Skip to main content

Exclusivo para escolas, professores e educadores, o Programa Prolata Escolas esteve presente em mais de 500 instituições desde 2020

Redes de ensino de todo o território nacional podem aderir ao Programa Prolata Escolas, uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com coordenação e patrocínio da Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas. Criada em 2012, a Prolata Reciclagem agora encontra-se ativa nas cinco regiões do Brasil.

O objetivo é estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Desde 2020, a associação oferece capacitações para educadores com objetivo de conceituar, construir e ampliar o conhecimento sobre temas que vão desde Mudanças Climáticas a Economia Circular. A participação é gratuita e exclusiva para escolas, professores e educadores.

“Sabemos que é por meio da educação que poderemos fazer a diferença e transformar o ambiente no qual estamos inseridos. É a partir do conhecimento passado nas escolas e para os jovens que a necessidade de reciclagem, de boas práticas e de logística reversa para resíduos se tornarão enfatizadas e parte do dia a dia de todos”, disse Thais Fagury, presidente-executiva do Prolata Reciclagem.

A capacitação visa conscientizar a respeito dos problemas ambientais e auxiliar na preservação do meio ambiente. O conceito para educação ambiental foi pontuado pela primeira vez em 1975, na Carta de Belgrado, considerada um importante passo para as causas socioambientais. Ainda, considera-se esta área de ensino como essencial para garantir o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Por conta disso, a Prolata Reciclagem incentiva o diálogo, o conhecimento e a aplicação dos conceitos a respeito nas escolas do Brasil, especialmente para educação infantil e ensino fundamental, durante todo o ano. As oficinas de formação disponibilizadas pelo programa têm de 30 a 40 horas de duração e apresentam conteúdos sobre mudanças climáticas, economia circular e educação para consumo consciente. As capacitações são certificadas e valem para progressão de carreira. Para mais informações sobre o Programa Prolata Escolas, entre em contato diretamente pelo e-mail tullio@prolata.com.br

Compartilhe: