buscado se atualizar constantemente.

Mas se antes a única forma de obter conhecimento era visitando uma biblioteca, atualmente a internet possibilita o acesso ilimitado à informação, tornando o jovem de hoje muito mais curioso e questionador. O professor, então, saiu em busca de se reinventar.

A nova realidade da Educação exige novas estratégias pedagógicas. E essa reinvenção passa pelo uso de plataformas como o YouTube, o Instagram e, mais recentemente, o TikTok como forma de despertar o interesse dos jovens e servir como ‘isca’ para que compreendam os conteúdos, apresentados de forma interativa e leve, para depois se aprofundarem em outros conceitos de cada disciplina”, disse o professor Daniel Ferretto, maior influenciador de Matemática da América Latina, com 2,96 milhões de seguidores no Youtube

Fundador da plataforma Professor Ferretto, o educador garante que o segredo do professor influenciador de sucesso é “se atualizar e ser criativo, usando a internet como uma aliada para ensinar os conteúdos de sua disciplina”, e buscar “maneiras claras e objetivas de passar conhecimento, utilizando linguagens como vídeos curtos, recursos audiovisuais e outras formas diferenciadas de atingir o público jovem”.

Mudanças impulsionadas pela pandemia e pelo Novo Ensino Médio

O “boom” de perfis de ‘professor influenciador’ também ganhou força devido à implementação do Novo Ensino Médio — atualização do sistema curricular em que a divisão por áreas de conhecimento permite ao estudante ter mais autonomia. Isso porque o aluno será protagonista de seu próprio aprendizado, podendo optar por dar maior enfoque às disciplinas e áreas com as quais possui maior afinidade.

Outra mudança importante é o chamado Projeto de Vida, que passa a ser obrigatório em todas as escolas, e faz com que os estudantes desenvolvam habilidades como autonomia, cooperação, empatia, independência, responsabilidade, respeito e pensamento crítico em relação ao mundo ao seu redor.

“O novo modo de aprender e de ensinar já se reflete nas escolas, com o Novo Ensino Médio. E a tendência dos professores influenciadores, que ensinam usando as redes sociais e outros recursos digitais, também é consequência do novo perfil do aluno, que a cada dia mais ‘toma as rédeas’ de seu próprio processo de aprendizagem”, explicou Ferretto.

Plataformas de estudos registram crescimento

Dentro dessa tendência, um número cada vez maior de alunos opta por estudar online, e as edtechs vem registrando amplo crescimento nos últimos anos. A pandemia de covid-19 foi outro “impulso”, já que muitas escolas passaram a oferecer aulas online e, mesmo superado o período mais crítico da crise sanitária, um grande número de instituições decidiu adotar o modelo híbrido de ensino.

“Um número cada vez maior de estudantes opta pelas aulas remotas. É uma tendência que já vinha sendo notada nos últimos anos, e que ganhou ainda mais força após a pandemia. Registramos um aumento de 50% em nossa base de alunos desde 2020, quando a pandemia começou, e hoje contamos com 50 mil estudantes. É um número muito expressivo, e continuamos em curva ascendente, em franco crescimento”, disse Ferretto, acrescentando que, até o final de 2022, a expectativa é crescer 25%.

A plataforma Professor Ferretto oferece aulas de todas as disciplinas do Ensino Médio, com foco em quem vai fazer a prova do Enem e prestar Vestibular. O aluno pode ainda optar por conteúdos específicos — como questões discursivas voltadas para quem se prepara para um vestibular com duas fases.

“Nosso maior objetivo é oferecer educação de qualidade. O principal foco hoje são os estudantes do Ensino Médio, os que vão fazer o exame do Enem e os vestibulandos. Para nós, mais importante do que o lucro, é disponibilizar aulas ‘de ponta’ e de fato auxiliar esses alunos. Queremos fazer a diferença na vida desses jovens, que irão moldar o futuro do país, trata-se até de uma questão social, de cumprir nossa função com a sociedade”, explicou o especialista.

Conheça Perfis de ‘professor Influenciador’ com destaque nas redes sociais
Professor Rennó – História, Sociologia e Filosofia

O influenciador Pedro Rennó ensina conteúdos das matérias de História, Sociologia e Filosofia. Em seus vídeos no YouTube Parabólica ele traz os conteúdos de maneira descontraída, assim como faz explicações de questões atuais em seu Instagram.

 

Professora Juliana Maester – Espanhol

Com conteúdos dinâmicos, entre eles vídeos no canal do YouTube Vamos hablar espanhol Vamos a Hablar Español e posts em seu Instagram, a influenciadora Juliana Maester busca ensinar seus alunos com técnicas para fazer o espanhol grudar na cabeça e mostrar o que mais chama atenção no idioma.

 

Professor Michel – Química

Por meio de seu canal no YouTube Café com química, o professor Michel Arthaud faz resoluções de questões de vestibulares anteriores, e revisões para se preparar para as próximas provas para ingressar na universidade. Em seu Instagram, o docente e influenciador também compartilha curiosidades sobre a disciplina.

Compartilhe: