Skip to main content

Projeto SegueOsProfes aposta no poder das redes sociais e reúne artistas para atrair a atenção dos jovens para a carreira docente

A partir de uma investigação para entender melhor o que os jovens pensam sobre a carreira de professor, o Instituto Península e o Movimento Profissão Docente realizaram, em 2021, a pesquisa “A percepção dos jovens sobre a profissão docente”. Foram ouvidos 1.600 estudantes do Ensino Médio, Técnico e Magistério sobre a profissão e a carreira.

O estudo identificou, entre outros resultados, que 34% dos jovens já consideraram ser professor, mas desistiram, resultando em apenas 5% dos entrevistados com interesse em trabalhar com Educação.

Para mudar este cenário, o Movimento Professor Docente, com o apoio do Instituto Península, Instituto Unibanco, Instituto Natura, Fundação Lemann e Itaú Social lançou o SegueOsProfes  O projeto é uma mobilização que visa potencializar o prestígio da profissão professor, disseminar informações relevantes sobre o tema e apresentar aos estudantes as oportunidades que a carreira oferece.

“Sabemos do impacto que um bom professor pode ter na vida das crianças e dos jovens em fase escolar, e o quanto esses profissionais são essenciais para o desenvolvimento não só acadêmico, mas pessoal e cultural de uma sociedade. Ainda assim, a profissão de professor não é suficientemente atrativa para os jovens brasileiros. Nosso desafio é atrair e engajar os jovens para a escolha da carreira docente”, explicou Haroldo Rocha, Coordenador Geral do Movimento Profissão Docente.

Ações nas redes sociais buscam disseminar a importância da profissão

Pelas redes sociais, o projeto busca dialogar com os jovens que estão na etapa do Ensino Médio. Essa fase é muito importante na vida dos estudantes, pois é marcada, entre outros fatores, pela escolha profissional. Para realizar ações que atinjam e atraiam os jovens, o projeto convidou artistas que tiveram a carreira impulsionada e inspirada pela atuação de professores ao longo da vida.

“A ideia é levar o ‘SegueOsProfes’ para o Instagram, TikTok e Twitter justamente para chamar a atenção desse público com provocações que os façam refletir sobre seus futuros, abrindo espaço de debate para que eles explorem seus interesses. Com isso, queremos mostrar a eles a carreira de professor, derrubar mitos, falar dos potenciais dessa profissão e o quanto ela pode ser promissora”, disse Haroldo Rocha.

A ação “feat. dos feats” traz artistas e professores que vão contribuir com relatos sobre suas realidades e afinidades com a profissão, mostrando como foram suas trajetórias e de que forma se descobriram na carreira. Por meio dessas experiências compartilhadas, o “SegueOsProfes” busca criar uma conexão com a realidade dos jovens, mostrando que bons professores geram impacto nas próximas gerações e, consequentemente, no futuro de um país.

A próxima fase do projeto trará conteúdos voltados para os gestores e professores, com atividades, reflexões e dinâmicas para inspirá-los a abordarem a temática na sala de aula, para que os jovens se vejam protagonistas do planejamento de seus futuros e se vejam aptos a realizações em prol de seu projeto de vida.

Compartilhe: