Skip to main content

‘Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!’ é o tema do Superfestival de Robótica que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, em Sorocaba

Acontece neste fim de semana, no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo, a 6ª edição do Superfestival de Robótica  organizado pela Viamaker® Education, empresa líder do segmento de robótica educacional premium brasileiro. O evento, aberto ao público, se realizará nos dias 27 e 28 de agosto, das 8h às 18h, e contará com a participação de mais de 100 escolas parceiras da empresa e 1.200 estudantes do Ensino Fundamental I, II e Médio.

“A proposta do festival é estimular a curiosidade, a criação, a soluções de problemas por meio da tecnologia, que são ações próprias da cultura maker, desenvolvendo algo que complemente e desperte os valores dos alunos”, disse Marcos Pollo, Diretor Educacional da Viamaker® Education.

A participação de escolas parceiras que adotam a Plataforma Digital Viamaker® garante a equidade do festival, uma vez que os estudantes já dominam o programa de educação tecnológica Astromaker®. Participarão 112 equipes, sendo 56 do Ensino Fundamental I (anos iniciais) e 56 equipes do Ensino Fundamental II (anos finais) e do Ensino Médio.

“O modelo do evento, que envolve educação e tecnologia para crianças e jovens por meio de apresentação de pesquisas, de atividades coopetitivas — cooperação e competição — e de oficinas abertas ao público, vem ao encontro do que acreditamos: de estar inserido na educação como diversidade para demonstrar habilidades, competências individuais e o desejo de aprender e trabalhar em equipe”, explicou Marcos Pollo.

O festival será composto por desafios e atividades divididas entre as equipes do Fundamental I no sábado (27), e dinâmicas para o Fundamental II e Ensino Médio no domingo (28). Para a entrada no evento, a Viamaker® Education sugere às escolas, estudantes e visitantes a doação de 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Sorocaba.

Tema do Superfestival de Robótica será ‘Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!’

Sob o tema “Inteligência Artificial – Construindo o Futuro!”, o Superfestival de Robótica se alinha à educação do século 21, permeada por variadas e abrangentes questões que devem oferecer aos estudantes as ferramentas para que possam lidar com demandas atuais e de um futuro cada vez mais próximo. Esse também é o intuito do evento ao estimular estudantes e equipes, uma vez que os participantes do fundamental I (anos iniciais) deverão apresentar pesquisas sobre Inteligência Artificial, trazendo para as competições a tecnologia, com a qual a educação estabelece diálogos, transformando e personalizando a aprendizagem nos mais variados contextos.

Para além dos muros da escola, o festival também aponta para questões macros, entre elas o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, parte da agenda mundial adotada pelas Nações Unidas (ONU) sobre o Desenvolvimento Sustentável voltada à educação, que enseja a necessidade de “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

“É preciso fazer esta integração entre a proposta ODS4 e as discussões que envolvem a Inteligência Artificial centrada no ser humano, com o objetivo de garantir que ela não aprofunde a dificuldade de acesso ao conhecimento e às tecnologias. Pelo contrário, que estimule capacidades e proteja os direitos humanos para uma colaboração homem-máquina efetiva para a vida, o aprendizado, o trabalho e para o desenvolvimento sustentável, entre outros desafios sociais urgentes”, disse William Correa, William Correa, Head de Marketing da Viamaker® Education.

Robótica está no DNA da Viamaker® Education, alinhada à BNCC

A expertise da Vamaker® no desenvolvimento de programas para o segmento educacional, utilizando conhecimentos maker, robótica, programação e STEAM, une o aprendizado em sala de aula às propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteiam os currículos dos sistemas e redes de ensino.

“A robótica está em sala de aula porque já está inserida na sociedade, não só na indústria, mas em outras áreas, como na medicina, nos esportes, em projetos sustentáveis, por exemplo. O festival cumpre esse papel de colocar em sintonia e em evidência a robótica na educação a partir do Ensino Básico, porque o estudante começa a desenvolver o pensamento computacional e é estimulado a encontrar soluções para problemas da vida real”, explicou William Correa.

Os materiais da empresa também estão alinhados às estratégias pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas brasileiras, nos segmentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“O programa Astromaker® utiliza como base nas suas atividades os conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade, conforme orientações da BNCC. E isso também estará presente em todas as atividades do festival”, ponderou Marcos Pollo, Diretor Educacional da Viamaker® Education.

Compartilhe: