Universidade americana Full Sail ajuda escolas brasileiras a montarem itinerários formativos e eletivas para o Novo Ensino Médio
A universidade americana Full Sail disponibiliza às escolas brasileiras o exclusivo Programa Carreiras Criativas. Desenvolvido para os estudantes do ensino médio que estão no momento de escolha da carreira profissional e a descoberta de novas habilidades, raz conteúdo exclusivo e gratuito para adaptação e implantação do ensino, seguindo as normas da BNCC, em nove estados do país.
O curso é formado por dez módulos com 40 horas de conteúdo, disponíveis em português ou inglês, de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino que aderir ao programa, gratuitamente. As aulas também podem ser customizadas para cada escola, de acordo com a visão da instituição para os Itinerários Formativos.
Segundo Carol Olival, diretora de extensão comunitária da Full Sail University, o projeto nasceu por solicitação de escolas parceiras, sabendo que a universidade americana tinha conteúdos que poderiam ser adaptados aos programas para os novos itinerários e eletivas. A especialista acredita que a implementação do programa nas escolas dará aos estudantes uma melhor oportunidade de qualificação ao mercado de trabalho.
“É o momento para conhecer diferentes carreiras e ter mais segurança na escolha de qual profissão seguir. Por outro lado, também será uma oportunidade para esses jovens pensarem sobre a oportunidade de estudar no exterior e considerar a Full Sail como uma possível universidade para contribuir com a sua formação superior”, disse a diretora.
Como funciona o Programa Carreiras Criativas da Full Sail
Desde o anúncio das novas diretrizes de ensino no Brasil, a universidade americana Full Sail University vem realizando ações com as escolas dos estados do Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro para ajudar no processo de adaptação e implantação da nova modalidade de ensino. O Novo Ensino Médio entra em vigor em fevereiro para todos os alunos do primeiro ano.
Além das disciplinas obrigatórias previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), os alunos terão 1.200 horas para os itinerários formativos, aumentando a carga horária total de 2.400 para 3 mil horas durante os três anos de estudos. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os itinerários formativos são um conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes poderão escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional.
Para Carol Olival, diretora de extensão comunitária da Full Sail University, a criatividade junto com a capacidade e o conhecimento tecnológico compõe o perfil do profissional que o mercado procura. “É a busca por profissionais com capacidade criativa e também de execução. Este é o momento de construir novas habilidades. É oferecer a comunidade escolar e alunos, a chance de entender sobre a Economia Criativa, criando um campo de aprendizagem e uma visão de mercado”, explicou Carol Olival.
Localizada em Orlando, na Flórida, a Full Sail University é referência em cursos na área criativa. Essa é a missão da Full Sail University, reconhecer e poder ajudar novos talentos no mundo das artes, design, comunicação, cinema, e muitas outras áreas. No Brasil a universidade nutre uma comunidade virtual através de parcerias com escolas, faculdades e empresas, fomentando a constante discussão da economia criativa.