Skip to main content

Encontro no Insper reúne líderes da educação para transformar aprendizados da Ásia em propostas práticas de inteligência artificial aplicadas ao contexto brasileiro

O Summit Explore IA na Educação reune, nesta terça, 18 de novembro, especialistas, gestores e pesquisadores para debater como a inteligência artificial pode acelerar transformações estruturais na educação brasileira. O encontro, realizado no Insper, em São Paulo, busca traduzir em caminhos práticos e aplicáveis ao contexto nacional os aprendizados trazidos da China e da Coreia do Sul pela Missão Explore Ásia 2025.

“Não queremos apenas falar sobre IA na educação, mas criar caminhos aplicáveis”, afirmou Guilherme Rodrigues Alves, fundador da Explore e curador do encontro. “O uso de inteligência artificial para sistematização dos debates garante que a inteligência coletiva seja transformada em propostas úteis para escolas, redes e governos.”

O Summit é uma correalização da Explore e do Insper. Conta, ainda, com o patrocínio da Samsung e o apoio da Abraspe, Abreduc e I2AI, fortalecendo o diálogo entre diferentes atores do setor educacional brasileiro e o compromisso de ampliar o alcance do evento a diferentes públicos.

“No Insper, temos buscado não apenas acompanhar, mas liderar e acelerar a integração da inteligência artificial à educação. Exemplo disso são iniciativas como a Comunidade de Aprendizagem em IA, lançada em 2024, e o acordo inédito firmado com a OpenAI, em agosto”, disse Guy Cliquet do Amaral Filho, gerente executivo da área de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (DEA) do Insper.

São esperados mais de 400 participantes presenciais, além da transmissão on-line. O Summit objetiva se estabelecer como um dos principais espaços do país para discutir ética e equidade, currículo e avaliação, formação docente e regulação da IA. A proposta é democratizar o acesso e ampliar a participação dos diferentes públicos interessados em inovação educacional.

Leitores e leitoras do educador21, apoiador e parceiro de produção de conteúdo do evento, têm 10% de desconto em qualquer modalidade de ingresso (premium pass, day pass ou online). Basta inserir o cupom EDUCADOR21 no finak da sua compra. Também será possível acompanhar nossa ampla cobertura do Summit Explore IA na Educação pelas nossas redes sociais, onde traremos todos os insights dos temas em alta nas discussões em real time.

O Summit vai debater ética, currículo, formação e regulação

A programação foi desenhada como uma jornada imersiva, que articula painéis temáticos, workshops práticos, talks de impacto, sessões de bem-estar, exposição de soluções e gravações de podcasts ao vivo. Cada formato se complementa, formando um sistema contínuo de análise, síntese e cocriação de propostas.

O encontro será estruturado em quatro grandes eixos que refletem os principais desafios da adoção responsável de IA no Brasil:

  • Ética e equidade: como tecnologias podem reduzir desigualdades, garantindo uso seguro e inclusivo;
  • Currículo e avaliação: impactos da IA na reorganização de competências, metodologias e práticas avaliativas;
  • Formação de professores: caminhos para preparar educadores para uso crítico, pedagógico e intencional de IA;
  • Regulação: diretrizes necessárias para orientar escolas, redes públicas e privadas no uso seguro da tecnologia.

Os conteúdos serão sistematizados ao longo do dia, permitindo que os participantes acompanhem, em tempo real, os principais pontos de convergência dos debates. Alguns temas que poderão ser acompanhados nos painéis temãticos são: “Futuros desejáveis já possíveis”, “IA e personalização da aprendizagem”, Reinventando o currículo e a formação docente na Era da IA” e “Soberania cognitiva na Era da IA”.

Nomes de peso do cenário educacional também já foram confirmados, como:

  • Bruno Giannini, Head of Education da AWS
  • Alexandre Chiavegatto Filho, professor de IA em Saúde na USP
  • Joice Leithe, pesquisadora e especialista em Educação Digital (PUC-SP)
  • Kauê Melo, diretor executivo sênior de B2B na Samsung
  • Américo Amorim, pesquisador na New York University
  • Dannielle Godoi, docente e coordenadora do Núcleo de IA do Ensino Einstein (Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein)

Caio Lo Bianco e Bruno Elias

Grupo Salta destaca novos caminhos para currículo e aplicação ética de IA

Entre as presenças confirmadas, o Grupo Salta Educação terá participação de destaque, marcada por contribuições diretas para um dos eixos mais estratégicos do Summit: currículo e avaliação. Patrocinador master do encontro por meio do DiaLab, o grupo levará dois de seus principais executivos: Bruno Elias, CEO do Grupo Salta Educação, e Caio Lo Bianco, diretor de Inovação.

Ambos vão apresentar avanços do DiaLab, novo currículo de IA do grupo, que será implementado em mais de 200 escolas da rede em 2026. A proposta nasce de uma imersão realizada recentemente na Ásia, onde a equipe do Salta teve contato com escolas e universidades que já operam currículos de IA integrados a ciência da aprendizagem, resolução de problemas e cultura de inovação.

Bruno Elias integrará o painel do tema ao lado de nomes como Guilherme Cintra (Fundação Lemann), Américo Amorim (Escribo), Sandro Bonas (Conexia Edtech) e Adriana Martinelli (Bett Brasil). “Queremos compartilhar, com exclusividade, o que trouxemos da Ásia”, afirmou Bruno. “Vimos práticas que apontam caminhos promissores para o futuro da educação.”

Caio Lo Bianco, estará em uma das sessões de talks dedicadas à reinvenção curricular. O protagonismo do Salta na discussão reforça o papel das redes privadas na experimentação de modelos que podem influenciar o conjunto do setor, contribuindo para acelerar a aplicação segura, crítica e equitativa da IA nas escolas brasileiras.

Compartilhe: