Skip to main content

A solução integra um pacote de tecnologias criado pela Evolucional, o Evo Jornada, que ajuda a otimizar a rotina de professores e alunos

A Evolucional, edtech que atua em mais de 3 mil escolas brasileiras com simulados e avaliações, desenvolveu uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) para apoiar o processo de correção de redações nas instituições de ensino. Como parte de um conjunto de novas tecnologias para colégios, que proporcionarão uma jornada para educandos, foi desenvolvido um robô que utiliza Inteligência Artificial (AI) para otimizar o processo de correção dessas provas.

“A produção textual dos alunos é uma das atividades que demanda volume de trabalho e de tempo em uma escola. O fluxo de textos costuma ser grande e o controle dos prazos de correção é complexo. Com essa nova tecnologia, a escola não vai substituir os corretores humanos, mas oferecerá a eles um importante apoio tecnológico que trará maior velocidade e ganho de qualidade para as correções das redações”, disse Vinícius Freaza, sócio-diretor da Evolucional.

Assim como no Enem, onde tradicionalmente dois avaliadores recebem uma mesma redação para corrigir o texto do candidato, o robô do Evo Red poderá ser utilizado pelas escolas como o segundo avaliador. “A escola terá à sua disposição opções de configuração em que os professores poderão fazer a sua correção a partir da correção prévia do robô, o que trará ganho de tempo para esses professores. Além disso, essa correção prévia pode ser disponibilizada ao aluno instantaneamente, até que a correção final dos professores seja realizada, diminuindo a ansiedade dos alunos que por vezes precisam esperar semanas para terem seu texto corrigido”, explicou Freaza.

Fundada em janeiro de 2014, a Evolucional é uma startup de educação baseada em dados e evidências. A edtech entrega soluções educacionais e tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas através de dados e processos estruturados. Como carro-chefe, o Simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação da empresa utiliza a metodologia conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), e atinge uma precisão de 99,7% do resultado do exame oficial. Só em 2020, a empresa aplicou mais de 1,3 milhão de simulados. Foi premiada com o selo Great Place To Work entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no estado de São Paulo.

Confira o que é encontrado no pacote Evo Jornada da Evolucional

O conjunto de tecnologias integradas criado pela Evolucional, chamado de Evo Jornada, vai possibilitar que escolas tenham um banco de dados a respeito de seus alunos, gerado por diversas avaliações com questões calibradas, propostas de atividades e métricas de correção.
 A empresa é conhecida por já ter aplicado mais de 4 milhões de simulados idênticos ao Enem para mais de 2 milhões alunos no Brasil, recurso que permite gerar dados precisos sobre a aprendizagem enquanto o estudante treina para o mais importante exame do Ensino Médio.

Além dos simulados do Enem, no Evo Enem aplicados nas escolas parceiras nas versões impressa e digital, que cria a mesma experiência que o exame aplicado pelo Inep, a edtech também desenvolveu uma ferramenta que vai gerar provas para serem aplicadas em diversas disciplinas nas escolas. Com o Evo Provas, os professores poderão criar avaliações automaticamente, apenas selecionando assuntos que querem avaliar, com a possibilidade de incluir questões próprias se desejarem.

“O que antes o professor levava muito tempo para fazer, invariavelmente em turnos extras de trabalho, o nosso sistema mesmo fará com poucos cliques. Além disso, os coordenadores e gestores das escolas contarão com um sistema de gestão de todas essas avaliações, que irá gerar dados comparativos detalhados e de desempenho desses alunos, por exemplo”, explicou Freaza.

Já o Evo Red é um programa de jornadas temáticas de redação e que conta com um apoio de Inteligência Artificial, onde um robô fará uma correção prévia dos textos produzidos pelos alunos. “Sabemos da importância de uma boa redação não apenas para os processos seletivos, mas também para formação de um cidadão consciente, para desenvolvimento da criticidade e da capacidade de argumentação. Com essa plataforma, além de disponibilizar os temas importantes e que são tendências no Enem, como Meio Ambiente, Violência e Preconceito, Cultura e Direitos Sociais, a ferramenta vai auxiliar os professores na hora da correção das provas”, explicou Freaza.

Outra importante criação da Evolucional na Evo Jornada traz a possibilidade de a escola criar o seu próprio simulado Enem. O Enem Fit personalizao teste de acordo com o planejamento pedagógico. O Evo Nitro, por sua vez, é uma plataforma adaptativa alimentada pelos dados de todas as avaliações dos alunos. Para o sócio-diretor da empresa, o algoritmo do Nitro entende as lacunas e necessidades dos alunos, e oferece conteúdos adaptados para cada um, a partir de uma trilha de aprendizagem totalmente personalizada às particularidades de cada estudante. De acordo com Freaza, nessa retomada do ensino presencial será preciso observar as novas necessidades e dificuldades separadamente de cada estudante.

Compartilhe: