Skip to main content

A partir de 21 de novembro, os 10 finalistas da competição serão submetidos à última etapa da disputa, com as votações do Júri Popular

Os 10 projetos finalistas da 11ª edição do Solve For Tomorrow Brasil entram, esta semana, em uma nova e última etapa da competição. Nesta fase, cada equipe finalista produz um vídeo para explicar em detalhes a ideia do projeto desenvolvido ao longo do programa. Esses conteúdos são publicados no site oficial do Solve For Tomorrow para ajudar o público a escolher o seu favorito nas votações do Júri Popular, abertas a partir do dia 21 de novembro. Até lá, os finalistas continuam participando de mentorias com os especialistas do programa, a fim de aplicar possíveis melhorias aos seus projetos.

“Conhecer os finalistas é sempre um momento muito importante de celebração do resultado alcançado por essas 10 equipes. É também um momento importante de lembrar que na Educação todos ganham, e reconhecer os esforços de todos os estudantes e professores que participaram do programa este ano”, disse Helvio Kanamaru, Diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina.

A edição brasileira do Solve for Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), ONG Todos pela Educação e da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O Solve For Tomorrow é uma iniciativa que segue a visão global de Cidadania Corporativa da Samsung: ‘Together for Tomorrow! Enabling People’, que busca o desenvolvimento de jovens para que alcancem seu pleno potencial e se tornem agentes de transformação positiva na sociedade. Em sua 11ª edição, o Solve For Tomorrow Brasil registrou um aumento de 19% no número de projetos inscritos – em comparação ao ano anterior. A iniciativa também teve crescimento no número de professores e alunos inscritos, com uma adesão 42% e 10% maior do que em 2023, respectivamente, e no número de escolas cadastradas em 22%.

“Ao oferecer atividades formativas e de aprofundamento às equipes, por meio da mentoria, o Solve For Tomorrow Brasil contribui para a promoção de equidade e qualidade na educação pública brasileir. É muito gratificante observar a dedicação das equipes ao longo desse processo. Quero registrar nossos parabéns a todos que chegaram à etapa de semifinalistas e, agora, às equipes que passaram à fase final”, acrescentou Beatriz Cortese, diretora-executiva do Cenpec.

O programa Solve for Tomorrow está presente em 66 países no mundo. Na América Latina, o programa já alcançou mais de 354 mil alunos e professores de escolas públicas de 22 países desde 2014. As práticas pedagógicas de destaque de vários países da região estão disponíveis no site Solve for Tomorrow LATAM. O Solve for Tomorrow está no Brasil desde 2014. No total, a iniciativa já envolveu 179 mil estudantes, mais de 39 mil professores, e mais de 7.500 escolas públicas.

Confira os 10 finalistas da 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil

Com coordenação geral do Cenpec no país, o programa global de cidadania corporativa da Samsung é conhecido por estimular alunos e professores de escolas públicas a criarem soluções inovadoras, por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), considerando demandas reais da sociedade em que vivem.

O Sudeste foi a região com mais projetos selecionados na etapa final da edição, com um total de cinco equipes finalistas. O Nordeste, sempre em destaque nas edições mais recentes do programa, ficou em segundo lugar entre as regiões com mais projetos na final, sendo quatro no total. Já o estado com maior número de finalistas foi São Paulo, com equipes dos municípios de Franco da Rocha, Itatiba, Piracicaba e São Carlos.

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem se destacado entre os projetos semifinalistas e finalistas do Solve For Tomorrow, e nesta 11ª edição não foi diferente. Além da sustentabilidade, saúde também foi um tema de destaque entre os dez selecionados. São oito projetos finalistas com esse tema, sendo quatro com cada uma delas. Confira:

Escola Técnica Estadual (ETEC), Itatiba, SP

  • Bio cimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas

Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, Serrinha, BA

Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, Itaitinga, CE

  • Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos

Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, Carnaíba, PE

  • InfoLadies – Sustentabilidade e Nanotecnologia

Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha, São Carlos, SP

  • Jaci Indicador da Saúde da Mulher

Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, Manacapuru, AM

  • MPB: Membrana Polimérica Biodegradável Multifuncional para Tratamento de Água

Escola de Ensino Médio Em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, Cascavel, CE

  • Pharmakos

Escola Técnica Estadual (ETEC) Cel Fernando Febeliano da Costa, Piracicaba, SP

  • Plane M’s 441: Monitoramento e Mapeamento Inteligente de Riscos Urbanos

Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) 441 Mané Garrincha, Magé, RJ

  • Projeto H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation

Escola Estadual Profa. Iraci Sartori Vieira da Silva, Franco da Rocha, SP

Cronograma:

  • 21 a 29 de novembro: Votação pelo Júri Popular
  • Até 29 de novembro: Mentoria para as 10 equipes finalistas
  • 29 de novembro: Apresentação dos projetos para a Banca Julgadora
  • 3 de dezembro: Resultado dos vencedores da 11ª edição

Compartilhe: